Campanha atua na prevenção de queimaduras
Você sabe como prevenir acidentes com queimaduras? E como agir em caso de uma? Essas algumas questões levantadas pela Campanha Nacional de Prevenção de Queimadura, que ocorre esta semana e em Criciúma é desenvolvida pela Unesc, por meio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Plástica e de Emergência da Universidade, com o apoio da Fundação Cultural e do Nações Shopping. Nesta quinta-feira (9/6), alunos do curso de Medicina deram orientações para professores, estudantes e funcionários da Unesc.
As atividades iniciaram domingo (5/6) no Nações Shopping e seguiram nesta quinta-feira na Unesc. O encerramento da campanha ocorre sábado (11/6), com uma ação na Praça Nereu Ramos, a partir das 9h30. A Campanha Nacional é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com o apoio da Associação Brasileira das Ligas de Cirurgia Plástica.
Segundo a acadêmica da sétima fase de Medicina e participante da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica, além de folder explicativo, a campanha coleta dados da população por meio de um questionário, para um levantamento das principais dúvidas e erros cometidos envolvendo acidentes com queimaduras, para ser usado em ações futuras de prevenção.
O que fazer em caso de acidentes com fogo?
- O primeiro passo após a queimadura com fogo é limitar a extensão dos danos para evitar que a queimadura piore. A área queimada deve ser resfriada em água corrente fria por vários minutos. Não se deve usar gelo e toda a roupa queimada deve ser retirada.
- Se a roupa estiver pegando fogo, abafe as chamas com um cobertor umidificado em água, até que se apaguem.
- Cubra suavemente a queimadura com um pano limpo de tecido de algodão (lençol, fronha, fralda, lenço). Evite tecidos sintéticos, algodão e ataduras.
- Nunca passe óleo, manteiga, cremes, hidratantes, clara de ovo, folha de bananeira, pomadas caseiras ou loção anti séptica.
- Não tente retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele.
- Nunca arranque a pele que estiver solta.
Procure ajuda médica sempre que a pele tenha sido destruída ou apresentar bolhas; em caso de queimaduras maiores que a palma da mão; em caso de queimaduras no rosto, pescoço, pés e mãos e se após três dias a queimadura não começar a cicatrizar.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
09 de junho de 2016 às 21:06
Newsletter
RSS