Ciência Unesc

PPGSCol realiza primeiro exame de qualificação

PPGSCol realiza primeiro exame de qualificação
Mestranda Liliana Maria Dimer apresentou seu projeto de pesquisa Mais imagens

O PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), o Mestrado Profissional da Unesc, realizou nesta sexta-feira (20/11) o primeiro exame de qualificação. A mestranda Liliana Maria Dimer apresentou o projeto de pesquisa “Efeitos da psicoeducação em grupo sobre o tratamento do diabetes”. A primeira defesa de dissertação do Programa deve ocorrer no início de 2016.

Liliana teve em sua banca examinadora as professoras doutoras Luciane Bisognin Ceretta (orientadora), Ingrid Dalira Schweigert Perry e Samira Da Silva Valvassori.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 20 de novembro de 2015 às 16:51
Compartilhar Comente

Ciências Sociais Aplicadas é tema de obra lançada pela Editora Unesc

Ciências Sociais Aplicadas é tema de obra lançada pela Editora Unesc
Lançamento ocorreu nesta quinta-feira, no Bloco O (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Uma obra que reúne artigos de 20 professores e alunos da Unesc e de outras Instituições, que traz artigos sobre produção de bioenergia, administração estratégica, gestão pública, balanço social, extensão universitária, coleta seletiva solidária, entre outros assuntos. Esse é o livro "Temas Contemporâneos em Ciências Sociais Aplicadas”, que foi lançado pela Editora Unesc, nesta quinta-feira (19/11). A obra conta com as professoras Cristina Keiko Yamaguchi e Melissa Watanabe como organizadoras.

Durante o lançamento, o coordenador do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc), Alcides Goulart Filho, comentou que a obra fortalece o coletivo que é desenvolvido por meio da atuação de todos os envolvidos.

Os assessores da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão), Reginaldo de Souza Vieira e Gisele Coelho Lopes, também salientaram a importância de obras desenvolvidas por meio do coletivo, que enriquecem o conteúdo e fortalecem laços.

O coordenador da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, salientou que a Editora tem desenvolvido alternativas que fortalecem a circulação dos livros, além de novas tecnologias como e-books e e-pubs.

O coordenador de pesquisa e pós-graduação da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelangelo Gianezini, comentou que o livro impresso é importante para marcar momentos históricos e institucionais. Além disso, a obra também divulga as atividades que ocorrem dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas.

Sobre a obra

Os artigos que compõem o livro foram apresentados no 3º Seminário de Ciências Sociais Aplicadas. A obra é destinada a comunidade acadêmica, com o intuito de construir um referencial para aqueles que atuam na área, contribuindo para o desenvolvimento da interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação.

Para a professora Melissa Watanabe, o trabalho e a dedicação ao livro valeram a pena. “Desenvolver uma ação acompanhada de colegas com histórias tão interessantes é muito gratificante”, ressaltou.

A professora Cristina Keiko Yamaguchi relatou que a sensação de organizar os artigos é de desafio e conquista. “A logística entre nós e os autores teve um sabor diferenciado. Essa convivência interdisciplinar trouxe muitos ganhos enriquecedores”, afirmou

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 19 de novembro de 2015 às 20:29
Compartilhar Comente (1)

Mestrado em Saúde Coletiva promove encontro sobre Micropolítica

Mestrado em Saúde Coletiva promove encontro sobre Micropolítica
Abertura contou com o doutor Túlio Batista Franco (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Professores, alunos e profissionais da área da Saúde estão participando nesta sexta-feira (12/11) de um encontro do Mestrado em Saúde Coletiva do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O evento, que ocorre no Auditório Ruy Hüse, tem como tema a “Micropolítica realizada na gestão, formação, trabalho e cuidado em saúde”. A abertura contou com uma palestra com o doutor Tulio Batista Franco, da Universidade Federal Fluminense.

