Tecnologia em Design de Moda

Alunas de Moda são finalistas de concurso estadual

Alunas de Moda são finalistas de concurso estadual
Estudantes participam do Santa Catarina Moda e Cultura (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Design de Moda Unesc/Senai tem três alunas na final do Santa Catarina Moda e Cultura, do qual participam 16 instituições de ensino do Estado. No início do desafio em torno de 90 alunos estavam envolvidos no projeto, sendo selecionados 32 estudantes para a final. A Unesc está sendo representada na final pelas acadêmicas Andressa Kassandra Milanez, Analisse Donato Bonfante e Maria Julia de Lima Dassoler.

Para chegar até a final as estudantes passaram por quatro seletivas nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis e Jaraguá do Sul. De acordo com a professora do curso de Tecnologia em Design de Moda, Jadsnara Lunardi Brognara, cada encontro havia um workshop com um tema especifico, como: inovação, sustentabilidade, branding e identidade catarina. A partir destes quatro assuntos os desafios eram lançados aos competidores.

As três alunas vão passar por uma imersão na segunda edição do Design Camp entre os dias 1º e 5 de novembro na unidade do Senai de Jaraguá do Sul ao lado de professores e com acompanhamento constante de profissionais de empresas associadas ao projeto.

O Santa Catarina Moda e Cultura é uma iniciativa que promove inovação através de todos os envolvidos no segmento da moda: dos presidentes das companhias aos professores e estudantes que se preparam para ingressar no mercado, passando pelos profissionais que já atuam nestas empresas. Ao todo, 17 organizações de várias regiões do Estado são associadas ao projeto.

“Para as alunas é enriquecedor essa troca de experiências com professores e acadêmicos de outras instituições de ensino. Elas trabalham com perfis diferentes, resolvendo problemas das empresas, ou seja, os pesadelos enfrentados no dia a dia do mercado de trabalho. Além disso, elas estão diretamente em contato com os diretores das maiores empresas do Estado”, destaca o professor Roger Arendi.

*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de outubro de 2016 às 17:43
Compartilhar Comente

Gestão em Design de Moda realiza Semana Acadêmica

Gestão em Design de Moda realiza Semana Acadêmica
Estudantes participaram de oficinas de criatividade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Gestão em Design de Moda (Unesc/Senai) soltaram a imaginação durante a Semana Acadêmica, que encerrou nesta sexta-feira (29/5). O evento trouxe debates e oficinas de criatividade como a “Pedacinhos de sua História”, que ocorreu na terça e quarta-feira (26 e 27/5) com a professora Adriana Scotini.

Por meio de um objeto de estimação, os alunos de Moda fizeram uma análise e listaram atributos do objeto como forma, cores, superfície, gráfico e conceito. A partir disso, eles desenvolveram um painel com imagens que referenciavam os atributos listados, por meio de colagem. Foi desenvolvido também um Toy Art, objeto que une design, arte e moda.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2015 às 18:13
Compartilhar Comente

“O Design nos Une”: alunos de Moda participam de palestra com consultora do Senai

“O Design nos Une”: alunos de Moda participam de palestra com consultora do Senai
Evento paralelo à Bienal Brasileira ocorre até 18 de junho na Acic (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O evento paralelo à Bienal Brasileira de Design, realizado pelos cursos de Design da Unesc, Senai e Satc, segue com programação de workshops, palestras e a exposição “O Design nos Une”, na sede da Acic (Associação Empresarial de Criciúma). Dentro da programação do evento, na noite desta quinta-feira (28/5), o curso de Gestão em Design de Moda (Unesc/Senai), realizou  a palestra Inova Moda – Coleção Inverno 2016, com a consultora de Moda do Senai Santa Catarina Rosenei Zanchett.

A palestra teve a participação de empresários, profissionais do Design, acadêmicos e professores.

Segundo a coordenadora do curso, Charlene Amâncio Nunes, a palestra fez parte de um projeto desenvolvido em parceria entre o Senai e o Sebrae, com o objetivo de incentivar o processo criativo para o desenvolvimento da competitividade industrial e criar experimentos acessíveis aos seguimentos da indústria da moda.

O Inova Moda Coleção Inverno 2016 tem como tema central os “Caminhos”, e foi produzido a partir de pesquisas feitas por profissionais de Design que participaram das principais feiras e exposições para observar as tendências da moda nas cidades de Paris, Londres, Milão e 25 estados do Brasil.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2015 às 16:16
Compartilhar Comente

Estudantes de curso de Moda representam Criciúma no Paraty Eco Fashion 2014

Estudantes de curso de Moda representam Criciúma no Paraty Eco Fashion 2014
Alunas Unesc/Senai apresentaram look do projeto “Mãe África” (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Criciúma foi representada pelo curso superior de Tecnologia em Design de Moda Unesc/Senai no evento “Paraty Eco Fashion”, que ocorreu de quinta-feira a domingo (16 e 19 de outubro), em Parati, no Rio de Janeiro. O projeto “Mãe África”, das estudantes da sexta fase do curso, Maria Aline Cassão Cabral e Jéssica Gomes Vaz, foi um dos 30 selecionados para participar do evento, que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, destacando as culturas das regiões brasileiras.

Segundo a coordenadora do curso, Charlene Amâncio Nunes, a coleção “Mãe África” une moda e sustentabilidade em peças e acessórios do vestuário feminino feitas com matérias-primas como resíduos têxteis, sobras de aviamentos de confecções e fibras naturais como a taboa, a tiririca e a palha de butiazeiro. “Durante o Paraty Eco Fashion, foi relatado ao público o processo de inspiração, criação e desenvolvimento da coleção. Os trabalhos ficaram em exposição e um dos looks participou do desfile na praça da cidade e de um editorial de moda”, conta.

A confecção das peças criadas pelas alunas do curso de Tecnologia em Design de Moda foi realizada por dois clubes de mães que usam o artesanato como fonte de renda: a Afave, de Nova Veneza e o Passo de Fibra, de Torres. “Foi muito gratificante representarmos nossa região em um evento deste nível e demonstrar um pouco do que podemos fazer para contribuir com uma moda mais sustentável”, afirma Charlene.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 20 de outubro de 2014 às 16:18
Compartilhar Comente

Alunas de Tecnologia em Design de Moda têm projeto aprovado para concurso estadual

Alunas de Tecnologia em Design de Moda têm projeto aprovado para concurso estadual
Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva ocorre em dezembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade será representada no 2º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva por duas alunas do curso superior de Tecnologia em Design de Moda Unesc/Senai. As estudantes da sexta fase do curso, Anelise Valentim e Camila Colares, tiveram o seu projeto aprovado entre os 20 que participarão do prêmio. As alunas irão apresentar suas criações no dia 4 de dezembro, às 19 horas, na Fiesc (Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

O Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva é aberto para estudantes de moda e design projetarem e produzirem modelos de roupas adaptadas para pessoas com deficiência. O prêmio faz parte do Circuito Estadual de Moda Inclusiva que percorreu cinco cidades catarinenses com workshops e palestras voltadas a estudantes da área de moda. Criciúma foi uma das cidades que recebeu o Circuito.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2014 às 21:34
Compartilhar Comente