Direito

Grupo de Pesquisa participa de Congresso Internacional de Ciências Criminais

Grupo de Pesquisa participa de Congresso Internacional de Ciências Criminais
Professores e alunos da Unesc apresentaram trabalhos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Membros do Grupo de Criminologia Critica Latino-Americana da Unesc, que integra o Grupo Pensamento Jurídico Critico Latino-americano, representaram a Universidade no 8º Congresso Internacional de Ciências ocorrido na Faculdade de Direito da PUC/RS na última semana. Além de acompanhar palestras com renomados profissionais, como os professores doutores Gabriel Ignacio Anitua (Argentina), Pat O'Malley (Austrália e Pat Carlen (Inglaterra), os professores e alunos da Unesc apresentaram trabalhos.

O Grupo de Criminologia da Unesc participou apresentações como os artigos dos alunos do Mestrado em Direito da Unesc: Sara de Araujo Pessoa, intitulado "Demagogia racial a política criminal"; Priscila Serafin Proença, "A delação premiada e a revivificação da inquisição no populismo punitivo" realizado em coautoria com o coordenador do Grupo e professor do PPGD e da graduação do Direito Unesc, Jackson da Silva Leal. Houve ainda a apresentação do graduando Alex da Rosa, bolsista de iniciação cientifica, em coautoria com o coordenador do Grupo, intitulado "a contribuição do ensino jurídico para a manutenção da cultura punitiva".

Houve ainda a apresentação de trabalhos de egressos do curso de Direito, que mantem sua relação com o grupo de Criminologia da Unesc. Fritz Lowenthal Neto, apresentou o trabalho "A seletividade e excepcionalidade da medida de internação na justiça juvenil" e Fernando Vechi, com o trabalho intitulado "Crimes digitais: um contributo à compreensão das novas ameaças na era da informação".

Durante o evento, o professor Jackson Leal lançou o livro "Criminologia da Libertação: a construção da criminologia critica latino-americana como teoria crítica do controle social e a contribuição desde o Brasil". A obra é fruto da sua tese de doutorado.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 06 de novembro de 2017 às 16:48
Compartilhar Comente

Estudantes de Direito participam de simulado para o exame da OAB

Estudantes de Direito participam de simulado para o exame da OAB
Encontro ocorreu na manhã deste sábado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de preparar os alunos para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ocorreu no último sábado (28/10), um simulado na Unesc. O encontro, que ocorreu em parceria com a Damásio Educacional, contou com a participação dos estudantes de Direito das últimas fases da Unesc.

A atividade ocorreu em parceria com a faculdade Damásio Educacional. Esta foi a segunda edição do evento, que ocorreu também em junho de 2017. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de outubro de 2017 às 20:14
Compartilhar Comente

Projeto Amora participa do 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica

O projeto de extensão Amora participou nesta quarta-feira (25/10) do 6º SICTSUL (Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense), no campus do IFSC em Criciúma. Na ocasião, as bolsistas Camila Maffioletti e Maria Rachel Melo apresentaram o projeto que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social e risco em Direitos Humanos e Cidadania, de forma que elas se tornem multiplicadoras do conhecimento em suas famílias e comunidade.

O trabalho é realizado em seis CRAS (Centros Regionais de Assistência Social), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Criciúma e é coordenado pelas professoras do curso de Direito Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches. A capacitação é ministrada em seis módulos, com encontros mensais, quando se emprega dinâmicas, participação dialogada, slides, desenhos, vídeos e música, para a reflexão e troca de experiências.

O projeto já atendeu mais de três mil mulheres, desde 2011. As participantes relatam situações de discriminação sofridas com frequência quanto a raça/etnia, ao Bairro em que residem e ao fato de terem filhos pequenos, aspectos que dificultam o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo Janete, também há muitos relatos de violência sofrida no âmbito doméstico e familiar. “As mulheres são informadas de seus direitos e estimuladas a encaminharem suas demandas no município. A partir do projeto, muitas mulheres decidem voltar ao mercado de trabalho e retomar seus estudos”, conta a professora da Unesc. “A equipe do projeto incentiva que cada mulher resgate seus sonhos pessoais, estabeleça projetos de vida e tenha participação cidadã em sua comunidade. O Amora se pauta no potencial emancipador da educação, como poderoso instrumento de cidadania, para construção de uma sociedade onde haja a igualdade entre homens e mulheres e que todos alcancem o direito a uma vida livre de violência”, complementa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 26 de outubro de 2017 às 17:56
Compartilhar Comente

Simpósio Internacional de Direito debate os desafios jurídicos na atualidade

Simpósio Internacional de Direito debate os desafios jurídicos na atualidade
Evento contou com a participação de profissionais e acadêmicos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Temas como “Globalização e uso Alternativo de Direito”, “Arbitragem Internacional e Contratos”, “Direito Internacional e Comércio Exterior” foram debatidos por palestrantes de renome internacional sábado (21/10) com profissionais da área, professores e estudantes durante 4º Simpósio Internacional de Direito, realizado pela Unesc. O evento ocorreu na AM Master Hall e foi aberto pela palestra “Liberdade Religiosa”, da professora doutora em Ciência Jurídica Natammy Bonissoni.

