Ciência Unesc

Editora Unesc lança “Vencendo Obstáculos”, de Beto Romancini

Editora Unesc lança “Vencendo Obstáculos”, de Beto Romancini
Obra traz história de luta e superação do autor (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um livro com o relato de uma vida marcada pela luta contra o preconceito e para superar barreiras. Este “Vencendo Obstáculos”, autobiografia de Beto Romancini, lançada na noite desta terça-feira (13/12) pela Editora Unesc, na Universidade. A obra leva o selo Saber Comunitário e traz a história do autor, que tem paralisia cerebral, e conta como enfrentou os problemas e lutou para estudar e ter uma carreira.

“Fiz o livro para que as pessoas saibam que podem ser felizes como são. Que elas devem se aceitar e viver e para mostrar que qualquer pessoa é capaz e pode conseguir tudo que deseja”, afirmou Romancini. Em sua fala, o autor agradeceu pelo incentivo de pessoas próximas, em especial a sua mãe, que sempre o fazia erguer a cabeça e continuar.

A supervisora administrativa da Editora Unesc, Vanessa Marcos Medeiros, afirmou que a obra é uma lição de vida e motiva quem lê. Já a consultora em Marketing e amiga de Romancini há 14 anos, Heloísa Jeremias, contou como foi o processo para a realização do sonho de Romancini. Já a fisioterapeuta Gabriela Casagrande, contou como é o cotidiano ao lado do autor, descrito por ela como uma pessoa alegre, positiva e corajosa.

A obra está disponível na Livraria da Unesc, localizada no campus da Universidade, e no Facebook do autor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2016 às 20:21
Compartilhar Comente

Ediunesc lança “Vencendo Obstáculos”, de Beto Romancini

Ediunesc lança “Vencendo Obstáculos”, de Beto Romancini
Obra faz parte do selo Saber Comunitário (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Editora Unesc lança, nesta terça-feira (13/12), o livro "Vencendo Obstáculos”, de Beto Romancini. A obra faz parte das publicações do selo Saber Comunitário e se trata de uma autobiografia. Nela, o autor, que tem paralisia cerebral, conta como passou por obstáculos na vida pessoal e profissional. O lançamento ocorre, às 18 horas, na sala 1 do Bloco O.

Romancini nasceu com paralisia cerebral e, no livro, conta as consequências que a deficiência trouxe para sua vida e como enfrentou os problemas e lutou para estudar e ter uma carreira. “Escrevi este livro para mostrar que qualquer pessoa é capaz e pode conseguir tudo que deseja, independentemente de ser deficiente ou não. Para mostrar que um portador de paralisia cerebral não deve ser digno de pena e sim ser admirado por tudo que conquista”, conta.

*Com colaboração da jornalista Fabrine Jeremias, da Inspira On Assessoria de Imprensa

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2016 às 16:40
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança livro que traz experiência de educação em Maracajá

Editora Unesc lança livro que traz experiência de educação em Maracajá
Obra usa Festa do Colono como objeto de análise (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lança uma nova obra do selo “Saber Comunitário”. Trata-se de “Espaço de Educação e Identidades: Festa do Colono de Maracajá”, da professora Odécia Almeida de Souza, um livro que aborda a Festa do Colono de Maracajá como espaço de múltiplas relações identitárias e experiências de educação não formal. O lançamento ocorre dia 12 de dezembro, em Maracajá, a partir das 19h30.

A professora afirma ter escolhido a temática do livro primeiramente por motivações ligadas a sua história de vida: é filha e neta de agricultores, moradora de comunidade rural de Maracajá e tem memórias da infância e da juventude, como participante da Festa de Colono de Maracajá. As motivações pessoais levaram Odécia a pesquisar sobre o assunto e o livro é o resultado da pesquisa de sua dissertação de Mestrado.

“O objetivo geral é compreender o espaço “festa” como local de trocas culturais, visando à educação das novas gerações. Dessa forma, ao estudar as tessituras da Festa do Colono de Maracajá tenho como objetivos específicos: analisar o processo histórico de constituição e legitimação identitárias da Festa e do “colono”; refletir sobre o conteúdo educativo presente nas atividades da Festa; investigar de que maneira algumas permanências do modo de vida dos colonos de Maracajá, manifestados na festa, ainda resistem à lógica da globalização; e finalmente refletir sobre a apropriação de diferentes aprendizagens por parte dos consumidores da festa”, afirma.

O livro teve o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; da Fundação Catarinense de Cultura; do Fundo Estadual de Cultura; do Conselho de Cultura de Santa Catarina e do Edital Elisabete Aderle de Estímulo à Cultura 2013 (edital nº 066/2016).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2016 às 18:20
Compartilhar Comente

Livro da Editora Unesc traz a história de Morro Grande contada por seus moradores

Livro da Editora Unesc traz a história de Morro Grande contada por seus moradores
Lançamento da obra ocorre no dia 15 de setembro, no município (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um livro para preservar as memórias dos moradores de Morro Grande é o mais novo lançamento da Editora Unesc. “Causos e Casos: Rememorando a História de Morro Grande”, vai ser apresentado ao público no dia 15 de setembro, às 14 horas, no Centro de Convivência Domingos Daniel, no município. Organizado pelas professoras Ednéia Martins Olivo e Maria Lúcia De Lucca, o livro eterniza acontecimentos de décadas que até então faziam parte apenas da tradição oral da comunidade.

Ednéia e Maria Lúcia são organizadoras do livro “Morro Grande conta, a gente inventa, mas não aumenta” e a partir dele, os moradores do município pediram que elas dessem continuidade à ideia. Foi então que nasceu o projeto livro “Causos e Casos”, para preservar a memória cultural dos primeiros moradores do município, que hoje possui 2,9 mil habitantes, e contribuir para estudos futuros da cultura local.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 19:16
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança “Criciúma Metrópole do Sul” nesta sexta-feira

Editora Unesc lança “Criciúma Metrópole do Sul” nesta sexta-feira
Obra do economista Ademar Fabre é fruto de décadas de trabalho (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lança nesta sexta-feira (19/8) o livro “Criciúma Metrópole do Sul – Subsídios para o Planejamento do Município”, do economista Ademar José Fabre. A obra apresenta o resultado de anos de produção de Fabre a respeito de diversos temas relacionados a questões socioeconômicas, ambientais, de saúde, educação e de infraestrutura de Criciúma. O lançamento ocorre, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Unesc.

Esta é a segunda obra publicada por Fabre, no entanto, a mais complexa, segundo o autor.  O livro é dividido em seis partes, iniciando a história na década de 60 e composto por 56 artigos escritos pelo economista e ex-funcionário da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma, que deu origem à Unesc) e publicados por jornais que circularam na região.

Fabre conta que a ideia de reunir seus escritos surgiu em 2011. “Durante anos fiz estudos em diversas áreas, mas sempre tendo Criciúma como foco. Acompanhei o desenvolvimento do município em comparação com os outros dez maiores do Estado. Criciúma é uma cidade polo da região Sul e se destaca pelos serviços que oferece em saúde, segurança, educação. Nos artigos que escrevi, há observações, análises e sugestões de projetos e ações para o município”, explicou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2016 às 16:49
Compartilhar Comente