Ciência Unesc

Conferência debate oportunidades no sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação regional

Conferência debate oportunidades no sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação regional
Documento estadual terá contribuições das discussões na Unesc Mais imagens

O estado atual e as oportunidades de avanços no sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação regional estão em pauta nesta terça (27/10) na Unesc. A Universidade recebe a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com empresários, docentes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade. “Esse é um momento essencial para falar sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Hora de fazer um diagnóstico dos pontos que temos que avançar”, destaca o reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Os participantes da Conferência foram separados em grupos, que discutem sobre a realidade local em questões como desenvolvimento, ciência, mercado e inovação. Ao final do evento eles vão apresentar o que debateram e essas informações formarão um documento - que será apresentado em Joinville, no dia 13 de novembro, durante o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação.

Abertura

“A Conferência ocorre em sete etapas regionais e esta é a terceira. Parabenizo a região pelo elevado número de participação. Espero que tenham um dia proveitoso e excelentes diálogos”, comenta o assessor de Gestão de Pesquisa da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Mario Angelo Vidor.

A abertura do evento também contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta; do gerente regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, Roque Salvan; do diretor da Faculdade Satc, Carlos Antônio Ferreira; do pesquisador da UFSC Rafael Cypriano Dutra; da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unibave, Karina Donadel; do secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Jacó Westrup; e do membro da coordenação da Conferência e do Departamento de EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento) da UFSC, Fernando Gauthier

Além da Fapesc, em Criciúma, a Conferência conta com o apoio da Unesc, da Satc e do Departamento de EGC da UFSC, que está organizando as reuniões em cada etapa.

Confira mais informações sobre a Conferência

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 27 de outubro de 2015 às 14:34
Compartilhar Comente

Professores apresentam trabalhos em evento nacional de Administração

Professores apresentam trabalhos em evento nacional de Administração
Encontro tem como tema “Administração e Sustentabilidade” Mais imagens

Professores dos cursos de Administração e Comércio Exterior estão representando a Unesc no 26º Enangrad (Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), que ocorre em Foz do Iguaçu esta semana. Eles estão apresentando quatro trabalhos no evento, que tem como tema “Administração e Sustentabilidade”.

Trabalhos


- “Estratégia operacional e competitividade: um estudo em redes de fast food”
Autores: Deinyffer Marangoni, Edson Firmino, Julio Cesar Zilli e Izabel Regina de Souza

- “Empreendedorismo e inovação: uma revisão sistemática”
Autores: Izabel Regina de Souza, Julio Cesar Zilli e Barbara Degasperi

- “Portos públicos de Santa Catarina: a dinâmica do agronegócio na movimentação portuária”
Autores: Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Izabel Regina de Souza

- “Relatórios de área, instituição e curso na construção de políticas de gestão dos indicadores de avaliação relacionados com o Enade”
Autores: Thiago Francisco, Izabel Regina de Souza, Julio Cesar Zilli e Marina Nakayama

- "Música: Uma Ferramenta de Desenvolvimento Humano E Profissional Nas Organizações
Autores: Natalia Martins Gonçalves , Júlia Pereira Dias , Abel Corrêa de Souza

- "O Terminal Intermodal Na Logistica De Transporte Natália Martins Gonçalves"
Autores: Eduardo Berndt da Luz , Maria Helena Souza dos Santos
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 27 de outubro de 2015 às 16:50
Compartilhar Comente

Unesc participa de congresso internacional sobre Ensino a Distância

Unesc participa de congresso internacional sobre Ensino a Distância
Evento ocorreu no último final de semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta, flexível e a distância, visando ao acesso de todos os brasileiros à educação. Essa foi a missão do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância e 7º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário, que ocorreu em Bento Gonçalves nesta semana (25 a 29/10).

Neste ano, com o tema "Se eu fosse Ministro da Educação faria o seguinte propósito da EaD", o congresso lançou um desafio aos interessados pelo tema: pensar com ousadia e imaginação quais seriam as possíveis medidas a serem tomadas se fosse o Ministro da Educação.

Sessão de pôsteres, minicursos, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições de trabalhos científicos, debates, entre outras atividades foram desenvolvidas no decorrer do evento que encerrou com uma palestra sobre "O futuro da Educação e a Educação do Futuro: Rompimento Total e a "Singularidade Tecnológica", ministrada pelo professor José Luiz Cordeiro, da Singularity University, localizada nos Estados Unidos.

As professoras Nara Cristine Thomé Palácios Cechel, Elisa Netto Zanette  e Michele Domingos Schneider apresentaram o trabalho "O Processo Avaliativo da EaD, no Ensino Superior: um Estudo de Caso", que traz os resultados preliminares do primeiro curso a distância da Unesc, de Tecnologia em Gestão Comercial.

Também participaram do congresso os professores Volmar Madeira e Ricardo Zambrano Júnior.

Saiba mais sobre o evento

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 27 de outubro de 2015 às 17:08
Compartilhar Comente

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais com inscrições abertas

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais com inscrições abertas
Estão disponíveis 22 vagas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Qualificar profissionais que atuam em empresas com foco na área tecnológica, desenvolvendo a capacidade de produzir soluções tecnicamente viáveis e ambientalmente corretas.  Esse é o objetivo do Mestrado do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), que está com inscrições abertas na Unesc, até o dia 21 de dezembro.

Estão disponíveis 22 vagas para o Mestrado, que qualifica para o desenvolvimento de alternativas que solucionem problemas tecnológicos existentes, ligados à transformação de materiais, contribuindo para o crescimento econômico.

Em 2016 o processo seletivo terá um segundo período de inscrições, que ocorre de 2 a 24 de fevereiro.

Mais informações pelo telefone 3431-2775.

Acesse o edital

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 28 de outubro de 2015 às 15:00
Compartilhar Comente

Unesc socializa experiências de sucesso em Docência na Saúde

Unesc socializa experiências de sucesso em Docência na Saúde
Evento ocorreu em Salvador, organizado pelo Ministério da Saúde Mais imagens

Professores da Unesc socializaram a experiência da Universidade nos projetos Viver SUS Docente e Interação Comunitária durante o Curso de Especialização em Docência na Saúde. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde, ocorreu na última semana em Salvador/BA.

“O Curso de Especialização em Docência na Saúde é destinado a professores da área da saúde e tem como objetivo desenvolver processos pedagógicos e formativos que respondam as necessidades sociais e de desenvolvimento e de melhoria da qualidade do sistema de saúde naquilo que diz respeito a formação universitária de profissionais da área da saúde”, explica a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Reynaud Toreti Becker.

Participaram do evento os professores Angela Erna Rossato, Denise Nuernberg, Indianara Reynaud Toreti Becker, Marco Antonio da Silva, Magada Tessmann Schuwaln e Willians Cassiano Longen, todos sob tutoria da professora Luciane Bisognin Ceretta, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, fruto de articulação com Departamento de Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), com o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EducaSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Projetos Unesc
O Viver SUS Docente trata-se de um projeto que prevê um processo de imersão de professores no Sistema Único de Saúde. A Interação Comunitária trata-se de uma disciplina de núcleo comum que promove a realização do diagnóstico de vida e saúde da comunidade de forma interdisciplinar. “As experiências compartilhadas com professores de todo o país foram consideradas de elevada relevância para a formação em saúde, por seu potencial transformador”, destaca Indianara.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 26 de outubro de 2015 às 11:45
Compartilhar Comente