Iparque

Projeto de Arqueologia realiza atividades com professores de Balneário Rincão

Projeto de Arqueologia realiza atividades com professores de Balneário Rincão
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: incentivando os pequenos a valorizar e a preservar seu patrimônio”, iniciou a ação com professores da Escola José Réus, de Balneário Rincão, nesta quinta-feira (1º/9). Na primeira etapa as atividades, divididas em três módulos, serão executadas com na forma de workshops e saídas de campo, evidenciando a contexto arqueológico, paisagístico e histórico cultural da comunidade.

O projeto tem duração de dois anos e as atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Setor de Arqueologia e os cursos de História e de Ciências Biológicas da Unesc e fazem parte dos projetos de extensão desenvolvidos pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

Segundo o coordenador do projeto e do Setor de Arqueologia da Unesc, Juliano Bittencourt Campos, o objetivo é realizar atividades de educação patrimonial e ambiental com os educadores e alunos da Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. “As oficinas serão realizadas em espaços formais e não formais de ensino, utilizando a escola, Museu de Arqueologia, espaço pedagógico do Setor de Arqueologia da Universidade, sitio arqueológico Lagoa dos Freitas e biomas da comunidade de Balneário Rincão”, explicou.

A abertura das atividades do projeto teve a presença do vice prefeito de Balneário Rincão, Olírio José Lino, da diretora da Escola José Réus, Valcinéia Borges, da museóloga do Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, Elis Machieski, da professora da Unesc e participante do projeto, Lucy Cristina Ostetto, dos acadêmicos de História Jodoel Cardoso e Alexandre Sachet, e dos pesquisadores do Setor de Arqueologia da Universidade, Josiel dos Santos e Diego Moser.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de setembro de 2016 às 20:17
Compartilhar Comente

Setor de Arqueologia participa de missão internacional

Setor de Arqueologia participa de missão internacional
Escavações ocorrem em Águas de Chapecó (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Setor de Arqueologia da Unesc participa de uma missão internacional organizada pelo Departamento de Pré-História do Museu Nacional de História Natural da França. Durante um mês – 22 de julho a 22 de agosto – arqueólogos da Universidade participam de escavações em Águas de Chapecó, no Oeste catarinense, junto de uma equipe formada por profissionais do Museu da França e arqueólogos e estudantes das instituições brasileiras Unesc, UnoChapecó e universidades federais de Santa Catarina, de Sergipe e do Vale do São Francisco; da Universidade de Ferrara, na Itália e da Universidade de Paris 1 – Sorbonne, na França.

A equipe é coordenada pelos professores doutores do Departamento de Pré-História do Museu de História Natural da França, Antoine Lourdeau e Mirian Carbonera. Da Unesc, integram a equipe da missão franco-brasileira o coordenador do Setor de Arqueologia Juliano Bittencourt Campos, o professor Marcos César Santos e os técnicos em Arqueologia Diego Pavei, Alan de Souza e Alexandre da Silva. A missão faz parte de um projeto que teve início em 2013 e conta com apoio financeiro do Ministério das Relações Exteriores da França. Ele é executado pelo Museu de História Natural da França, em parceria com instituições de ensino superior como a Unesc.

Segundo Santos, as pesquisas fazem parte de um projeto que busca investigar a trajetória das primeiras ocupações do alto e médio vale do Rio Uruguai. “A região de Águas de Chapecó é conhecida pelos achados arqueológicos desde a época de construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, entre o município catarinense e o de Alpestre (RS), iniciada em 2006, com a instalação do canteiro de obras. A construção da usina proporcionou estudos prévios e o levantamento de dados que motivaram essa nova etapa da pesquisa”, explica o professor da Unesc.

Lourdeau comenta que as escavações na área já revelaram dois períodos da pré-história distintos. Segundo o coordenador do projeto, os resultados demonstraram uma ocupação com grupos nômades de caçadores-coletores que viveram entre 11 a 9 mil anos atrás, e dominavam uma tecnologia de lascamento da pedra único na Pré-História brasileira, com produção de instrumentos refinados, como pontas de projéteis.

