Professora do PPGDS publica livro
A professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc Adriana Carvalho Pinto Vieira e a professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Kelly Lissandra Bruch publicaram a obra “Indicações Geográficas, Signos Coletivos e Desenvolvimento”, que está disponível no site do IBPI (Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual). Os capítulos são multidisciplinares, interdisciplinares e são apresentados por autores de Instituições de Ensino brasileiras e estrangeiras e gestores públicos que discutem sobre o tema.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
30 de novembro de 2015 às 16:21Alunos com trabalhos premiados na Semana de Ciência e Tecnologia recebem certificados
A estudante da oitava fase do curso de História da Unesc, Krislaine da Cruz, teve o trabalho desenvolvido sobre cinema nas escolas em três instituições da rede pública de Criciúma reconhecido pela Universidade. O trabalho dela, orientado pela professora Michele Gonçalves e realizado dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), foi apresentado durante a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, em outubro de 2015, está entre os 68 premiados pelo evento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na tarde desta terça-feira (24/11), Krislaine se juntou aos demais estudantes condecorados para receber o certificado, em evento realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).
“É muito bom ver o trabalho que está ajudando a mobilizar professores e alunos para outros recursos de ensino sendo reconhecido pela Universidade”, afirmou a estudante. Durante o primeiro semestre de 2015, Krislaine e colegas do Pibid iniciaram projetos de utilização de fontes históricas como documentos e entrevistas para a realização de documentários sobre a trajetória da instituição.
Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a premiação é um importante reconhecimento e estímulo à produção dos acadêmicos nas diversas áreas do conhecimento. “Todos os trabalhos apresentados na Semana de Ciência e Tecnologia estão de parabéns. Mas hoje aqui queremos reconhecer aqueles que se destacaram”, comentou.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, anunciou que em breve um e-book com os relatos apresentados em ensino, pesquisa e extensão será lançado pela Unesc.
A entrega dos certificados teve ainda a presença dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas) e SAU (Ciências da Saúde), Daniel Preve e Indianara Becker, respectivamente; das coordenadoras de Extensão da UNA HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Ana Lúcia Cardoso, e UNA CET (Ciências, Tecnologias e Engenharias), Miquele Lazarin; dos assessores da Propex, Gisele Coelho e Adriano Bernardin, e da professora Kelly Gianezini, uma das coordenadoras gerais da Semana de Ciência e Tecnologia.
A Semana de Ciência e Tecnologia abrigou o 11º Salão de Iniciação Científica, o 7º Salão de Extensão, o 5º Salão de Ensino e 1º Salão de Pós-Graduação.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2015 às 21:26Curso em parceria com Ministério da Saúde e Sírio-Libanês inicia na Unesc
Um aperfeiçoamento especial, voltado aos profissionais do SUS da Macrorregião Sul (Amrec, Amesc e Amurel) iniciou na manhã desta quarta-feira (25/11) na Unesc. Dezenas de colaboradores de saúde começaram os cursos de especializações dos projetos de apoio ao SUS, desenvolvidos pelo Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde. As capacitações ocorrem em todo o Brasil, em 60 regiões, totalizando 4.800 alunos, e a Unesc foi uma das escolhidas para receber e ajudar na especialização. Na abertura houve uma fala dos parceiros e em seguida uma videoconferência com representantes do Ministério e do Sírio-Libanês.
“Este momento coroa um trabalho que viemos fazendo desde abril, dando início aos cursos. O SUS não conseguiria viver sozinho e vocês tem um parceiro indispensável, que é a Unesc”, ressaltou a gestora de Aprendizagem do Instituto Sírio-Libanês, Maria Letícia de Pelegrini, durante a abertura da especializações, no Auditório Ruy Hülse.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, destacou que o curso vai propiciar uma qualificação diferenciada aos profissionais da região. “A Unesc fica honrada dessa parceria, que nos aproxima ainda mais da comunidade”, comentou.
Também compuseram a mesa de abertura do curso a gerente regional da Saúde, Lisiane Tuon; o presidente do Conselho Superior de Gestão da Prefeitura de Criciúma, Sílvio Ávila Júnior; a vice-coodenadora da CIR (Comissão Intergestora Regional) Amrec e secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Milanez; a coodenadora da CIR Amesc e secretária de Saúde de Sombrio, Gislane Dias da Cunha, e a coodenadora da CIR Amurel e secretária de Saúde de Tubarão, Tanara Cidade de Souza.
Cursos de especialização
Os cursos de especialização dos projetos Gestão da Clínica no SUS e Saúde de Coletivos: Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente e Regulação em Saúde no SUS seguem até novembro de 2016.
“Eles buscam capacitar profissionais de saúde para que venham contribuir com a melhoria da atenção à Saúde da população brasileira, considerando a necessidade de ampliação do acesso e da integralidade do cuidado nas regiões de saúde brasileiras”, explica a gerente regional da Saúde, Lisiane Tuon.
Os cursos são orientados para o enfrentamento da fragmentação do cuidado. Eles consideram a necessidade de fortalecimento da atenção primária à saúde e da integração e coordenação entre os serviços e profissionais de saúde da rede. O objetivo é o fortalecimento das relações intergovernamentais no âmbito do SUS, orientado pela regionalização por meio da implantação e institucionalização das redes de atenção regionais e para a potencialização da participação social.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2015 às 15:17Trabalhos premiados na Semana de Ciência e Tecnologia recebem certificado
Os alunos da Unesc que tiveram os trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão premiados na 6ª Semana de Ciência e Tecnologia recebem os certificados terça-feira (24/11), às 16 horas, na sala 15 do Bloco R1. O evento é realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).
A Semana de Ciência e Tecnologia ocorreu em outubro e abrigou o 11º Salão de Iniciação Científica, o 7º Salão de Extensão, o 5º Salão de Ensino e 1º Salão de Pós-Graduação.
Confira os premiados
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2015 às 21:20Professor da Unesc lança e-book gratuito sobre Eutanásia
Morte. A palavra em si já desperta um certo temor. Junto a ela, se desenvolvem assuntos como a Eutanásia, que divide opiniões entre a sociedade. Com o intuito de quebrar essa corrente e produzir a reflexão sobre o tema, o professor do curso de Direito da Unesc Yduan de Oliveira May, juntamente com a advogada Otávia de Oliveira May, lançam o ebook “Eutanásia e Dignidade da Pessoa Humana”. A obra é gratuita e já está disponível para acesso.
Segundo o professor, o livro discorre pela linha de pesquisa jurídica, entretanto, traz pensadores de diversas áreas. “A ideia é despertar o debate sobre o direito à liberdade de morrer, para aqueles que têm um quadro irreversível de saúde. A obra serve como um ponto de partida para perguntas, que te direcionam para caminhos reflexivos diversos”, comentou May.
O livro é dividido em três capítulos. No primeiro, intitulado eutanásia, os autores trazem uma análise histórica sobre o tema, tratando sobre seu conceito em suas diversas formas. Já o segundo capítulo, posiciona a eutanásia nas diversas considerações de países estrangeiros. E por fim, no terceiro e último capítulo, o livro traz o debate a respeito dos direitos à vida e à dignidade humana.
Saiba mais
A obra está disponível em forma de e-book. May comenta que já teve boas experiências com publicações onlines e que a ideia é propagar o debate para o maior número de pessoas possível.
Acesse o livro (clique aqui)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 23 de novembro de 2015 às 21:32
Newsletter
RSS