PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

PPGSCOL realiza 1ª mostra de produtos e pesquisas em Saúde Coletiva

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, dedica-se à formação e capacitação de profissionais e gestores da área da saúde para aprimorar e inovar na administração dos serviços de saúde, abordando temas que envolvem epidemiologia, promoção da saúde, educação e gestão do trabalho. 

Na última semana o PPGSCol promoveu com sucesso a 1ª Mostra de Produtos e Pesquisas em Saúde Coletiva. O evento ocorreu na cidade de Balneário Gaivota, reconhecida por ser a localidade com a maior proporção de mestres em Saúde Coletiva, reunindo não só membros do programa, mas também autoridades locais, incluindo o prefeito da cidade, Everaldo dos Santos, secretários municipais, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O propósito do evento foi fornecer espaço para a exposição e análise dos diversos temas abordados nas dissertações dos mestrandos. Esses temas evidenciam a amplitude e a complexidade das questões que têm impacto significativo na saúde, tanto em nível municipal quanto regional.

Com um histórico de 163 defesas de mestrado, envolvendo mestrandos de mais de 30 cidades em diferentes estados do país, o PPGSCol destaca-se não apenas pela quantidade, mas pela qualidade das pesquisas desenvolvidas. Os resultados dessas dissertações têm se traduzido em produtos e ações que visam aprimorar processos, indicadores e a qualidade da assistência à saúde no âmbito do SUS.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a necessidade de estreitar laços com os municípios deve ser enfatizada. “É parte essencial da missão de uma Universidade Comunitária promover essa proximidade com as localidades. A Universidade compromete-se sempre a ser parceira de ações voltadas para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas e serviços de saúde. Podem contar com nosso apoio integral”, enfatiza ela.

O coordenador adjunto do programa, Antônio Augusto Schäfer, expressou elogios à administração pública daquela cidade e aos profissionais de saúde pelo comprometimento dedicado à promoção da Saúde Coletiva por meio da excelência na formação proporcionada pelo PPGSCol da Universidade. Além disso, Schäfer ressaltou a abertura do edital de seleção para ingresso no mestrado no ano de 2024.

A professora do programa, Fernanda Meller adiantou que a ideia é realizar este evento de forma itinerante no próximo ano, abrangendo os municípios que possuem um número significativo de mestres em Saúde Coletiva. “Além de ser uma oportunidade para reuniões, o evento desempenha um papel formativo, capacitando profissionais de saúde e ampliando a divulgação dos resultados das dissertações desenvolvidas no PPGSCol”, observou.

“Esta mostra é uma forma de retribuição à sociedade pelo trabalho de pesquisa e pelos produtos desenvolvidos. É um compromisso ético do pesquisador compartilhar suas descobertas com aqueles que serão os principais beneficiários”, complementou Jacks Soratto, que também faz parte do programa.

Apresentações

Onze apresentações foram realizadas, abrangendo uma ampla variedade de tópicos fundamentais na área da Saúde Coletiva, como o perfil do absenteísmo dos servidores públicos de Balneário Gaivota; a potencialidades e desafios para integralidade do cuidado na atenção aos alunos com necessidades alimentares especiais no estado de Santa Catarina; a prevalência de aleitamento materno exclusivo e fatores associados no município de Balneário Gaivota; a condição de vida, trabalho e saúde de pescadores artesanais no município de Balneário Gaivota; a formação do profissional fisioterapeuta da Unesc e a demanda de ressignificação entre a teoria e a prática; a Sazonalidade e saúde mental: uma análise da experiência subjetiva em cidade litorânea; a política de autocuidado para a saúde bucal das gestantes do município; a avaliação dos hábitos de vida de gestantes e suas consequências no desfecho da gestação; a saúde mental dos profissionais da secretaria municipal de saúde de balneário Gaivota durante a pandemia de Covid-19; as barreiras atitudinais no atendimento à pessoa com deficiência nas unidades de saúde de Balneário Gaivota; e a formação em serviço para equipes de saúde da família sobre prevenção de quedas em idosos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2023 às 11:43
Compartilhar Comente