Medicina

MEDICINA-ENADE-2016

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um componente curricular obrigatório estabelecido pela Lei No. 10.861, de 14 de abril de 2004, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da educação Superior (SINAES). Ele tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, considerando os objetivos estabelecidos para o curso nas Diretrizes Curriculares Nacionais determinadas pela área. Nesse sentido, a participação no Exame é condição obrigatória, aos estudantes habilitados, para a colação de grau, cuja situação de regularidade será atestada em seu histórico acadêmico.

Considerando a importância e a complexidade do evento, a Coordenação do Curso de Medicina, amparada pela Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNASAU), oferece as aulas de Bioestatística, Interpretação de Textos para as questões do ENADE e sobre o preenchimento do Questionário do Estudante. Este último elemento, por sinal, requer um intenso processo de sensibilização devido a importância que possui para os indicadores de qualidade do curso, que são publicados anualmente pelo MEC.

As aulas de Bioestatística ocorreram nas datas 19, 22, 29 de setembro e as aulas de Interpretação de Texto estão previstas para os dias 10 e 17 de outubro. Os alunos também vão receber orientações para preenchimento do Questionário do Estudante, que estará disponível a partir 20/10/2016 e seu preenchimento é obrigatório, tal como previsto nos ordenamentos legais que orientam os processos que envolvem o ENADE.

Os resultados deste evento constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior, que tem impacto direto no ato regulatório do curso e, portanto, em seu funcionamento.

Nesse ano de 2016, na UNESC, a prova será aplicada no dia 20 de novembro com inicio às 13 horas, para todos os cursos da área da saúde. E maiores informações sobre o ENADE poderão ser encontradas no Link: http://portal.inep.gov.br/enade.

Por: Isabel Aparecida Piazzoli Padilha 03 de outubro de 2016 às 11:23
Compartilhar Comente

Vamos falar sobre o SUS?

Vamos falar sobre o SUS?
Jornada Acadêmica de Saúde inicia nesta segunda-feira e traz esse tema (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais de 70% da população procura pelas unidades públicas quando apresentam algum problema de saúde. A pesquisa é do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. Dentro deste quadro, a importância e a ampliação do SUS será o tema central de debate da Jornada Acadêmica de Saúde da Unesc, que inicia nesta segunda-feira (26/9).

O evento é organizado pelos Centros Acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Rafael Oliveira, é indispensável salientar entre os estudantes a importância do SUS para a comunidade. “O SUS corre perigo e, para que ele não seja extinto, nós precisamos lutar. É esse o sentimento que precisa ser plantado em cada profissional da saúde, em cada aluno e professor”, comentou.

Além de palestras, debates e minicursos. Na quinta-feira (29/9), ocorre uma Feira de Saúde, a partir das 8 horas, no Bairro Boa Vista. No local, os estudantes e professores dos oito cursos de saúde da Unesc irão prestar serviços de saúde e orientar os moradores.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de setembro de 2016 às 16:14
Compartilhar Comente

Medicina Unesc participa do Anasem, em Brasília

Medicina Unesc participa do Anasem, em Brasília
Evento ocorreu nesta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente na Anasem (Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina), evento que ocorreu na última terça-feira (13/9) em Brasília, na sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O coordenador do curso de Medicina da Universidade, Glauco Danielle Fagundes, esteve com demais representantes de cursos de todo o país para discutir a avaliação.

O encontro destacou os principais pontos da portaria mais recente que regulamentou a aplicação do exame em 2016 e mostrou o passo a passo das inscrições, que já começaram e são de responsabilidade das IES (Instituições de Ensino Superior). O Brasil tem hoje 271 cursos de Medicina distribuídos em 165 municípios e oferecidos por 233 IES diferentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2016 às 19:43
Compartilhar Comente

Alunos lançam Liga Acadêmica de Reumatologia de Criciúma

Alunos lançam Liga Acadêmica de Reumatologia de Criciúma
LARC iniciou com “pé direito”, contando com a presença de uma especialista Mais imagens

Os alunos de Medicina da Unesc abriram oficialmente os trabalhos da LARC (Liga Acadêmica de Reumatologia de Criciúma) na noite da última quinta-feira (11/8), no Auditório do Hospital São João Batista. O evento inaugural da Liga contou com a presença da doutora Fernanda Manente Milanez - especialista em reumatologia pela USP. Ela falou sobre “Diagnóstico diferencial em reumatologia – o que o clínico precisa saber?”.

A Liga foi criada com o objetivo de buscar conhecimento sobre reumatologia e aprimorá-lo. “Ela vai buscar enriquecer conhecimento sobre o assunto e levar isso a comunidade para tentar uma melhor interação medico paciente desde a graduação”, comentou o estudante e presidente da LARC, Marcelo Pinto Antunes. Os alunos terão encontros mensais.

A reumatologia pesquisa, investiga, diagnostica e define o tratamento de várias doenças principalmente as que causam dor nas articulações, músculos, ossos, tendões. São doenças inflamatórias, imunológicas, osteometabolicas, amplificações dolorosas, entre outras. (Fonte: professorgoldenberg.com.br)

Composição da Liga
- Presidente: Marcelo Pinto Antunes
- Vice-presidente: Josiani Berto
- Secretario: Paulo Roberto Lino
- Vice-secretário: Gabriel Giassi
- Tesoureiro: Paulo Cesar Martins
- Vice-tes oureiro: Gabriel de Fáveri
- Professor coordenador: doutor Sergio Augusto Daminelli – reumatologista

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 12 de agosto de 2016 às 14:48
Compartilhar Comente (1)

Campanha atua na prevenção de queimaduras

Campanha atua na prevenção de queimaduras
Alunos de Medicina dão orientações em vários pontos da cidade (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Você sabe como prevenir acidentes com queimaduras? E como agir em caso de uma? Essas algumas questões levantadas pela Campanha Nacional de Prevenção de Queimadura, que ocorre esta semana e em Criciúma é desenvolvida pela Unesc, por meio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica e de Emergência da Universidade, com o apoio da Fundação Cultural e do Nações Shopping. Nesta quinta-feira (9/6), alunos do curso de Medicina deram orientações para professores, estudantes e funcionários da Unesc.

As atividades iniciaram domingo (5/6) no Nações Shopping e seguiram nesta quinta-feira na Unesc. O encerramento da campanha ocorre sábado (11/6), com uma ação na Praça Nereu Ramos, a partir das 9h30. A Campanha Nacional é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com o apoio da Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia Plástica.

Segundo a acadêmica da sétima fase de Medicina e participante da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica, além de folder explicativo, a campanha coleta dados da população por meio de um questionário, para um levantamento das principais dúvidas e erros cometidos envolvendo acidentes com queimaduras, para ser usado em ações futuras de prevenção.

O que fazer em caso de acidentes com fogo?

- O primeiro passo após a queimadura com fogo é limitar a extensão dos danos para evitar que a queimadura piore. A área queimada deve ser resfriada em água corrente fria por vários minutos. Não se deve usar gelo e toda a roupa queimada deve ser retirada.
- Se a roupa estiver pegando fogo, abafe as chamas com um cobertor umidificado em água, até que se apaguem.
- Cubra suavemente a queimadura com um pano limpo de tecido de algodão (lençol, fronha, fralda, lenço). Evite tecidos sintéticos, algodão e ataduras.
- Nunca passe óleo, manteiga, cremes, hidratantes, clara de ovo, folha de bananeira, pomadas caseiras ou loção anti séptica.
- Não tente retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele.
- Nunca arranque a pele que estiver solta.

Procure ajuda médica sempre que a pele tenha sido destruída ou apresentar bolhas; em caso de queimaduras maiores que a palma da mão; em caso de queimaduras no rosto, pescoço, pés e mãos e se após três dias a queimadura não começar a cicatrizar.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2016 às 21:06
Compartilhar Comente