Design

Projetos de alunos expostos na Bienal Brasileira de Design

Projetos de alunos expostos na Bienal Brasileira de Design
Trabalhos de Design e Gestão de Moda estão expostos em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos dos cursos de Design – ênfase em projeto de produtos da Unesc e Gestão em Design de Moda (Unesc/Senai) estão participando da  Bienal Brasileira de Design, com o tema “Design para Todos”. O encontro ocorre em Florianópolis até dia 12 de julho.

A exposição de projetos dos alunos da Unesc ocorre no estande da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), na Univali (Universidade do Vale do Itajaí), campus Florianópolis. Entre os produtos apresentados pela Unesc estarão revestimentos cerâmicos, bancos e peças de vestuário.

Evento paralelo à Bienal

Paralelo à Bienal Brasileira, a Unesc, a Satc e o Senai vão realizar, até 19 de junho, na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), o evento chamado “O Design nos Une”, que contará com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das três escolas de Design, além de workshops e debates com temas como tendência, criação, tecnologia e design como negócio.

Fonte: Secom

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de junho de 2015 às 19:41
Compartilhar Comente

Exposição reúne trabalhos de alunos das três escolas de Design de Criciúma

Exposição reúne trabalhos de alunos das três escolas de Design de Criciúma
Mostra traz produtos nas áreas gráfica, de moda e de produto (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O Design nos Une: Gráfico, Moda e Produto” traz uma reunião de diferentes trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de Design da Unesc, do Senai e da Satc. A exposição foi aberta na noite desta sexta-feira (22/5) na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), com a presença da carioca Renata Rubim, referência em design de superfície e consultoria de cores, que conversou com os estudantes sobre a carreira, processo criativo e empreendedorismo.

A exposição ocorre até 18 de junho e faz parte de um evento paralelo à Bienal Brasileira de Design, que ocorre desde o dia 15 de maio em Florianópolis. Além da mostra, a programação inclui quatro workshops gratuitos e direcionados para empresas da região. É a primeira vez que Criciúma tem um evento com a chancela da Bienal Brasileira de Design. Além do público em geral, a mostra pretende atrair especialmente os profissionais que atuam no mercado, seja do setor de agências de comunicação e gráficas, indústria cerâmica, mobiliário e moda.

O presidente da Acic, César Smielevski, ressaltou que a iniciativa de unir e fortalecer a relação do design traz benefícios para a região. “Torcemos para que a parceria que está começando traga bons frutos. Toda a cadeia produtiva têm a ganhar”. O reitor da Unesc, Gildo Volpato, afirmou que esta união potencializa o trabalho comum das instituições e mostra as competências do designer e o quanto o design agrega valor ao produto.

Segundo o coordenador do curso de Design – ênfase em projeto de produtos – da Unesc, João Luis Rieth, a ideia de fazer um evento coletivo surgiu da vontade de realizar, em Criciúma, uma ação de um porte maior das que até então vinham sendo feitas. “Em vez das escolas de Criciúma realizarem ações isoladas, elas decidiram se aproximar para aprofundar as relações e defender melhor a ‘bandeira’ do design na região. O designer é aquele que concebe o produto e o seu trabalho vai muito além do lado estético”, comentou.

A coordenadora do curso de Gestão em Design de Moda Unesc/Senai, Charlene Amâncio, lembrou que o design pode trabalhar com vertentes como a inclusão, a sustentatibidade e o resgate cultural de uma comunidade, além de colaborar com a vida das pessoas. “Esta exposição é uma grande vitrine de talentos”, analisou.

Para o coordenador do curso de Design Gráfico da Faculdade Satc, Diego Piovesan Medeiros, o evento fortalece a profissão, pois apresenta projetos executados com excelência pelos acadêmicos ao longo do curso. “Vejo a exposição como uma forma de ampliação das funções e práticas que o designer estabelece. Ela também educa, já que apresenta as diversas aplicabilidades da profissão e faz com que o leigo no assunto tenha conhecimento de que muito do que ele usa, consome, deseja, foi criado com um pensamento projetual”.

O evento conta com o apoio da Acic e do Sebrae. Também participaram da abertura o diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira, o diretor do Senai Criciúma, Sílvio Bittencourt, o diretor da Ceusa Revestimentos Cerâmicos, Gilmar Menegon e a consultora de estilo da Damyller, Damylla Damiani.

Programação paralela

Os workshops são gratuitos e destinados a representantes de empresas da região. As inscrições estão abertas pelo site www.acicri.com.br e as vagas são limitadas.

28 de maio – 19 às 21 horas
Inova Moda: Tendências, criação e tecnologia
Ministrante: Rosinei Zanchett
Local: Auditório Diomício Vidal – Acic

9 de junho – 19h30 às 22 horas
Os benefícios do design para o seu negócio
Ministrante: Danielle Zabotti (Mattiz Design)
Local: Sala 1 do Bloco D – Acic

10 de junho – 19h30 às 22 horas
Processos de gerenciamento de cor e as possibilidades criativas para cerâmicas de revestimentos
Ministrante: Jonas Cechinel Rosso (Torrecid)
Local: Sala 1 do Bloco D – Acic

16 de junho – 19h30 às 21h30
Experience Design
Ministrante: Igor Drudi (La Moda)
Sala 1 do Bloco D – Acic

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 22 de maio de 2015 às 22:46
Compartilhar Comente

Cases de empresas da região abrem Semana Acadêmica de Design

Cases de empresas da região abrem Semana Acadêmica de Design
Lança Perfume e Budny Tratores abriram o evento (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos e professores do curso de Design iniciaram hoje debates sobre mercado, a estrutura e o rumo que a profissão está tomando. Até sexta-feira (7/11), palestras, workshops e oficinas com cases de empresas de diversos setores do Sul do Estado vão ocorrer durante a Semana Acadêmica de Design, em diversos espaços da Universidade.

A abertura do evento contou com a palestra “Fashion Concept”, com Marcos Keller, designer da marca Lança Perfume e o case da Budny Tratores, com o proprietário da empresa, Carlos Budny.  A coordenadora de Extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Tecnologias e Engenharias), Miquele Lazzarin Padual, também participou da abertura da Semana.

O evento, que comemora o Dia do Designer (5/11), terá palestras como a do designer mineiro Marcelo de Resende, com 50 anos de carreira e atuação em vários estados brasileiros. A palestra de Resende ocorre sexta-feira (7/11), às 19h30, no hall do Bloco Administrativo da Universidade e é aberta ao público em geral.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, a intenção da Semana Acadêmica é estreitar o relacionamento entre empresas da região e o meio acadêmico. “A intenção é colocar os alunos em contato com negócios que tem se posicionado frente a novos desafios e despertar nos participantes do evento a vontade de inovar e ter experiências em outras áreas de trabalho que não as convencionais”, afirma.

Saiba mais:

Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Marcelo de Resende é bacharel em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenou de 1975 a 1985, o Setor de Design do Centro Tecnológico de Minas Gerais. Foi coordenador técnico do Laboratório de Design da Universidade Federal de Pernambuco (1985 a 1987), do Laboratório Brasileiro de Design, em Florianópolis (1987 a 1997) e do Centro de Design do Ceará do Instituto Dragão do Mar (2000 a 2001). Consultor dos Programas de Design e Artesanato do Sebrae, Resende também presta consultoria para a Thermosystem de Tubarão.

Programação

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 03 de novembro de 2014 às 22:18
Compartilhar Comente

Alunos de Design participam de palestra sobre propriedade industrial

Estudantes do curso de Design da Unesc acompanharam na noite de terça-feira (2/4), no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), uma palestra sobre Registro de Design de Produtos. O palestrante da noite foi Ricardo Monteiro, consultor da D’Mark Marcas e Patentes de Criciúma e Porto Alegre.

Monteiro abordou temas como os segmentos da Propriedade Industrial, as espécies de registros de design e exemplos de empresas como a Apple, que conseguiu proteger o desenho industrial do Iphone em todo o mundo ou da Maisena, que lutou contra a concorrência de embalagens semelhantes de concorrentes.

“Os estudantes tem desejo de criar o novo e queriam saber como proteger as suas criações. Conhecer ainda mais as ferramentas da Propriedade Industrial traz uma visão ampliada de evoluir profissionalmente com segurança”, afirmou o coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth.

Saiba mais

O registro de desenho industrial é a forma plástica do objeto, suas formas, linhas e cores. É um título de propriedade temporária sobre um desenho industrial, outorgado pelo Estado aos autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras dos direitos sobre a criação.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2013 às 18:17
Compartilhar Comente

Alunos do Curso de Design visitam o Museu Oscar Niemeyer!

 Os alunos dos Cursos de Design, Arquitetura e Artes Visuais, acompanhados pelo Prof. João Rieth, Coordenador do Curso de Design, estiveram em Curitiba, visitando o Museu Oscar Niemeyer, mais especificamente a exposicão IDEA Design, a qual apresentou os 150 produtos brasileiros que foram selecionados para este importante concurso internacional. Para Rieth, "é decisivo para os futuros profissionais, buscar estas informacões uma vez que dificilmente chegariam até aqui, devido á grandiosidade do evento", remarcou.  A viagem de estudos complementa as experiências didático-acadêmicas da UNESC.

Por: Amanda Costa Teixeira 25 de março de 2013 às 18:17
Compartilhar Comente