Segundo Franco, “A Micropolítica é a ação das pessoas no cotidiano a partir do seu espaço específico. O modo como essas pessoas trabalham vai desenvolver o perfil daquele serviço e, consequentemente, o efeito do processo de trabalho”, explicou.

Dentro desse procedimento, o professor comenta ainda, que o profissional de saúde tem autonomia em seu serviço, já que a partir do momento em que fica ele e o paciente o processo de decisão cabe somente ao profissional. “Para os gestores, isso é uma problemática. O trabalho em saúde é dependente de sua equipe, é um processo em rede, e a organização do desenvolvimento deve ser formulada também em conjunto”, ressaltou.

Sobre o encontro

O encontro tem o intuito de promover um espaço de reflexão crítica sobre as implicações que cada ator social responsável pela saúde no Brasil precisa assumir. “O evento fortalece a missão da Universidade em suas linhas de ensino, pesquisa e extensão. A Unesc tem investido fortemente na pesquisa, motivo pelo qual estamos em primeiro lugar em Santa Catarina, entre as Universidades não estatais”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta

Inscrições abertas

Os profissionais e gestores de saúde interessados em se qualificar e ganhar um olhar diferenciado sobre as inovações da área precisam ficar atentos. A Unesc está com inscrições abertas para o Mestrado em Saúde Coletiva do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que ocorre até o dia 3 de dezembro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 13 de novembro de 2015 às 17:47
Compartilhar Comente

Projeto Solidariedade é apresentado em Simpósio de Integração Científica

Projeto Solidariedade é apresentado em Simpósio de Integração Científica
Ações são desenvolvidas por estudantes em vários municípios (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão Solidariedade foi apresentado na tarde desta terça-feira (11/11) pela bolsista e estudante do curso de Direito, Fernanda Sachet, no 4º SICT Sul (Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense), em Sombrio. O evento é promovido pelo IFSC (Instituto Federal de Educação de Santa Catarina).

Do segundo semestre de 2009, quando começou, até o primeiro semestre de 2015, o Projeto Solidariedade totaliza os seguintes números: 1.547 estudantes de 1° fase do curso de Direito participantes, 23.136 horas trabalhadas em 291 projetos beneficiando diretamente 18.189 pessoas. O número de projetos realizados não apresenta a quantidade de vezes que algumas instituições vem recebendo o Solidariedade desde o seu início.

O projeto é desenvolvido junto a UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e faz parte das atividades de extensão desenvolvidas pela Universidade, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). O Solidariedade é coordenado pela professora Janete Trichês.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de novembro de 2015 às 19:44
Compartilhar Comente

Unesc participa de Simpósio de Interação Científica e Tecnologica

Unesc participa de Simpósio de Interação Científica e Tecnologica
Alunos e professores de Comércio Exterior apresentaram trabalhos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos do curso de Administração – linha de formação em Comércio Exterior participaram do IV SICT Sul (Simpósio de Integração Científica e Tecnológica Sul Catarinense) do IFSC. Eles apresentaram quatro trabalhos no encontro que ocorre em Sombrio nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/11).

Artigos apresentados:

Produção e Comercialização de Cortes Congelados de Frango Destinados ao Mercado Japonês
Autores: Estefania Parol, Julio Cesar Zilli e Adriana Carvalho Pinto Vieira

Importação de Equipamentos para Avicultura: O Caso Plasson do Brasil
Autores: Deise Coelho Rodrigues, Julio Cesar Zilli e Adriana Carvalho Pinto Vieira

Medidas de Defesa Comercial Aplicadas pelo Brasil no Primeiro Semestre de 2015
Autores: Eduardo Maldaner, Julio Cesar Zilli e Adriana Carvalho Pinto Vieira

Estratégia e Competitividade: A Inserção Internacional de Uma Empresa do Setor Têxtil
Autores: Carolina Martins Scussel, Julio Cesar Zilli e Adriana Carvalho Pinto Vieira

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 12 de novembro de 2015 às 15:26
Compartilhar Comente