LabProj - Laboratório de Projetos

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Extensão | Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no bairro de São Defende, Criciúma/SC

Extensão | Escola Caetano Ronchi: projeto de revitalização dos espaços escolares no bairro de São Defende, Criciúma/SC
Projeto de Extensão - Relatório Mais imagens

CONTEXTO
O projeto tem como objetivo “desenvolver projetos técnicos de arquitetura e acompanhamento de obras para qualificação e acessibilidade dos espaços interiores e exteriores da Escola Caetano Ronchi, no bairro de São Defende localizada em Criciúma/SC”.
A metodologia utilizada estabelece aspectos qualitativo e participativos, fortalecendo os aprendizados de todos os envolvidos, seja do ambiente acadêmico ou da comunidade escolar. As atividades previstas envolvem a realização de projeto de arquitetura com a finalidade de melhorar os ambientes físicos e a acessibilidade da escola.
Durante os dois anos de projeto realizaram-se levantamentos técnicos  de apoio às definições de projetos de intervenção que se desenvolveram em conjunto entre os professores, alunos e demais participantes da comunidade escolar. Durante o projeto e seus levantamentos foram realizadas atividades lúdicas de aproximação aos alunos e professores aos temas do projeto.
Principais atividades desenvolvidas: Levantamento e proposta de qualificação de acessibilidade na escola; proposta de adequação de acessibilidade nos banheiros da escola; atualização do desenho de arquitetura da edificação da escola; planejamento área do parquinho e projeto e execução de rrevitalização da área da horta escolar.
O projeto se encerrou no inicio do ano de 2018 e ainda desenvolve atividades de finalização em que se doará para a escola uma maquete que inclui a escola e o seu entorno.

Palavras-Chave: Arquitetura; Acessibilidade; Qualidade dos ambientes escolares; Extensão universitária.

DADOS DO PROJETO
Campo de Arquitetura: Edificação
Tipo: Extensão
Local: Bairro de São Defende, Criciúma/SC
Situação: Finalizado - Período de: 2016 a 2017
Financiamento: Edital Unesc
Coordenação: Elizabeth de Siervi
Professores Participantes:  Aline Savi; Pedro Luiz Kestering Medeiros; Margarete de Oliveira
Bolsistas: Ana Paula Freitas de Albuquerque; Júlia Marcello Dal Molin; Fernanda Lissa; Jerusa Lino, Letícia Torquarto;  Lucas Souza; Renata Galli Ferreira.
Voluntários: Sofia Minatto Monçoni; Jaqueline Porto da Silva; Joice Lopes Mendes; Alice Cechinel Lúcio.

Veja aqui a ficha do projeto 

Publicações

ALBUQUERQUE, A. P. F. ; SAVI, A. E. ; SIERVI, E. C. ; OLIVEIRA, M. ; MEDEIROS, P. L. K. ; MOLIN, J. M. D. ; LUCIO, A. C. ; MONÇONI, S. M. ; SILVA, J. P. . AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL - estudo de caso na Escola Caetano Ronchi, São Defende, Criciúma/SC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia UNESC, 2016, Criciúma. Anais VII Semana de Ciência e Tecnologia. Criciúma: UNESC, 2016. v. 7. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/1/AVALIAÇÃO%20DA%20ACESSIBILIDADE%20ESPACIAL%20-%20ESTUDO%20DE%20CASO%20NA.pdf>. Data de Acesso: 08/08/2018.
SIERVI, E. C.; SAVI, A. E. ; OLIVEIRA, M. ; MEDEIROS, P. L. K. . Qualficação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E.F. Caetano Ronchi,nobairrodeSãoDefende,Criciúma?SC. Práticas e Saberes da Extensão, v. VI, p. 23-41, 2017. Disponível em: <https://www.unesc.net/portal/resources/files/234/Práticas%20e%20Saberes%20de%20Extensão%20-%20Volume%20VI.pdf>. Data de acesso: 01/08/2018.
MONÇONI, S. M. ; SIERVI, E. C. ; OLIVEIRA, M. ; SAVI, A. E. ; MEDEIROS, P. L. K. ; ALBUQUERQUE, A. P. F. ; LUCIO, A. C. ; MOLIN, J. M. D.  EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESCOLA CAETANO RONCHI: requalificação de ambientes escolares no município de Criciúma/SC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia, 2016, Criciúma. Anais VII Semana de Ciência e Tecnologia. Criciúma: UNESC, 2016. v. 7.
OLIVEIRA, M. ; SIERVI, E. C. ; SAVI, A. E. ; MEDEIROS, P. L. K.  Livreto de Extensão: Projeto de Extensão Caetano Ronchi: Horta Escolar e Parquinho - Proposta e Intervenção. 2016. (Apresentação de resultados).
SAVI, A. E. ; SIERVI, E. C. ; OLIVEIRA, M. ; MEDEIROS, P. L. K. Livreto de Extensão: Diagnóstico de acessibilidade Escola Caetano Ronchi. 2016. (Apresentação de resultados).
SIERVI, E. C.; OLIVEIRA, M. ; SAVI, A. E. ; MEDEIROS, P. L. K. Livreto de Extensão: PROJETO CAETANO RONCHI: revitalização dos espaços escolares no bairro São Defende, Criciúma/SC. 2016. (Apresentação de resultados).

Mais informações: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/3/Formulário do Projeto.pdf

Por: Elizabeth Maria Campanella De Siervi 27 de julho de 2018 às 16:54
Compartilhar Comente

Pesquisa | Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC

Pesquisa | Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC
Patrimônio Cultural Ferroviário na AMREC Mais imagens

O CONTEXTO
O Patrimônio Cultural Material é o que o ser humano produziu fabricou ou construiu ao interagir com o meio em que vive. Nesse universo, o Patrimônio Ferroviário vem sendo estudado desde a aprovação da Lei Federal número 11.483/2007, que atribuiu ao Estado a responsabilidade de receber, administrar e zelar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) e englobando edificações como estações, armazéns, terrenos e trechos de linha, até material rodante, como locomotivas, vagões, carros de passageiros, além de bens móveis como mobiliários, relógios, sinos, telégrafos e acervos documentais. 
A região sul de Santa Catarina teve muitas de suas cidades desenvolvidas às margens da Ferrovia Dona Tereza Cristina, ligada à extinta RFFSA. A rede teve como atividade principal a exploração, o transporte de carga, especialmente o carvão mineral. Ignorar esse patrimônio, deixando-o esquecido na história das cidades é perder parte importante dessa memória cultural. 
A primeira ação para que isso não aconteça é inventariar as arquiteturas, de modo a gerar dados permanentes. Essa documentação permite o reconhecimento de sua existência e a sua preservação. Sabendo disso, o projeto de iniciação científica teve como objetivo principal: elaborar um registro da arquitetura do Patrimônio Cultural Ferroviário pertencente à Ferrovia Tereza Cristina na região da AMREC. 
A construção deste inventário do patrimônio cultural ferroviário constituiu-se numa etapa inicial e indispensável no processo de registro de bens culturais, trabalho necessário no sentido de incentivar a preservação dos mesmos e viabilizar ações municipais nesse sentido. 
Este estudo realizou-se a partir de um o projeto de iniciação cientifica cujo objetivo foi: elaborar um registro amplo da arquitetura do Patrimônio Cultural Ferroviário pertencente à Ferrovia Tereza Cristina na região da AMREC.

Palavras-Chave: Inventário, patrimônio ferroviário, AMREC
 
DADOS DO PROJETO
Campo de Arquitetura: Conjuntos arquitetônicos e monumentos 
Tipo: Pesquisa  
Local: Municípios da Região Carbonífera – Sul do Estado de Santa Catarina
Situação: Finalizado - Período de: 2016/02  a 2017/01
Financiamento: Edital Unesc PIC 170
Coordenação: Dra. Aline Eyng Savi
Bolsistas: Alice Bortoluzzi | Voluntários: Felype Moretti – Lays Juliani Hespanhol

PUBLICAÇÕES
BORTOLUZZI, Alice; HESPANHOL, Lays Juliani; SAVI, Aline Eyng. Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. In: Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade. Número 02, set. 2016 – p. 151. Disponível em: <http://www.escoladacidade.org/wp/wp-content/uploads/160915_publicacao_pesquisa_completo.pdf
BORTOLUZZI, Alice; HESPANHOL, Lays Juliani; SAVI, Aline Eyng. Inventário das Arquiteturas do Patrimônio Cultural Ferroviário na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia. Universidade do Extremo Sul Catarinense. Disponível em:<http://periodicos.unesc.net/cienciaetecnologia/article/viewFile/3286/3126

Mais informações: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5962/3/Formulário do Projeto.pdf

Por: Elizabeth Maria Campanella de Siervi 26 de julho de 2018 às 16:35
Compartilhar Comente