Direito

Projeto Amora participa do 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica

O projeto de extensão Amora participou nesta quarta-feira (25/10) do 6º SICTSUL (Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense), no campus do IFSC em Criciúma. Na ocasião, as bolsistas Camila Maffioletti e Maria Rachel Melo apresentaram o projeto que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social e risco em Direitos Humanos e Cidadania, de forma que elas se tornem multiplicadoras do conhecimento em suas famílias e comunidade.

O trabalho é realizado em seis CRAS (Centros Regionais de Assistência Social), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Criciúma e é coordenado pelas professoras do curso de Direito Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Janete Triches. A capacitação é ministrada em seis módulos, com encontros mensais, quando se emprega dinâmicas, participação dialogada, slides, desenhos, vídeos e música, para a reflexão e troca de experiências.

O projeto já atendeu mais de três mil mulheres, desde 2011. As participantes relatam situações de discriminação sofridas com frequência quanto a raça/etnia, ao Bairro em que residem e ao fato de terem filhos pequenos, aspectos que dificultam o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo Janete, também há muitos relatos de violência sofrida no âmbito doméstico e familiar. “As mulheres são informadas de seus direitos e estimuladas a encaminharem suas demandas no município. A partir do projeto, muitas mulheres decidem voltar ao mercado de trabalho e retomar seus estudos”, conta a professora da Unesc. “A equipe do projeto incentiva que cada mulher resgate seus sonhos pessoais, estabeleça projetos de vida e tenha participação cidadã em sua comunidade. O Amora se pauta no potencial emancipador da educação, como poderoso instrumento de cidadania, para construção de uma sociedade onde haja a igualdade entre homens e mulheres e que todos alcancem o direito a uma vida livre de violência”, complementa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de outubro de 2017 às 17:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário