Ciências Biológicas - Bacharelado

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (04/08), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

“Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”. O depoimento reflexivo é da formada do curso de Pedagogia da Unesc, Beatriz Sônego Zanette, que concluiu na noite desta quinta-feira (04/08) um de seus sonhos: a segunda graduação. A solenidade ocorreu na Unesc e, além dela, outros 55 jovens também receberam com orgulho o tão sonhado canudo. A noite também marcou a conclusão da acadêmica de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História e Letras e foi presidida pelo coordenador dos cursos da área de conhecimento de Humanidades, Ciências e Educação e coordenador adjunto do curso de História, Ismael Gonçalves Alves.

Beatriz tem 26 anos e já conquistou muita coisa, mas para chegar até aqui teve que enfrentar muitos obstáculos. Sua primeira barreira foi aos oito meses de idade. Mesmo tão nova foi diagnosticada com encefalite herpética, o que causou danos em sua coordenação física e motora, fazendo com que não desenvolvesse a fala. Os médicos chegaram a dizer que ela teria apenas 2% de chances de sobrevivência. Mas, diante de todas as circunstâncias, ela não desistiu e foi em busca de seus objetivos. Hoje, conta, com orgulho, todo o seu crescimento profissional e pessoal.

Comunicando-se via redes sociais, por meio de programas de voz e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela ressalta que a formatura representa mais uma conquista em sua vida. Ainda quando pequena iniciou seus estudos no Colégio Unesc e nos corredores sabia onde queria chegar. Como primeira graduação, fez o curso de Letras. A paixão pela leitura e pela escrita ganharam força e por ser determinada, não poupou esforços para alcançar mais um objetivo. No seu calendário de atividades, lá estava a vontade de escrever um livro. E assim o fez.

Dedicou-se, estudou muito para que tudo saísse da melhor maneira. Torcedora do Tigre ela transformou sua imaginação no livro “O Diário de Uma Torcedora”. A publicação da obra, considerada por ela como uma de suas melhores conquistas, foi lançado em outubro de 2016, o que foi uma surpresa até para os pais, pois tudo foi planejado como surpresa até para eles. Mas engana-se quem pensa que ela parou por aí. A lista de prioridades já contava com o segundo livro.  “Aventurando-se no Mundo Fantástico de Era Uma Vez” será lançado nos próximos meses.

“O segundo exemplar possui 17 contos infanto-juvenis baseados em curtas metragens. Estou ansiosa para lançar”, conta.

Acolhimento

Nos oito anos dedicados aos estudos, conforme Beatriz, ela não só aprendeu, mas ensinou e se superou a cada dia. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, relata.

A moradora do Bairro Comerciário, de Criciúma, disse que encontrou na Unesc muito acolhimento para seguir em frente e já adiantou que quer atuar como profissional nas escolas da região. “Aqui sempre tive auxílio e nunca encontrei dificuldades, desde o Colégio Unesc. Me vejo trabalhando em uma escola, sendo uma escritora muito famosa e sendo muito feliz”, finaliza.

Dedicação

Os obstáculos e as conquistas mencionadas por Beatriz também foram elencados pela oradora da turma, Caroline Venceslau Floriano. Em seu discurso, ela destacou os avanços e a ajuda primordial dos pais, familiares e professores durante a jornada.  “Iniciaremos um novo capítulo, só que agora nossa mala já está um pouco mais pesada. Carregamos na bagagem novos ensinamentos, experiências, vivências, histórias, valores, novas vontades e desejos. Seja licenciados ou como bacharéis, teremos a oportunidade de tentar fazer da vida de outras pessoas um pouquinho melhor”, descreve.

Caroline ainda mencionou um dos discursos da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama que dizia que “quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo. Apegue-se à esperança que o trouxe aqui hoje [...]”.

O orgulho em formar pessoas que ocuparão diferentes espaços a partir de princípios da instituição, como a democracia, a justiça social, a liberdade e o respeito a diversidade foi destacado pelo paraninfo dos graduados e graduadas, professor Ismael Gonçalves Alves, coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação. 

“Uma Universidade Comunitária é assim, comprometida com a justiça social nos seus mais diferentes níveis, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Profissionais que a Unesc tem muito orgulho de formar. Gostaria que vocês saíssem daqui com a mesma energia de quando entraram, com os sonhos trazidos e com a vontade de ser cultivada. É importante que saibam que toda a experiência que trouxeram na bagagem permanece viva no interior de cada um, só que agora rearticuladas com as experiências vivenciadas ao longo dos mais distintos processos formativos que vivenciaram”, destaca.

O professor ainda enfatizou a importância do olhar diverso, plural e múltiplo. “Respeitem e incluam a cada um dos sujeitos que cruzarem as suas vidas. Tenham compromisso ético com a humanidade, construindo espaços de trabalho e de sociabilidades inclusivos e acolhedores”, solicita. Professores também foram homenageados durante a cerimônia.

Confira as fotos aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 10:40
Compartilhar Comente

Escola de Inverno Unesc promove reflexões entre acadêmicos

Escola de Inverno Unesc promove reflexões entre acadêmicos
A Escola de Inverno preparou 11 oficinas em diferentes temáticas Mais imagens

Mesmo em período de recesso das aulas, a última semana foi de crescimento pessoal e acadêmico para aproximadamente 270 estudantes da Unesc. Eles participaram da 3ª edição da Escola de Inverno, evento realizado pela Universidade e aberto à participação de alunos de todos os cursos da Instituição. Em 2022 o evento foi realizado de 25 a 29 de julho.

A Escola de Inverno tem como finalidade ampliar a compreensão sobre o dia-a-dia universitário, os cuidados com a saúde e as possibilidades de inovação e empreendedorismo. Com esse foco, oportunizou 11 oficinas em diferentes temáticas.

Conforme a assessora da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Sheila Martingnago. Saleh, a Escola é um instrumento que propicia aos universitários a compreensão, a discussão e o saber sobre temas atuais e transversais. “São temas atuais, em ensino, pesquisa extensão e inovação, para que os acadêmicos possam expandir seus conhecimentos durante as férias de julho”, explica. A participação no evento garantiu aos inscritos a computação da carga horária como atividade curricular complementar.

Neste ano, o tema abordado na programação foi a ‘Vida Universitária: Desafios e perspectivas da atualidade’, com a abordagem de tópicos de saúde, direitos humanos, inovação e empreendedorismo. De acordo com Sheila, a temática vai ao encontro do novo momento de presencialidade. “Mesmo que ainda não se possa considerar que estamos em período de pós pandemia, a volta ao campus demonstrou algumas fragilidades que merecem atenção, como: abordar novas técnicas de estudo, apresentar métodos de controle da ansiedade, empreender em seu próprio negócio, apresentar a carreira acadêmica, trazer exemplos de internacionalização e muito mais. Deste modo, a Escola de Inverno de 2022 trouxe temas úteis e necessários, que extrapolam o conteúdo de sala de aula”, destaca.

Aprovação dos estudantes

Para a acadêmica Alessandra da Rosa Silva, da 8° fase Educação Física Bacharelado, o destaque dos aprendizados ao longo da semana foi a atividade proposta pela escola intitulada "Da graduação ao doutorado". “Ali abordamos um pouco do processo de iniciação científica na graduação e como ela contribui para os processos de especialização como mestrado e doutorado, o que cada uma implica na carreira profissional e acadêmica”, recorda.

O tempo investido na participação da Escola de Inverno, conforme Alessandra, foi muito bem aproveitado. “Eu considero as atividades da escola de inverno muito importantes, pois abordam de forma vívida a formação continuada e iniciação científica. Isso traz uma grande perspectiva de futuro em buscar cada vez mais seguir a carreira acadêmica. Além disso, a Escola também amplia nosso conhecimento sobre as diferentes áreas do saber”, acrescenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de agosto de 2022 às 13:18
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de projeto de monitoramento de animais marinhos no Espírito Santo

Professor da Unesc participa de projeto de monitoramento de animais marinhos no Espírito Santo
Rodrigo Machado é professor do curso de Ciências Biológicas e pós-doutorando em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As pesquisas do professor do curso de Ciências Biológicas da Unesc, Rodrigo Machado, ganharam mais um importante capítulo. Nos últimos dias Rodrigo participou de projeto de monitoramento aéreo de megafauna marinha no estado do Espírito Santo, por meio do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (Gemars), do qual também faz parte. A experiência foi a segunda na carreira do professor voando e observando a presença de animais marinhos e as condições ambientais.

O cenário de tirar o fôlego visto da aeronave há aproximadamente 1.500 metros de altura e em velocidade média de 200 km/h, é o campo de estudo do professor, que leva todas essas experiências para a sala de aula.

O propósito do trabalho, conforme Rodrigo, é realizar censos populacionais de golfinhos, baleias, tartarugas, aves, tubarões e raias. “O monitoramento consiste na observação direta pelos pesquisadores para baixo através de janelas específicas que permitem a projeção. Nesta observação o pesquisador registra em áudio, à medida que algum animal é avistado, gravando a narração sobre a espécie e o número de animais observados. Também é observada a presença de barcos de pesca e as condições ambientais, como cor da água, reflexo solar e ondulação”, explica.

As vivências acumuladas nos dias de trabalho em campo, conforme o professor, certamente se refletem nos olhos atentos dos alunos que o escutam com atenção e encantamento com as histórias compartilhadas em aula. “Toda a experiência profissional na área biológica que tenho a oportunidade de atuar contribui muito na minha atuação como professor. São experiências como essa que enriquecem as aulas, que cativam os alunos e que lhes dão mais vontade para seguir em frente. Os acadêmicos se sentem motivados quando exploramos exemplos próprios. Isso é gratificante e ajuda a fortalecer o elo entre aluno e professor”, acrescenta.

Além de professor do curso de Ciências Biológicas, Rodrigo é pós-doutorando em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade. No PPGDS o professor se dedica à pesquisa em biologia pesqueira, desenvolvimento socioeconômicos, políticas, programas e práticas socioambientais para o manejo e gestão de comunidades tradicionais e recursos naturais.

Trabalho realizado há três décadas

O Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars) trabalha, desde 1991, com populações de megafauna. De 2010 para cá amplia a atuação com sobrevoos em diferentes regiões do país.

O projeto, conforme o professor, vem ganhando força nos últimos anos com a participação de pesquisadores e alunos de graduação, mestrados, doutorado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2021 às 21:34
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais
Monitoramento das mudanças dos ecossistemas tropicais será um dos temas abordados (Foto: Adam Ronan/Divulgação) Mais imagens

Os debates sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a ação do homem sobre a natureza marcarão a próxima semana na Unesc. De 2 a 6 de setembro, a Instituição recebe egressos da Universidade, professores, estudantes, profissionais e pesquisadores para a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) 2019. No período, os participantes irão discutir, refletir e trocar experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em palestras e minicursos.

A primeira atividade da Sacib ocorrerá no dia 2, às 13h30, com a palestra “Metodologias Ativas no Ensino de Ciências”, com a professora da rede pública e particular de ensino e fundadora Espaço Cientíze, Aline Coêlho dos Santos.

No mesmo dia ocorrerá a abertura do evento, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “Fenologia Foliar e o Uso de Imagens para o Monitoramento de Mudanças em Ecossistemas Tropicais”, com a professora doutora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Bruna de Costa Alberton. Bruna é graduada em Ciências Biológicas e possui mestrado em Biologia Vegetal e doutorado em Ecologia e Biodiversidade pela Unesp. É pesquisadora nas áreas de Ecologia Vegetal e Ecologia de Ecossistemas, com ênfase em Fenalogia.

Nos demais dias do evento, a Semana Acadêmica trará minicursos e palestras com temas como “Pesca, recursos pesqueiros e mudanças ambientais”; “Mamíferos marinhos e as continuas mudanças ambientais: quais são as estratégias para a conservação?”; “Mudanças Ambientais Globais e os Recursos Hídricos” e “O que você deve saber sobre o clima e a distribuição de espécies vegetais em Santa Catarina”.

Programação completa

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2019 às 11:52
Compartilhar Comente