Ciência Unesc

Curso em parceria com Ministério da Saúde e Sírio-Libanês inicia na Unesc

Curso em parceria com Ministério da Saúde e Sírio-Libanês inicia na Unesc
Capacitações ocorrem em todo o Brasil (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Um aperfeiçoamento especial, voltado aos profissionais do SUS da Macrorregião Sul (Amrec, Amesc e Amurel) iniciou na manhã desta quarta-feira (25/11) na Unesc. Dezenas de colaboradores de saúde começaram os cursos de especializações dos projetos de apoio ao SUS, desenvolvidos pelo Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde. As capacitações ocorrem em todo o Brasil, em 60 regiões, totalizando 4.800 alunos, e a Unesc foi uma das escolhidas para receber e ajudar na especialização. Na abertura houve uma fala dos parceiros e em seguida uma videoconferência com representantes do Ministério e do Sírio-Libanês.

“Este momento coroa um trabalho que viemos fazendo desde abril, dando início aos cursos. O SUS não conseguiria viver sozinho e vocês tem um parceiro indispensável, que é a Unesc”, ressaltou a gestora de Aprendizagem do Instituto Sírio-Libanês, Maria Letícia de Pelegrini, durante a abertura da especializações, no Auditório Ruy Hülse.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, destacou que o curso vai propiciar uma qualificação diferenciada aos profissionais da região. “A Unesc fica honrada dessa parceria, que nos aproxima ainda mais da comunidade”, comentou.

Também compuseram a mesa de abertura do curso a gerente regional da Saúde, Lisiane Tuon; o presidente do Conselho Superior de Gestão da Prefeitura de Criciúma, Sílvio Ávila Júnior; a vice-coodenadora da CIR (Comissão Intergestora Regional) Amrec e secretária de Saúde de Cocal do Sul, Sinara Milanez; a coodenadora da CIR Amesc e secretária de Saúde de Sombrio, Gislane Dias da Cunha, e a coodenadora da CIR Amurel e secretária de Saúde de Tubarão, Tanara Cidade de Souza.

Cursos de especialização

Os cursos de especialização dos projetos Gestão da Clínica no SUS e Saúde de Coletivos: Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente e Regulação em Saúde no SUS seguem até novembro de 2016.

“Eles buscam capacitar profissionais de saúde para que venham contribuir com a melhoria da atenção à Saúde da população brasileira, considerando a necessidade de ampliação do acesso e da integralidade do cuidado nas regiões de saúde brasileiras”, explica a gerente regional da Saúde, Lisiane Tuon.

Os cursos são orientados para o enfrentamento da fragmentação do cuidado. Eles consideram a necessidade de fortalecimento da atenção primária à saúde e da integração e coordenação entre os serviços e profissionais de saúde da rede. O objetivo é o fortalecimento das relações intergovernamentais no âmbito do SUS, orientado pela regionalização por meio da implantação e institucionalização das redes de atenção regionais e para a potencialização da participação social.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de novembro de 2015 às 15:17
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Margareth Kowalski

25 de novembro de 2015 às 23:05

Boa noite!!! Gostaria de saber onde foi divulgado as inscrições para estes cursos.

Deixe um comentário