Biomedicina

Sorteados da campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”

Sorteados da campanha “Quem se prepara valoriza sua formação”
Movimento auxiliou estudantes antes do Enade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A campanha “Quem se prepara valoriza sua formação” estimulou os mais de 900 estudantes concluintes da Unesc durante a preparação para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Nesta terça-feira (10/12), os alunos que tiveram resultado superior a 60% de acertos na prova participaram do sorteio de bolsas de estudos para cursar uma Pós-Graduação na Universidade. 

Alunos sorteados

Acadêmicos que podem optar entre bolsa 100% de Pós-Graduação Lato Sensu ou 50% na categoria Stricto Sensu:

  • Rafaela Cardoso Constantino – Engenharia Civil  
  • Franciele Rabelo – Biomedicina

Para bolsa de 75% na Pós-Graduação Lato Sensu:

  • Carolina Meinert Vitniski - Arquitetura e Urbanismo
  • Karolain da Silva Batú – Farmácia

Para bolsa de 50% na Pós-Graduação Lato Sensu:

  • Leandro da Silva Garcia – Arquitetura e Urbanismo
  • Matheus Marquardt – Medicina

Os sorteados receberão Cartas de Crédito em um próximo encontro, com data a ser confirmada. Na oportunidade eles também serão instruídos sobre como proceder para aproveitar a oportunidade. Os sorteados serão contatados pela Diretoria de Ensino de Graduação da Instituição. 

O Enade


O Enade foi realizado no campus da Unesc no dia 24 de novembro. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

Na Universidade, a prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, que montaram uma ampla estrutura para receber e orientar os estudantes. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de dezembro de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Contagem regressiva para a Jornada Acadêmica de Biomedicina

Contagem regressiva para a Jornada Acadêmica de Biomedicina
Evento receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Douto Bactéria (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá estudantes e profissionais em um evento repleto de atrações. Em especial, o renomado biomédico brasileiro Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria, socializará sua experiência no dia 8 de novembro, segunda data do evento, a partir das 17h30 no Auditório Ruy Hulse.

Figueiredo ganhou notoriedade na televisão com participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV. Segundo o coordenador do curso, Emanuel de Souza, será um momento especial para estudantes, profissionais e adeptos da área. “É um profissional de referência em todo o Brasil, responsável por coordenar um grande laboratório, o Microbiotécnica de São Paulo, e que tem momentos marcantes na televisão” ressalta o coordenador do curso, Emanuel de Souza.

Evento completo

Além da troca de conhecimentos ministrada pelo Doutor Bactéria, o evento, que inicia no dia 7 de novembro, promove mais de 20 trocas de conhecimento, com direito a minicursos, palestras, mostras cientificas e rodas de conversa.

Segundo Souza, este é o maior evento do calendário do curso, com a presença de profissionais renomados e ações para fomentar o interesse pela Biomedicina na região. “O contato com egressos e nomes de grande experiência na área e diálogos sobre as possibilidades da Biomedicina tornam este evento de fundamental importância para a formação acadêmica dos alunos. Durante os encontros, também existe a rica possibilidade de criar contatos e aprender sobre o futuro do profissional, com mais de 30 campos de atuação a sua disposição”, explica.

Para fazer parte deste momento basta entrar em contato com a coordenação do curso para realização da inscrição, no telefone (48) 3431- 4523 ou no e-mail biomedicina@unesc.net.  As vagas são limitadas e a aquisição deve ser realizada em pacotes.

Programação 

Dia 7 de novembro

Dia 8 de novembro


Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de novembro de 2019 às 15:52
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria

Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria
Profissional tem participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV (Foto: Divulgação) Mais imagens

O renomado biomédico brasileiro Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria, será uma das atrações na Jornada Acadêmica de Biomedicina. A conversa, aberta a estudantes, profissionais da área e interessados sobre o assunto, será realizada no dia 8 de novembro, segunda data do evento, a partir das 17h30 no auditório Ruy Hulse.

Figueiredo, que ganhou notoriedade na televisão com participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV, fará a palestra principal. “É um profissional de referência em todo o Brasil, responsável por coordenar um grande laboratório, o Microbiotécnica de São Paulo, e que tem momentos marcantes na televisão” ressalta o coordenador do curso, Emanuel de Souza.

Evento completo

Além da troca de conhecimentos ministrada pelo Doutor Bactéria, o evento, que inicia no dia 7 de novembro, promove mais de 20 atividades, com direito a mini cursos, palestras, mostras científicas e rodas de conversa.

Segundo Souza, este é o maior evento do calendário do curso, com a presença de profissionais renomados e ações para fomentar o interesse pela Biomedicina na região. “O contato com egressos, nomes de grande experiência na área e diálogos sobre as possibilidades da Biomedicina tornam este evento de fundamental importância para a formação acadêmica dos alunos. Durante os encontros, também existe a rica possibilidade de criar contatos e aprender sobre o futuro do profissional, com mais de 30 campos de atuação a sua disposição”, explica.

Para fazer parte deste momento basta entrar em contato com a coordenação do curso para realização da inscrição, no telefone (48)3431- 4523 ou no e-mail biomedicina@unesc.net. A programação completa pode ser acessada clicando aqui. As vagas são limitadas e a aquisição deve ser realizada em pacotes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de outubro de 2019 às 18:27
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente