Ciência Unesc

Editora Unesc lança primeira obra traduzida

Editora Unesc lança primeira obra traduzida
Livro será lançado em 22 de maio na Universidade (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

A Editora Unesc tem novidades para os leitores. Neste mês, ela faz lançamentos coletivos de obras de diversos gêneros. Uma delas é “Lorenzo Milani – A Escola de Barbiana e a Luta por Justiça Social”, tradução para a Língua Portuguesa da obra “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, publicada em Inglês. Este é o primeiro livro traduzido pela Editora Unesc e será lançado no dia 22 de maio, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues.

Com tradução dos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC. Ele conta a saga de um homem, filho de mãe judia, que se tornou um sacerdote católico, e dedicou à vida em defesa dos pobres e oprimidos. Dom Lorenzo Milani, foi viver na zona rural italiana, após a Segunda Guerra Mundial e em meio às montanhas da Toscana, se deparou com baixos níveis de educação e dedicou-se à Escola Popular. Mais tarde, quando foi transferido novamente, criou a Escola Barbiana, uma escola-modelo de educação humanista, em que cada estudante era responsável pelo próprio aprendizado, sem ser inibido por questões como a avaliação do conhecimento.

Poesia

No mesmo evento em que será lançado “Lorenzo Milani – A Escola de Barbiana e a Luta por Justiça Social” ocorre o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento.

Jogos e a educação

“Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”, escrito pelo professor Gildo Volpato, atual reitor da Unesc, e lançado em 2002 pela Cidade Futura, terá uma segunda edição em 2017. O lançamento da obra, uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora, está marcado para o dia 24 de maio, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Unesc. A obra será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

Os lançamentos e relançamentos de títulos pela Editora Unesc fazem parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado de 22 a 24 de maio pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da  Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2017 às 21:27
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança livro infantil “Chica – Jequitibá”

Editora Unesc lança livro infantil “Chica – Jequitibá”
Obra é a segunda da EdiUnesc direcionada a este público (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lança neste sábado (6/5), às 10 horas, na Livraria Fátima, o livro “Chica – Jequitibá”, de Marcello Zapelini da Rosa. Esta é a segunda obra infantil do Selo Saber Comunitário e conta a história de uma árvore Jequitibá de 120 anos, que ensina para as mais novas qual a função delas no meio ambiente. Chica manifesta ainda sua crença na existência de seres humanos dispostos a cuidar e preservar o meio ambiente e, consequentemente, o planeta. O livro conta com design e ilustrações em aquarela do Estúdio Tanuki.

O lançamento do livro marcará também a abertura da exposição do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Carlos Aberto Silva.

O autor do livro é biólogo, especialista em Meio Ambiente e Legislação Ambiental e com MBA em Gestão de Segurança de Alimentos. Zapelini também é professor da rede estadual e escreve histórias infanto-juvenis e ecológicas com um caráter crítico e educativo.

Segundo a supervisora da Editora Unesc, Vanessa Marcos Medeiros, este é um material importante para a ensinar para as crianças sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, além de possibilitar que os pequenos conheçam a história do jequitibá. “O livro poderá ser utilizado para contação de histórias, devido seu caráter educativo na área ambiental. Ele está muito lúdico, o que permite que a criança aprenda se divertindo com a história”, comenta.

"Chica - Jequitibá" pode ser adquirido na Livraria Unesc e na Livraria Fátima.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2017 às 19:46
Compartilhar Comente

Projeto que envolve oito instituições catarinenses vira livro

Projeto que envolve oito instituições catarinenses vira livro
Reitor Gildo Volpato foi um dos entrevistados para a publicação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc faz parte de um grupo de oito IES (Instituições de Ensino Superior) envolvidas no projeto “Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina” e o resultado dos estudos realizados por cada IES foi reunido em um livro. A obra “Educação para Ambientalização Curricular: Diálogos Necessários”, será lançada nesta quarta-feira (19/4), às 19 horas, no Unifebe (Centro Universitário de Brusque).

O lançamento terá a participação dos organizadores do livro e de representantes das IES. O reitor Gildo Volpato, que foi entrevistado para a publicação. A professora Miriam da Conceição Martins, uma das pesquisadoras do projeto, vai representar a Unesc.

O projeto teve a participação da Unesc, Unifebe, Univali, Unoesc, Unisul, Unidavi, Udesc e Uniplac e o financiamento do Fapesc (Fundação de Amparo a Pesquisa em Santa Catarina). A iniciativa teve objetivos como verificar o estágio do processo de ambientalização e sustentabilidade de cada IES, identificar indícios de ambientalização a partir da análise dos documentos curriculares, elaborar subsídios e propor estratégias, ações e práticas sustentáveis inovadoras e de responsabilidade socioambiental, aplicáveis às IES, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão dos campi universitários e criar uma rede temática de ambientalização e sustentabilidade  vinculada à Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2017 às 19:11
Compartilhar Comente

Inovação é tema dos novos lançamentos da Editora Unesc

Inovação é tema dos novos lançamentos da Editora Unesc
Obras foram apresentadas ao público nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lançou na noite desta quarta-feira (12/4) a “Cartilha de Inovação e Propriedade Intelectual” e “Ozônio na Recuperação de Solos e Recursos Hídricos Contaminados por Mineração”. As obras têm em comum o tema inovação e são frutos de projetos e ações desenvolvidas pela Instituição na área. Os dois livros serão disponibilizados gratuitamente para a população, que poderá ter acesso pelo site da Universidade.

