PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Curso de Educação Física e PPGSCOL presentes no 14º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Curso de Educação Física e PPGSCOL presentes no 14º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e teve como tema central: Atividade físicas em ambientes naturais (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2023 às 20:23
Compartilhar Comente

Outubro Rosa: Saúde das mamas em pauta no projeto Sala de Espera das Clínicas Integradas

Outubro Rosa: Saúde das mamas em pauta no projeto Sala de Espera das Clínicas Integradas
Os acadêmicos que fazem parte da ação ofertaram informações importantes para quem esperava por atendimento Mais imagens

Acadêmicos do curso de Medicina envolvidos no projeto de Extensão “Educação em Saúde na Sala de Espera: Uma Ação Multiprofissional” colocaram em destaque o tema do Câncer de Mama em sua mais recente sessão realizada na Instituição. 

O assunto foi debatido com os usuários que aguardavam suas consultas nas salas de espera das Clínicas Integradas da Unesc. Maria Gabriela Pereira Zurlo, uma das acadêmicas que participaram do encontro, enfatizou a importância da conscientização sobre a temática, destacando a necessidade do diagnóstico precoce e da orientação das mulheres sobre as mudanças normais nos seios ao longo de suas vidas, bem como os principais sinais de alerta para este tipo de câncer.

“Devemos estar conscientes para a saúde das mamas, destacando a importância do diagnóstico precoce e da orientação da população feminina sobre as mudanças habituais dos seios em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos de câncer de mama”, comentou.

Segundo o bolsista do projeto, acadêmico de Medicina Arthur Lima Barbosa, a melhor prevenção é aquela que parte do próprio indivíduo. “Além disso, os dados mostrados, como a alta cobertura de mamografia são, de certa forma, um privilégio da cidade de Criciúma, visto que o câncer de mama é o de maior incidência nas mulheres. Sendo assim, o tema escolhido foi muito pertinente, ainda mais no mês da conscientização do câncer de mama”, disse.

A coordenadora do projeto, professora Fernanda Meller, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), ressaltou que os encontros têm sido altamente proveitosos tanto para os acadêmicos envolvidos na elaboração de materiais de estudo quanto para os pacientes. “O feedback que temos recebido dos usuários nos mostra que o projeto está atingindo seus objetivos de oportunizar espaço de aprendizado e aproximar acadêmicos e usuários por meio do conhecimento científico”, enfatizou Fernanda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente