Design

Design é o primeiro Curso da UNESC com Dupla Diplomação

Design é o primeiro Curso da UNESC com Dupla Diplomação
Mais imagens

   O Curso de Design de Produtos trouxe uma novidade para os futuros profissionais. A partir de um convênio firmado com a Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAV), na Argentina, os acadêmicos da UNESC poderão ter o Diploma das duas Universidades. O convênio assinado na última semana entre as Instituições, permite que os acadêmicos do Curso de Design da UNESC cursem disciplinas em Design Industrial em Avellaneda e vice versa. O processo começou a ser alinhavado em 2012, quando o Reitor Gildo Volpato assinou um Acordo para Parcerias acadêmicas e cooperação científica e cultural entre as Instituições. Em 2013, quando o Curso de Design da UNESC estava em seu primeiro ano de vida, duas Professoras da UNDAV visitaram a UNESC e foi verificado, segundo o Coordenador do Curso, João Rieth, uma semelhança entre os currículos. "Foi então que surgiu a ideia da possibilidade de uma Dupla Diplomação para os acadêmicos das Instituições. Pelo convênio, a UNESC e UNDAV, podem receber, por ano, cinco acadêmicos para intercâmbio. "Da UNESC os acadêmicos da 5ª ou 6ª fases poderão participar do convênio, fazendo dois semestres em Avellaneda, cursando no mínimo, dez disciplinas. o Curso de Design tem duração de 04 anos e definimos que os acadêmicos que estivessem na fase de pré-estágio, após terem passado pelas disciplinas básicas e possuírem uma bagagem maior, eram os que mais se beneficiariam deste intercâmbio", comenta o Coordenador do Curso da UNESC. O Professor João Rieth conta que a Universidade de Avellaneda possui cerca de 8 mil acadêmicos e fica em uma região industrial. Segundo ele, o Curso de Design oferecido segue conceitos da Escola Alemã de objetividade e funcionalidade. "Não há como mensurar as experiências pessoais e profissionais que nossos acadêmicos terão com este contato com outra cultura. Ao fazer o projeto, o Designer precisa conhecer a cultura para qual ele está criando. Quem é o público, os costumes, o mercado. Durante o Curso, os acadêmicos fazem este exercício por meio de Projetos que o Curso tem com empresas, mas agora, terão a oportunidade de expandir isso para um cenário bem diferente do nosso." afirma. Como parte do convênio, um grupo de Acadêmicos e Professores da UNESC visitou no mês passado a UNDAV e conheceu a estrutura do Curso de Design e empresas da região. No último trimestre de 2015, Acadêmicos e Professores argentinos passarão uma semana na UNESC.

Mais informações: http://jornal.clicatribuna.com/edicoes/1951/21 AT 08-certa.jpg

Por: Sandra Regina Damaceno Justino Florêncio 22 de setembro de 2015 às 20:03
Compartilhar Comente

Acadêmicos da 6ª fase criam embalagens para Empresa da região

    Perfumes, sabonete e cremes. A partir de agora, todos estes produtos terão um pouco da criaitividade e talento dos acadêmicos da 6ª fase do Curso de Design de Produtos. Eles irão desenvolver na disciplina de Projeto de Produto IV, as embalagens dos cosméticos da Empresa Omnes, de Içara.  Os acadêmicos conheceram a empresa e alguns produtos que a Omnes fabrica, durante uma visita com os Professores Haron Cardoso Fabre e Igor Drudi, que aconteceu nesta última 3ª feira (15/09).

"As parcerias entre o Curso de Design e as empresas da região contribuem muito, pois os acadêmicos aprendem e as organizações têm suas demandas atendidas", comentou o Coordenador do Curso, Professor João Luis Silva Rieth.

Por: Sandra Regina Damaceno Justino Florêncio 16 de setembro de 2015 às 20:26
Compartilhar Comente

Design em Avellaneda

De 24 à 28 de agosto, nove acadêmicos do Curso de Design de Produtos da UNESC, acompanhados do Professor Igor Drudi, participaram das atividades acadêmicas do Design na Universidad Nacional de Avellaneda  (UNDAV), na província de Buenos Aires, Argentina. O propósito do evento foi a troca de experiências entre os estudantes e a aproximação entre as Instituições de Ensino, uma vez que as mesmas estão finalizando o processo de Dupla Diplomação. Em Buenos Aires, os acadêmicos foram recepcionados pela Coordenadora dos Cursos de Design Industrial e Tecnologia de Design de Marcas e Embalagens, Profª Lucrecia Piattelli. Ainda neste ano, acadêmicos argentinos deverão repetir em Criciúma o mesmo tipo de proposta, assistindo aulas e participando de palestras e visitas técnicas, aprimorando seus conhecimentos.

Por: Sandra Regina Damaceno Justino Florêncio 03 de setembro de 2015 às 17:33
Compartilhar Comente

Jantar de Premiação - Programa "Talento CEUSA"

Na última 2ª feira (17/08), os acadêmicos da 6ª fase do Curso, que participaram do Programa "Talento CEUSA" foram contemplados com um jantar onde na oportunidade foi divulgado os trabalhos vencedores que foram das acadêmicas Cristiane da Silva Hobold, Talita Souza e Thayná Monteiro. Estavam presentes os Professores do Curso, Diretores, Designers e Técnicos da CEUSA bem como o Diretor Superintendente Gilmar Menegon. As acadêmicas vencedoras irão apresentar o projeto na Feira REVESTIR 2016 em São Paulo, no mês de março. Dado o êxito da atividade, a empresa repetirá o concurso no próximo ano e doará um container para exposição permanente dos trabalhos acadêmicos no campus da UNESC, neste mês de setembro.
 

Por: Sandra Regina Damaceno Justino Florêncio 18 de agosto de 2015 às 20:13
Compartilhar Comente

Visita Técnica - Itália

Visita Técnica - Itália
João Rieth Mais imagens

Em sua visita técnica à Itália, o Coordenador do Curso, Professor João Luis Silva Rieth, visita à Universidade Politécnica de Milão, mais especificadamente o Poli Design, a Scuola de Design. Na oportunidade foi recebido pelo Professor Arturo Dell Ácqua Bellavitis, Diretor Geral e pelo Professor Francesco Galli, Coordenador da área. Foi possível conhecer as instalações, salas de aulas e os vários laboratórios de atividades que compõe o complexo institucional, além da Polifactory, área de desenvolvimento de projetos integrados com outros cursos como as engenharias de empresas privadas. Até o momento a UNESC não possui nenhum convênio de intercâmbio com a Itália, razão da visita do Professor Rieth. Paralelamente foram feitas visitas à Expo Mundial que está acontecendo em Milão cujo o tema é "Nutrir o Planeta, Energia para a Vida", onde mais de 120 nações se apresentam em 96 pavilhões e tratam do desafio do futuro que sãoas novas tecnologias para a produção de alimentos, de modo sustentável. Todos os pavilhões foram produzidos com materiais recicláveis e seu reaproveitamento já foi previsto desde a concepção. Muitos deles serão remontados em outros espaços, atribuindo novos usos. Design e Arquitetura associados permitiram as mais variadas soluções, com baixo impacto ambiental e prevendo o uso racional da energia. Também o Museu de Design de Milão abordou o tema apresentando a relação Design com os alimentos através do Food Design e sua produção, utensílios e embalagens desde 1800 na Itália.

 

Por: Sandra Regina Damaceno Justino Florêncio 28 de julho de 2015 às 18:43
Compartilhar Comente