Geografia

AÇÕES DO COMITÊ ARARANGUÁ - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

AÇÕES DO COMITÊ ARARANGUÁ - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Mais imagens


AÇÕES DO COMITÊ ARARANGUÁ NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
22 de Março de 2017

A água: o recurso e a sua gestão.

Distribuição de folders e cartilhas, exposição de banners e apresentações no Hall em frente à Reitoria da UNESC.

Horário: das 8h às 12h

Parceria com: EPAGRI, FAMA, SAMAE e LabGeoRH (vinculado ao Curso de Geografia da UNESC)

Por: Claiton Alves 21 de março de 2017 às 10:31
Compartilhar Comente

24 de novembro dia do rio

24 de novembro dia do rio
Mais imagens

No dia 24 de novembro foi comemorado o dia do rio, dia este em que refletimos a qualidade de nossos recursos hídricos e a importância de preservamos para o amanha.

O Brasil é um dos países mais importantes do mundo, quando o assunto são seus rios.
Possui 12% de toda a água dos rios do planeta, que são aproveitadas para agricultura, pecuária, usos industriais, abastecimento público, geração de energia, lazer...
O rio Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, com 6937 km, chegando a 50 km de largura.
As bacias hidrográficas dos rios Amazonas, São Francisco e Paraná cobrem cerca de 72% do território nacional. 

Por isso proteger os rios e a qualidade de nossas águas é um dever de todos nós!

 

Foto: Tadeu Santos, 2012.

Por: Ricardo Michels 25 de novembro de 2016 às 09:18
Compartilhar Comente

Mobilização para integração dos afluentes catarinenses do rio Mampituba

Mobilização para integração dos afluentes catarinenses do rio Mampituba
Mais imagens

Com objetivo de chamar atenção para a importância da integração dos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina ao Comitê do Rio Araranguá, uma reunião será realizada no próximo dia 27 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Instituto Federal Catarinense, em Sombrio. Estão convidados a sociedade organizada e representantes de entidades e associações que queiram participar do processo.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Sérgio Marini, a ideia é mobilizar e montar estratégias para a integração. “São seis municípios integralmente e três parcialmente que serão beneficiados com essa mudança. Isso porque esses afluentes, ao pertencerem a uma bacia hidrográfica, estarão protegidos por uma lei federal, e consequentemente, essa água será mais bem cuidada e preservada”, argumenta.

No encontro em Sombrio serão compartilhadas ações já desenvolvidas pelo Comitê do Rio Araranguá, bem como será discutida a importância da integração dos afluentes Catarinenses do Rio Mampituba na Bacia do Rio Araranguá.

“Importante ressaltar que, com essa integração se deseja fortalecer as ações já existentes, como a luta pela preservação das lagoas e a proteção de mananciais, por exemplo,”, finaliza Marini.

O encontro é aberto ao público e toda a sociedade está convidada a participar. O Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado de Sombrio está localizado na Avenida Prefeito Francisco Lummertz Junior, 930 - Bairro Januária.

Entenda a integração

Conhecendo as dificuldades existentes na Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba e a morosidade para a criação de um Comitê de Bacia Federal, e tendo em vista que a mobilização em torno do assunto remonta a década de 1990, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá aceitou a tarefa de integrar os afluentes catarinenses do Rio Mampituba.

A integração foi aprovada em assembléia pelos membros do Comitê Araranguá, juntamente com membros da diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina. “Após a finalização do processo, estaremos amparados pela legislação para efetuar a gestão das águas destes afluentes e apoiar a comunidade na busca de soluções para os problemas da bacia”, finaliza Marini.

Desde já, contamos com a sua presença!

Por: Ricardo Michels 27 de outubro de 2016 às 09:41
Compartilhar Comente

Comitê Araranguá Participa de Grupo de Estudos na UNESC

Comitê Araranguá Participa de Grupo de Estudos na UNESC
Mais imagens

Na última terça feira 30/08, o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Araranguá partipou do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências da Natureza promovido pelo Laboratório de Ensino de Ciências da UNESC, trazendo informações sobre a dinâmica de uma bacia hidrográfica e a importância de mantermos a qualidade e preservação de nossa água, na oportunidade também foram repassadas informações aos membros do grupo sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê e seus projetos futuros e também os já realizados.

Por: Ricardo Michels 02 de setembro de 2016 às 09:54
Compartilhar Comente

Trabalho em Campo: atividade interdisciplinar

 Acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia da UNESC, participaram de um trabalho de campo,no município de Praia Grande, no último sábado(16/04). A atividade contemplou as disciplinas de PPG( Processos Pedagógicos de Geografia), ministrada pela professora Andréa Rabelo Marcelino e também a disciplina de Geomorfologia I, ministrada pela professora Yasmine de Moura da Cunha.
Durante a atividade os acadêmicos, analisaram os aspectos físicos e humanos do local, a formação geomorfológica, os diferentes tipos de rocha (variedade de cor, forma, tamanho e forma de erosão), usaram a bússola para fazer as fotos orientadas e o GPS para completar suas anotações sobre o local  registrar em forma de relatório de campo.
"O dia estava propício para a atividade e os acadêmicos se envolveram intensamente nas atividades, relacionando a teoria de sala de aula com a prática do campo".
 

Por: Claiton Alves 25 de abril de 2016 às 08:27
Compartilhar Comente