Geografia

Mobilização para integração dos afluentes catarinenses do rio Mampituba

Mobilização para integração dos afluentes catarinenses do rio Mampituba
Mais imagens

Com objetivo de chamar atenção para a importância da integração dos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina ao Comitê do Rio Araranguá, uma reunião será realizada no próximo dia 27 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Instituto Federal Catarinense, em Sombrio. Estão convidados a sociedade organizada e representantes de entidades e associações que queiram participar do processo.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Sérgio Marini, a ideia é mobilizar e montar estratégias para a integração. “São seis municípios integralmente e três parcialmente que serão beneficiados com essa mudança. Isso porque esses afluentes, ao pertencerem a uma bacia hidrográfica, estarão protegidos por uma lei federal, e consequentemente, essa água será mais bem cuidada e preservada”, argumenta.

No encontro em Sombrio serão compartilhadas ações já desenvolvidas pelo Comitê do Rio Araranguá, bem como será discutida a importância da integração dos afluentes Catarinenses do Rio Mampituba na Bacia do Rio Araranguá.

“Importante ressaltar que, com essa integração se deseja fortalecer as ações já existentes, como a luta pela preservação das lagoas e a proteção de mananciais, por exemplo,”, finaliza Marini.

O encontro é aberto ao público e toda a sociedade está convidada a participar. O Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado de Sombrio está localizado na Avenida Prefeito Francisco Lummertz Junior, 930 - Bairro Januária.

Entenda a integração

Conhecendo as dificuldades existentes na Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba e a morosidade para a criação de um Comitê de Bacia Federal, e tendo em vista que a mobilização em torno do assunto remonta a década de 1990, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá aceitou a tarefa de integrar os afluentes catarinenses do Rio Mampituba.

A integração foi aprovada em assembléia pelos membros do Comitê Araranguá, juntamente com membros da diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina. “Após a finalização do processo, estaremos amparados pela legislação para efetuar a gestão das águas destes afluentes e apoiar a comunidade na busca de soluções para os problemas da bacia”, finaliza Marini.

Desde já, contamos com a sua presença!

Por: Ricardo Michels 27 de outubro de 2016 às 09:41
Compartilhar Comente

CONCURSO MUSICAL

CONCURSO MUSICAL
Mais imagens

I Concurso Musical: " A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E O COMITÊ ARARNGUÁ''

Por: Ricardo Michels 25 de abril de 2016 às 13:01
Compartilhar Comente

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Mais imagens

Estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia “RE-CONHECENDO A BACIA DO RIO ARARANGUÁ"  3ª Edição, 2016. Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

Por: Ricardo Michels 25 de abril de 2016 às 12:45
Compartilhar Comente

Trabalhos sobre a Consciência Negra encerram ações do Pibid

Trabalhos sobre a Consciência Negra encerram ações do Pibid
Estudantes apresentaram trabalhos e dividiram experiências (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Dia da Consciência Negra foi o tema das ações de encerramento do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) Interdisciplinar e Geografia da Unesc. Alunos dos cursos de Geografia e Letras estiveram nas escolas Pascoal Meller e Dionízio Millioli, em Criciúma, realizando trabalhos e oficinas com os estudantes. Na última quinta e sexta-feira (19 e 20/11), as ações foram encerradas com a socialização dos projetos desenvolvidos.

Na escola Pascoal Meller, os alunos do curso de Letras, bolsistas do Pibid Interdisciplinar, desenvolveram o projeto “Navio Negreiro: uma viagem pela história da escravatura. “Os estudantes discutiram temas atuais que existentes na sociedade. É importante a escola problematizar alguns conceitos que são inseridos no dia a dia silenciosamente, afim de que se tenha um olhar crítico, principalmente nas questões do preconceito”, explicou a coordenadora do Pibid Interdisciplinar de Letras, Daniela Arns Silveira.

Escola Dionízio Millioli

As oficinas e brincadeiras realizadas na Escola Municipal Dionízio Millioli reuniram 270 estudantes. Durante as atividades, os alunos do curso de Geografia abordaram assuntos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. “Foi uma manhã maravilhosa, cheia de novidades para os alunos e muito gratificante para os bolsistas do Pibid que planejaram, organizaram e executaram as atividades”, afirmou a coordenadora do Pibid de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino.

Além de socializarem os trabalhos, os estudantes confeccionaram máscaras, aprenderam a jogar “mancala”, ouviram e refletiram sobre os contos africanos, utilizaram “Adinkra” - arte de trabalhar com carimbos, além de participarem de uma exposição com diversos personagens, que marcaram a história da sociedade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de novembro de 2015 às 16:59
Compartilhar Comente

Curso de Matemática promove Semana Acadêmica e Seminário de Estágios

Curso de Matemática promove Semana Acadêmica e Seminário de Estágios
Ação ocorre de quarta a sexta-feira na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Socializar pesquisas, promover reflexões e promover integração. Esses são alguns dos objetivos da 9ª Semana Acadêmica de Matemática e do 4ª Seminário de Estágios Supervisionados do curso de Matemática da Unesc, que irá ocorrer de quarta a sexta-feira (18 a 20/11), na Universidade. O primeiro e último dia do evento será realizado na sala 1 do Bloco O, já na quarta-feira (19/11) a Semana ocorre na sala 11, do Bloco R2, sempre a partir das 13h30.

O evento, que tem como tema “Reflexões e Aprendizagens”, vai reunir palestras e socialização de trabalhos. O encerramento da Semana Acadêmica ocorre na sexta-feira (20/11) e, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, será realizado uma programação especial, em parceria com os cursos de História e Geografia, os Centros Acadêmicos e o Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Étnico-Raciais, Indígenas e de Minorias) da Unesc.

A palestra “Escravidão no Extremo Sul Catarinense” será ministrada pelo professor do Colégio Murialdo, de Araranguá, Antônio Cesar Spricigo.

Confira a programação completa do evento aqui.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de novembro de 2015 às 16:57
Compartilhar Comente