Outra ocupação mais recente de acordo com Lourdeau, está associada a grupos Guarani, por volta de 500 anos atrás, que dominavam bem os trabalhos de olaria na produção de vasilhames cerâmicos de diversas formas e funções. As escavações também evidenciaram que no período, agricultores viviam em grandes aldeias com complexa organização social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de agosto de 2016 às 19:51
Compartilhar Comente

Gestores participam de reunião do Planejamento Estratégico

Gestores participam de reunião do Planejamento Estratégico
Reitoria participou do evento desta quarta-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Gestores da Universidade estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (22/6) para realizar o acompanhamento dos projetos estratégicos institucionais e das Unidades Acadêmicas. O encontro, que teve a participação da Reitoria, tratou também de diversos assuntos envolvendo ações da Universidade.

O evento foi promovido pelo Setor de Planejamento Institucional e os líderes dos projetos apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas, o quanto delas já foi executada, as dificuldades e as metas a serem alcançadas nos próximos meses.

A reunião teve a presença do reitor Gildo Volpato, das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto, do chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, de coordenadores da UNAs (Unidades Acadêmicas), representantes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), de líderes dos projetos estratégicos, de coordenadores de curso e demais gestores da Instituição.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2016 às 15:41
Compartilhar Comente

Colaboradores dão nome ao Bloco das Engenharias, no Iparque

Colaboradores dão nome ao Bloco das Engenharias, no Iparque
Reitor fez o convite para a cerimônia, que ocorre em 28 de junho (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alegria e gratidão estiveram presentes no encontro entre o reitor Gildo Volpato e os 12 professores e funcionários da Unesc, que serão homenageados no dia 28 de junho, dando nome aos blocos das Engenharias 1 e 2, onde funcionam os laboratórios de ensino e pesquisa da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). A cerimônia ocorre, às 15 horas, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A iniciativa de homenagear os trabalhadores ocorre há anos e o grupo escolhido é sempre composto por pessoas que têm um período longo como colaborador da Instituição. Os últimos homenageados deram nome ao Bloco R2, em 2015. Desta vez, os colaboradores estão entre 17 e 23 anos na Universidade.

“É um gesto singelo de agradecimento pela contribuição de vocês. Ficamos felizes em poder homenagear pessoas que ajudam a Unesc a ser o que ela é. Vocês fazem parte da história da Instituição”, afirmou o reitor.

Para o professor Everson Ney Huttner Castro, o reconhecimento é algo diferente entre as instituições de ensino. “São raríssimas as instituições que se preocupam em reconhecer a presença das pessoas. É muito bom receber esse reconhecimento”, comentou.

Já o professor Alcides Goularti Filho, lembrou que entre os “altos e baixos” vividos na Universidade, a soma dos momentos bons é positiva. “Aqui criamos vínculos, vivemos muitas coisas boas e que no final da carreira é o que ficará na nossa lembrança. A Unesc é um vício”.

Homenageados

Bloco das Engenharias - CET 1

Professores:
Ana Lúcia Cardoso
Márcio Carlos Just
Robson dos Santos

Funcionários:
Dirlene Uggioni Daltoé
Helena Catarina Schwaab
Tânia Denize Amboni

Bloco das Engenharias - CET II

Professores:
Alcides Goularti Filho
Everson Ney Huttner Castro
Gislene Camargo

Funcionários:
Adjano Scarmagnani
Márcia Ferrary Américo
Marlete Borges Cechella

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de junho de 2016 às 18:18
Compartilhar Comente (1)

Unesc participa de Seminário de Tecnologia e Inovação de Capivari de Baixo

Unesc participa de Seminário de Tecnologia e Inovação de Capivari de Baixo
Representantes da UNA CET e do Iparque estiveram no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc foi representada pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) e pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) no 1º Seminário de Tecnologia e Inovação de Capivari de Baixo, nesta terça-feira (31/5). Durante o evento, foi apresentado o projeto do Parque Tecnológico de Capivari de Baixo e debatido inovação e empreendedorismo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de junho de 2016 às 21:56
Compartilhar Comente