Ciências Biológicas - Bacharelado

Professor e aluna apresentam dois trabalhos em congresso brasileiro de Ecologia

Professores e alunos da Unesc terão dois de seus trabalhos apresentados durante o 11º Congresso de Ecologia do Brasil e 1º Congresso Internacional de Ecologia - Biodiversidade e Sustentabilidade. O professor doutor Jairo José Zocche e a aluna de Ciências Biológicas Francieli Gomes Marcelina representarão seus colegas e coautores das pesquisas no evento, que ocorre de 15 a 19 de setembro de 2013, em Porto Seguro, na Bahia.

Trabalhos e autores

- “Arqueologia e Ambiente: Contextos Ambientais em Programas de Pesquisas Arqueológicas” (alunos de Ciências Biológicas Francieli Gomes Marcelina e Diego Dias Pavei, arqueólogo Rafael Casagrande da Rosa, professor e arqueólogo Juliano Bitencourt Campos, e professor doutor Jairo José Zocche)

- “Homem/paisagem/ambiente: Mobilidade e escolhas de Matérias-Primas rochosas por Grupos Pré-Históricos na Micro-bacia do Rio da Pedra. Jacinto Machado/SC, Brasil” (Aluno de Geografia Juliano Gordo Costa, arqueólogo Marcos César Pereira Santos, ofessor e arqueólogo Juliano Bitencourt Campos, e professor doutor Jairo José Zocche)

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 13 de setembro de 2013 às 17:20
Compartilhar Comente

Professor apresenta estudo sobre a contribuição da Unesc com unidades de conservação ambiental

Professor apresenta estudo sobre a contribuição da Unesc com unidades de conservação ambiental
Universidade participa do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca (Foto: Enrique Litman) Mais imagens

Um professor da Unesc participa está semana da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Lá ele apresenta um estudo produzido a partir da análise da Universidade como instituição conselheira no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca. O evento ocorre até 26 de julho no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife/PE.

O professore doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes vai divulgar a pesquisa "O papel da Universidade na gestão pública ambiental: contribuições para a interação entre unidades de conservação de uso sustentável e comitês de bacias hidrográficas”. O trabalho é resultado de estudos no âmbito dos programas Pibic-UNESPq-Unesc e PIC 170.

Carlyle é professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Participaram do estudo os estudantes Camila Trento, Patricia Darolt e Samira Becker Volpato.

Em especial nesta edição do evento, em qual o professora da Unesc também participa, está ocorrendo uma reunião preparatória e regional do "Fórum Mundial de Ciências", que ocorre pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em novembro.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 24 de julho de 2013 às 11:13
Compartilhar Comente

Aluna apresenta pesquisa sobre monitoramento de pinguins

Uma estudante da Unesc apresenta quinta-feira (8/3) no 29º Congresso Brasileiro de Zoologia um estudo que realizou sobre o “Monitoramento do Spheniscus magellanicus (pinguim-de-magalhães) no litoral sul de Santa Catarina, Brasil”. A aluna do curso de Ciências Biológicas Mariane Trichês Pezente realizou seu trabalho com a orientação das professoras Kelly Cristina Minotto Bom, bióloga, e Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia.

Mariane apresenta na modalidade painel os resultados preliminares de sua pesquisa, que está sendo desenvolvida desde julho de 2011 e faz parte de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O Congresso acontece em Salvador, de 5 a 9 de março.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 06 de março de 2012 às 19:00
Compartilhar Comente (1)

Ciências Biológicas recebe doação de fósseis

Ciências Biológicas recebe doação de fósseis
Janete Triches Mais imagens

O curso de Ciências Biológicas da Unesc acaba de receber doação de fósseis da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os animais e os vegetais em forma de pedra farão parte de uma coleção referência, que no futuro oportunizará ao curso atuar na área de Paleontologia.

 

200 milhões de anos

 

Segundo o professor de Paleontologia e autor do projeto, Cláudio Ricken, os fósseis de peixes são de idades variadas, de 150 milhões de anos até 30 mil anos atrás. Também há vértebras, pélvis (cintura), costelas de répteis que viveram na região de Santa Maria/RS há milhões de anos. Troncos mineralizados, folhas, sementes e árvores fossilizadas são exemplares da flora glossopiteris do Morro Bainha, vestígios de uma floresta que existiu na região de Criciúma há cerca de 200 milhões de anos.  

 

Acervo

 

Estudantes da sexta fase do curso começaram a higienizar os fósseis e catalogar cada peça que fará parte do acervo da coleção. Num primeiro momento, os fósseis serão disponibilizados para as aulas práticas. No futuro, a comunidade poderá visitar as réplicas, que serão colocadas em exposição.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 23 de novembro de 2009 às 14:40
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)