Direito

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade

Direito Sanitário e Saúde Coletiva em pauta na Universidade
Seminário Sul Brasileiro vai debater o fortalecimento do SUS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fortalecimento e a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) serão debatidos até amanhã (28/5) por estudantes, professores e profissionais das áreas do Direito e da Saúde da Unesc e de diversas instituições de todo o Brasil. Eles estarão reunidos no 2º Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva: (Re)pensando a Gestão de Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde, que iniciou na noite de hoje (27/8), na Universidade.

O evento pretende promover um intercâmbio acadêmico e de prática social, com a construção de redes de pesquisa entre professores e estudantes e com a participação da sociedade e de gestores públicos da área. Segundo o presidente do evento, o professor da Unesc Reginaldo Vieira, o Seminário teve mais de 140 trabalhos inscritos nas áreas do Direito e da Saúde das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, sendo que 23 deles eram programas de Pós-Graduação. “Queremos provocar uma reflexão para resgatar as bases da Reforma Sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde”, comenta.

O Musical Unesc fez a abertura do evento, que contou com o painel “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do SUS”, com o professor doutor e coordenador do curso de Gestão em Saúde Coletiva da UNB (Universidade de Brasília), Antônio José  Costa Cardoso e a professora da UNB, Mônica Sampaio de Carvalho.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, é um privilégio para professores e estudantes poderem discutir Direito Sanitário e o Sistema Único de Saúde com profissionais de vários municípios do país e em um momento de mudanças. “Este evento traz a interdisciplinaridade tão importante para os diversos cursos. Faz toda a diferença a interlocução da Saúde com áreas como gestão e Direito”.

O secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, comenta que a Unesc é uma grande parceira nas ações realizadas pelo município e que eventos como o Seminário Sul Brasileiro, são importantes momentos de reflexão e troca de ideias para a melhoria das políticas públicas da Saúde.

Estiveram presentes na abertura do evento o diretor geral da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Criciúma, Henrique Guglielmi, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o vereador Silvio Ávila Júnior, a professora do curso de Direito, Márcia Piazza, o coordenador Regional de Saúde, Roque Salvan, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valmira Dagostin, o presidente da Acir (Associação de Comissões Intergestoras Regional), Rangel Loch, o presidente do DCE Unesc, Vinícius Monteiro, o presidente do CA de Enfermagem, Jonatan Roussenq e o presidente do CA de Direito, Andrew Loch.

A organização do Seminário é do LADSSC (Laboratório em Direito Sanitário e Saúde da Unesc, do Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito da Unesc), Nepiees (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde da Unesc), (UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário da Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc e cursos de Enfermagem e de Direito. O evento é apoiado pela Rede Iberoamericana de Direito Sanitário.

Fonte: Secom

27 de maio de 2014 às 22:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário