LabProj - Laboratório de Projetos

Alunos e Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESC realizaram mais uma viagem de estudos

Alunos e Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESC realizaram mais uma viagem de estudos. 

Nos dias  19, 20, e 21/03/2015, a disciplina de Projeto de Paisagismo ministrada pelas professoras Larissa de Carvalho e Margarete Oliveira, promoveu a segunda viagem de estudos para a cidade de Curitiba.

A cidade é conhecida como ponto de atração turística devido aos vários equipamentos e espaços Públicos de grande importância para a arquitetura.

A exemplo disso, está o Jardim ´Botânico, criando imagens dos jardins franceses, a estufa em estrutura metálica que abriga espécies botânicas, que são referência nacional, além de uma fonte de água e a mata nativa com caminhos e pontes para percursos a pé.

O Museu Oscar Niemeyer mais conhecido localmente como Museu do Olho é um dos maiores e mais modernos Museus da América Latina. Foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias do Estado e passou por adaptações onde em sua frente foi instalado o popularmente chamado Olho, um anexo de 30 metros de altura feitos de concreto e vidro que imprimiu uma nova identidade ao complexo.  

Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que fez com que espaços construídos em épocas distintas pudessem conviver em perfeita harmonia e comunhão. Rampas em curvas, na área externa, e um túnel -acessado pelo subsolo do edifício principal- fazem o elo entre o passado e o presente, o Moderno e o Contemporâneo.

Visitaram o Bosque alemão, Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.

Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil , a Torre dos Filósofos,mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

Percorreram o Parque São Lourenço que  surgiu da enchente de 1970, dando lugar ao mar de vegetação. Implantado em 1972, o parque nasceu da necessidade de reparar os estragos do estouro da represa de São Lourenço.

Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.640 espectadores.Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural.

10 de novembro de 2015 às 09:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário