Biomedicina

Universidade e Sindicato dos Motoristas estudam ações conjuntas

Universidade e Sindicato dos Motoristas estudam ações conjuntas
Representantes do Sintracril estiveram na Unesc nesta terça-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu na noite desta terça-feira (19/9) a visita de representantes do Sintracril (Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de  Cargas e Passageiros de Criciúma e Região). Durante o encontro na Reitoria, foi debatido parcerias e ações entre Universidade e Sindicato na área da saúde.

“Para a Unesc é muito interessante estabelecer uma parceria com o Sindicato dos Motoristas. Isso reforça o caráter comunitário da nossa Univeridade”, afirmou a reitora Luciane Ceretta.

Participara também da reunião a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim e o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2017 às 19:19
Compartilhar Comente

Unesc leva atendimentos de saúde à comunidade do Pinheirinho

Unesc leva atendimentos de saúde à comunidade do Pinheirinho
Vão ser oferecidas diversas especialidades à população Mais imagens

Os cursos de saúde da Unesc vão oferecer serviços gratuitos à comunidade. A ação vai ocorrer neste sábado, das 9 às 11h30, em frente a ESF (Estratégia Saúde da Família) no Bairro Pinheirinho. No local vão ser oferecidos atendimentos e orientações nas áreas da Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Residência Multiprofissional.

O projeto faz parte da disciplina de interação comunitária dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), que busca proporcionar aos acadêmicos vivência na área e dar qualidade ao ensino.

Além dos serviços, também vai ser apresentado o Diagnóstico de Vida e Saúde. Ele tem a finalidade de conhecer os problemas e as necessidades do Bairro, por meio de análises feitas na aplicação de 400 questionários.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de junho de 2017 às 11:28
Compartilhar Comente

Acadêmica leva a Biomedicina - UNESC a outro continente!

No último dia 16, a acadêmica Giulia Strapazzon, do Curso de Biomedicina da UNESC, participou de uma videoconferência com professores e acadêmicos da Universidade de Caála, em Angola.
Essa demanda surgiu de um ex-aluno de mestrado aqui da UNESC, atualmente Docente da Universidade localizada na província de Huambo, devido à carência de profissionais Biomédicos e o interesse dos acadêmicos acerca da área. Ambos realizavam experimentos no mesmo laboratório de pesquisa, o LABIM, Coordenado pelos Professores Dr. Ricardo Andrez e Dra. Vanessa Moraes de Andrade.

Segundo Giulia, desde o convite até o momento da conversa foi uma experiência única para ela, pois pôde passar um pouco da sua vivência acadêmica e suas perspetivas para a profissão biomédica.
 "Fiquei muito surpresa e ao mesmo tempo muito feliz por ter sido convidada a falar para alunos de outro país, foi muita responsabilidade, mas foi muito profícua a conversa", disse Giulia.

"Desde o momento que a Giulia nos procurou para falar do convite fomos favoráveis e incentivamos ela, pois é uma oportunidade para trocar experiencias com estudantes de outros países e também se abre uma possibilidade para ampliar suas redes de contato profissionais para um futuro próximo", relata o Professor Emanuel.

Por: Márcia Da Silva Natal 22 de junho de 2017 às 14:59
Compartilhar Comente (1)

Ação em Saúde no Município de Araranguá-SC


No último sábado, dia 10 de junho, acadêmicas do Curso de Biomedicina da UNESC em parceria com o Hospital Bom Pastor realizaram uma ação em saúde no centro da cidade de Araranguá.

Nessa ação foram realizadas atividades de promoção à saúde, entre elas: Teste para tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, além de indicação dos serviços prestados pelo Hospital, como testes rápidos para hepatites B e C, HIV, Sífilis, mamografia, entre outros, e que muitas pessoas desconhecem tal serviço que é gratuito.

Essas ações têm extrema relevância tanto para a população que lá esteve quanto para os alunos, pois é um momento de contato direto entre comunidade e os acadêmicos, sendo muito profícuo para ambos. 
 

Por: Márcia Da Silva Natal 13 de junho de 2017 às 14:07
Compartilhar Comente

Mapa de risco de laboratórios do Iparque é apresentado para gestores e alunos

Mapa de risco de laboratórios do Iparque é apresentado para gestores e alunos
Levantamento foi realizado pela CIPA e curso de Biomedicina (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Novos espaços da Universidade receberam o mapeamento de risco. Na tarde desta sexta-feira (9/6), gestores, professores e membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) conheceram o resultado do levantamento de dados que indicam riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais em laboratórios do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A apresentação foi feita por alunos da terceira fase do curso de Biomedicina, que se dividiram em cinco equipes para realizar o levantamento. O trabalho, realizado pela CIPA e pelo curso com o apoio do SESMT, contem informações sobre os diferentes espaços dos laboratórios Físico Químico de Alimentos e Gerenciamento de Resíduos; de Microbiologia; de Resíduos/Solos e Águas e Efluentes; Atmosférico e Serviços de Amostragem e de Absorção Atômica e Cromatografia e sobre boas práticas de biossegurança.

Segundo o presidente da CIPA, Marlon Zilli, o mapeamento fornece informações importantes sobre os espaços de uma maneira que facilite a visualização pelas pessoas dos riscos presentes nos locais de trabalho.

A atividade teve a participação de alunos da terceira fase do curso de Biomedicina das professoras da Unesc, Claudia Peluso Martins e Liziara Silva Fraporte. Os resultados do mapeamento de risco serão apresentados em 9 de junho, no Iparque.

A apresentação teve a presença da pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto; do gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), Ramon Silveira; da coordenadora dos laboratórios do IALI (Instituto de Alimentos) e do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), Maria da Glória dos Santos; da analista administrativa Iparque, Suzete Eyng; e do coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 20:31
Compartilhar Comente