Geografia

Reunião de Diretoria dos comitês Araranguá e Urussanga

Reunião de Diretoria dos comitês Araranguá e Urussanga
Mais imagens

Acontece hoje (20/04/2016) pela manhã, no CETRAR de Araranguá, reunião com diretoria dos Comitês Araranguá e Urussanga para discussão sobre o possível agrupamento destes dois comitês e indicação da entidade executora para firmar o futuro contrato de gestão destes comitês. Presença dos representantes da UNESC, como entidade integrante dos dois comitês, professor José Virtuoso (presidente do Comitê Urussanga) e professora Yasmine de Moura da Cunha (secretária-executiva do Comitê Araranguá), do presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini (representante da ADISI), das consultoras dos comitês – Cenilda Mazzucco (Comitê Urussanga) e Michele Pereira (Comitê Araranguá), do Eng. Antônio Adílio (representante da CASAN nos dois Comitês), da responsável pela Educação Ambiental no Comitê Urussanga, Dra. Rose Maria Adami e da assessora administrativa do Comitê Araranguá (Eduarda Taise Spolti).

Por: Claiton Alves 20 de abril de 2016 às 11:22
Compartilhar Comente

Comitê do Rio Araranguá realiza ação na Unesc

Comitê do Rio Araranguá realiza ação na Unesc
Atividades de educação ambiental ocorre no hall dos blocos XXI Mais imagens

Celebrando o Dia Mundial da Água nesta terça-feira (22/3), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá está realizando atividades de educação ambiental voltada à Gestão de Recursos Hídricos na Unesc. Ao longo do dia, alunos do curso de Geografia da Universidade distribuem material e repassam informações às pessoas que circulam pelo hall dos blocos XXI.

O Comitê também realiza ações em outros locais, como a Mostra Cultural no Shopping Della, que segue até o dia 26 de março, e uma atividade na Escola João Colodel, de Turvo, amanhã (23/3)

Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá

A bacia possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão.

O Rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no Oceano Atlântico, com um comprimento de todos os cursos d'água de 5.916 km, e vazão média na foz de 116 m³/s. Os principais cursos d'água formadores são: Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e dos Porcos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 22 de março de 2016 às 10:19
Compartilhar Comente

Comitê Araranguá oferece curso de educação ambiental com enfoque nas águas da Bacia do Rio Araranguá

Comitê Araranguá oferece curso de educação ambiental com enfoque nas águas da Bacia do Rio Araranguá
Mais imagens


O Comitê de Bacia do rio Araranguá convida a todos para participar do curso de capacitação “Educação Ambiental com um Olhar para as Águas da Bacia do Rio Araranguá”, que será realizado nos dias 03, 04 e 05 de março deste ano, no auditório do Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá.  
O curso proporcionará aos participantes uma visão sobre a água nos aspectos histórico-culturais, sociais e econômicos, para que percebam a importância deste recurso e atuem como multiplicadores de educação ambiental voltada aos recursos hídricos nas suas atividades profissionais. Com carga horária de 20 horas, o curso será ministrado nos dias 03 (quinta-feira) e 04 (sexta-feira) das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado (05/03) terá início às 8h e término às 12h.
Os participantes receberão grátis o Caderno do Educador Ambiental e alimentação.Outras informações no convite descrito.

 

INSCRISSÃO EM: https://docs.google.com/forms/d/1voD61yUTMyRg9x4pgjb1l46K0I-Qq0bTM73TjawPpxA/viewform?c=0&w=1

(Copie e cole o link na caixa de diálogo do seu navegador)

Por: Claiton Alves 26 de fevereiro de 2016 às 10:35
Compartilhar Comente

1º Seminário de Relatos de Experiências de Recuperação Ambiental de Rios no Brasil

1º Seminário de Relatos de Experiências de Recuperação Ambiental de Rios no Brasil
Mais imagens


O Fórum Permanente  do Rio Mãe Luzia organiza o  1º Seminário de Relatos de Experiências de Recuperação Ambiental de Rios no Brasil, que acontecerá no dia 27 de novembro de 2015, 13h30 às 17h30, no Auditório Espaço Cidadão, Auditório Alfredo Michels em  Forquilhinha.  O Seminário tem como objetivo sensibilizar a população do Extremo Sul Catarinense,   pela Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, a nossa união nos torna fortes. 
A Profª. Dra. Miriam da Conceição Martins,
Presidente Comissão Fórum Permanente de Restauração,
Revitalização Rio Mãe Luzia, convida todos a participarem.

 

Por: Claiton Alves 25 de novembro de 2015 às 08:57
Compartilhar Comente

1º Diálogo Entre As Bacias Hidrográficas do Sul de Santa Catarina Sobre Prática de Gestão de Recursos Hídricos

1º Diálogo Entre As Bacias Hidrográficas do Sul de Santa Catarina Sobre Prática de Gestão de Recursos Hídricos
Mais imagens

No último dia 21/09 ocorreu na ACIC Criciúma o 1º Diálogo Entre As Bacias Hidrográficas do Sul de Santa Catarina Sobre Prática de Gestão de Recursos Hídricos, organizado pelos dois comitês de bacia do extremo sul.

Os acadêmicos bolsistas do projeto de extensão "A gestão dos recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga" expuseram banner a respeito da conscientização e capacitação dos atores sociais das bacias.

Por: Claiton Alves 05 de novembro de 2015 às 08:54
Compartilhar Comente