O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Propriedade Intelectual, comemorado em 26 de abril e teve a presença do CEO da empresa Brasil Ozônio, de São Paulo, Samy Menasce, que palestrou sobre a “Relação Empresa x Universidade x Governo Sob o Ponto de Vista da Propriedade Intelectual”.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, as obras são reflexo do que a Unesc desenvolve além do ensino, com viés na comunidade. “É uma satisfação presenciar um momento como esse, onde a produção de conhecimento e pesquisa são compartilhados com a sociedade e para o benefício dela”, afirmou. Já o coordenador da Aditt, Michel Alisson Silva, lembrou que as obras mostram o que a Universidade faz na área de inovação e servem de estímulo para alunos, professores e profissionais. 

O editor-chefe interino da Editora Unesc, André Cechinel, chamou a atenção para o caráter colaborativo dos livros, produzidos com a participação de diferentes professores e profissionais.

Cartilha

A Cartilha, organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, pela Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia) e NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica da Unesc), foi pensada, segundo a coordenadora do NIT, Melissa Watanabe, para facilitar o entendimento sobre inovação e propriedade intelectual para pessoas que estão iniciando a caminhada nesta área. “O desafio proposto foi tornar simples e trazer para a comunidade esses temas de maneira acessível”, comenta. Segundo Melissa, a obra é resultado de olhares das diferentes UNAs (Unidades Acadêmicas) da Universidade sobre o assunto.

Projeto de pesquisa

“Ozônio na Recuperação de Solos e Recursos Hídricos Contaminados por Mineração” trata do projeto inédito no Brasil de uso do ozônio na recuperação de solo e água contaminados por metais pesados, desenvolvido entre 2013 e 2016 em Caldas, Minas Gerais e Siderópolis, Santa Catarina, virou livro. O estudo realizado por um grupo de instituições brasileiras, incluindo a Unesc, em minas de urânio e carvão concluiu a viabilidade e eficácia do uso do gás para este fim.

Segundo o professor da Unesc, Elídio Angioletto, coordenador de pesquisa do projeto “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, o livro é a coroação de um trabalho realizado a muitas mãos com o empenho de profissionais, acadêmicos e empresas. “Durante este projeto tivemos estudantes que se tornaram engenheiros, alunos de iniciação científica que saíram altamente qualificados em pesquisa, acadêmicos sendo coautores deste livro, engenheiros se tornando mestres. O conhecimento foi disseminado e resultou em formação acadêmica e alternativa para um problema sério como a degradação dos recursos hídricos”, comentou Angioletto.

De acordo com ele, os estudos demonstraram que o uso do ozônio tem eficácia e é competitivo em comparação a outras tecnologias já utilizadas. “Em um momento em que enfrentamos carência de recursos hídricos, é bastante apropriado que essa tecnologia seja aplicada”, considera. A água tratada pode ser utilizada para diversos fins, como irrigar lavouras, para a criação de peixes, para esportes aquáticos e para animais beberem.

O CEO da Brasil Ozônio, empresa que iniciou o projeto, juntamente com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Samy Menasce, contou sobre o processo inicial do projeto e encorajou os presentes a trilharem o caminho da inovação e empreendedorismo. “Acredite na sua ideia. Não desista e não pare no meio do caminho”.

O representante da INB, Maurício comentou que o projeto significa uma inovação internacional no que diz respeito a tratamento de efluentes. “Na América Latina não se usa ozônio para o tratamento da drenagem ácida. Conseguimos desenvolver uma solução que daqui para frente vai mudar a maneira como é realizado o tratamento de efluentes, especialmente os da mineração”.

Parceria


A Unesc, por meio do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) faz parte de um grupo formado pela Fundação Patria (Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências), pela empresa Brasil Ozônio, de São Paulo e pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil), com sede em Caldas, Minas Gerais, que aprovou junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) uma concessão de apoio não reembolsável de R$ 9,6 milhões. O projeto está orçado em R$ 10,8 milhões e a Brasil Ozônio, fornecedora dos geradores de ozônio, é responsável por uma contrapartida de R$ 1,2 milhão.

O projeto conta também com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e da Comissão de Energia Nuclear (CNEN). A Unesc entrou no projeto como Instituição Tecnológica e responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas.

Cerca de 900 exemplares do livro serão doados para instituições do Brasil e do exterior.

O evento teve a abertura do Musical Unesc.

Baixe grátis


As obras lançadas pela Editora Unesc podem ser acessadas gratuitamente nos links:

Ozônio na Recuperação de Solos e Recursos Hídricos Contaminados por Mineração

Cartilha de Inovação e Propriedade Intelectual

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2017 às 22:25
Compartilhar Comente

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc
Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural


O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 21:36
Compartilhar Comente