Com o tema “A Perspectiva Jurídicas diante dos Desafios da Globalização”, o Simpósio teve como objetivo oportunizar a comunidade acadêmica e aos profissionais da área a possibilidade de encontrar grandes nomes do cenário jurídico, nacionais e internacionais, abordando diferentes temas relevantes no mundo jurídico e social. Além de Natammy, o evento teve a presença do professor doutor mexicano Guillermo Luévano Bustamante, que falou sobre “Globalização e uso Alternativo de Direito”; o professor brasileiro Raphael Jadão, que abordou “Arbitragem Internacional e Contratos”; Hélio Gustavo Alves, que falou sobre “Novas Teses sobre o Direito Previdenciário” e Aroldo Frido Júnior, com a palestra “Direito Internacional e Comércio Exterior”.

Presente na abertura oficial do evento, o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, falou sobre a importância de eventos como o Simpósio para a formação de novos profissionais da área e para o debate regional de temas relevantes na atualidade. Ele enalteceu ainda a participação ativa dos alunos na organização do evento e a troca de conhecimentos entre profissionais, palestrantes e estudantes. Já o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior, salientou a oportunidade que o Simpósio dá aos estudantes da Universidade ampliar o conhecimento em assuntos importantes para a sua formação e que complementam as disciplinas da grade curricular do curso.

O presidente da subseção da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias, parabenizou os acadêmicos e a coordenação do curso pelo evento e ressaltou a importância da Universidade para além da formação de novos profissionais, mas também capacitação dos que já atuam na área. O presidente do CA de Direito da Unesc, Marcos Meller, finalizou a abertura do evento salientando o trabalho em equipe feito para que o evento fosse realizado e o aumento da participação acadêmica no Simpósio. “O Simpósio é o resultado de um trabalho em conjunto. É uma oportunidade de aprendermos mais sobre a organização de eventos na área e ampliar o conhecimento em temas atuais e que vão agregar a nossa formação”, considerou.

A abertura do evento teve ainda a presença da coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza. 

O evento foi uma realização do CA (Centro Acadêmico) de Direito da Unesc, com o apoio da coordenação do curso e da Reitoria da Universidade, do Jornal A Tribuna e da Saint Bier.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de outubro de 2017 às 16:07
Compartilhar Comente

Unesc reúne palestrantes de renome internacional em Simpósio de Direito

Unesc reúne palestrantes de renome internacional em Simpósio de Direito
Professor doutor Guillermo Bustamante estará entre os convidados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Criciúma receberá neste sábado (21/10), palestrantes de renome internacional para o 4º Simpósio Internacional de Direito, realizado pela Unesc. O evento ocorre das 8 horas às 18h15 na AM Master Hall e vai reunir nomes como o professor doutor mexicano Guillermo Luévano Bustamante, que vai falar sobre “Globalização e uso Alternativo de Direito” e o professor brasileiro Raphael Jadão, que vai abordar “Arbitragem Internacional e Contratos”. O Simpósio contará com a participação de acadêmicos e professores de Direito e profissionais da área.

O evento tem o objetivo de oportunizar à comunidade acadêmica e aos profissionais da área a possibilidade de encontrar grandes nomes do cenário jurídico, nacionais e internacionais, abordando diferentes temas relevantes no mundo jurídico e social. O Simpósio tem como tema “A Perspectiva Jurídicas diante dos Desafios da Globalização”.

Bustamante é licenciado em Direito pela Universidade Autônoma de São Luís Potosí, possui mestrado em História pelo Colégio de São Luís e é doutor em Ciências Sociais com especialidade em Antropologia Social pelo Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social. Jadão é doutorando em Arbitragem Internacional pela Bormonghan University da Inglaterra, sendo também mestre pela mesma instituição.

O Simpósio contará ainda com a presença de Hélio Gustavo Alves, que falará sobre “Novas Teses sobre o Direito Previdenciário”; Aroldo Frido Júnior, com a palestra “Direito Internacional e Comércio Exterior” e Natammy Bonissoni, com a fala sobre “Liberdade Religiosa”.

O evento é uma realização do CA (Centro Acadêmico) de Direito da Unesc, com o apoio da coordenação do curso e da Reitoria da Universidade, do Jornal A Tribuna e da Saint Bier.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de outubro de 2017 às 16:26
Compartilhar Comente