Medicina

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente

Novidade: Unesc lança pós em Medicina de Emergência e Trauma

Novidade: Unesc lança pós em Medicina de Emergência e Trauma
Curso inédito na região é voltado para médicos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para a primeira turma a especialização em Medicina de Emergência e Trauma. Único curso na área ofertado na região, ele foi planejado para contribuir com a formação e capacitação dos profissionais de Medicina que trabalham ou pretendem atuar nas unidades de emergência, pronto-socorro e atendimento pré-hospitalar.

O curso conta com um corpo docente especializado e com grande experiência na área de Emergência e Trauma, aulas práticas, estágio supervisionado e disciplinas baseadas em protocolos, conforme diretrizes estabelecidas por órgãos da saúde. Com duração de aproximadamente 20 meses, a pós realizará as aulas quinzenalmente às sextas-feiras das 19 às 22 horas e aos sábado das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A grade do curso conta com disciplinas como: Gestão em Medicina de Emergência e Políticas Públicas; Emergências Cardiológicas; Cuidados Intensivos na Emergência; Emergências Psiquiátricas; Fundamentos em Ventilação Mecânica; Emergências Neurológicas; Emergências Neonatais e Pediátricas; Avanço no Atendimento Inicial ao Trauma; Procedimentos Invasivos no Trauma; Urgência e Emergências em Ginecologia e Obstetrícia e Emergências Cirúrgicas.

Os alunos terão ainda estágio obrigatório na Emergência do Hospital São Donato de Içara, no período de oito semanas.

Os interessados em fazer parte do curso, podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2017 às 22:05
Compartilhar Comente

Curso de Medicina recebe selo de excelência do Conselho Federal

Curso de Medicina recebe selo de excelência do Conselho Federal
Universidade está entre as 19 instituições que cumprem os requisitos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc recebeu mais uma boa notícia em avaliação realizada em âmbito nacional. A Universidade está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina e da Abem (Associação Brasileira de Educação Médica). A certificação é concedida para cursos de Medicina que cumprem requisitos exigidos pelo Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas) e que envolvem questões como perfil dos docentes, qualidade da gestão e da infraestrutura disponível.

O selo vale por três anos e para ser acreditado pelo Saeme, o curso de Medicina precisa passar por várias etapas, como o preenchimento de um questionário online e visitas à instituição. Gestores, professores, alunos, representantes da comunidade e da rede de saúde local participam do processo de avaliação. No Sul do Brasil, cinco cursos receberam a certificação e destes, dois ficam em Santa Catarina – ambos pertencem a Universidades Comunitárias.

Cada instituição é livre para escolher participar ou não do processo e segundo o coordenador do curso de Medicina da Unesc, Glauco Fagundes, 2016 foi o primeiro ano em que o selo foi dado aos cursos. Neste ano, 33 escolas de Medicina se inscreveram para passarem pela avaliação. Três não encaminharam o material necessário e 30 passaram por todas as etapas da acreditação. Destas, 19 receberam o reconhecimento do Conselho Federal. “O objetivo é certificar a qualidade dos cursos. Quem recebeu o selo, ganha também um atestado de que tem o ambiente necessário para formar com qualidade novos profissionais”, comenta Fagundes.

Todas as instituições receberam visita de avaliadores do CFM e da Abem que analisaram diversos pontos. “A interação entre o curso com a comunidade e com a rede de saúde foi um dos quesitos destacados pelos avaliadores na Unesc”, conta.

A acreditação das instituições por entidades representativas é um modelo já utilizado em países como Estados Unidos e Canadá e segundo o coordenador do curso da Unesc, a intenção é que em alguns anos a acreditação tenha validade internacional. “O objetivo é prezar pela qualidade do ensino da Medicina e que as escolas tenham similaridade na formação”, afirma Fagundes.

Em 2017, haverá uma nova etapa, com previsão de avaliar cursos que não participaram deste processo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2016 às 20:50
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis e Medicina disputam final de Intercursos

O Campeonato Intercursos de Futsal Masculino da Unesc/DCE chegou a sua reta final e, nesta terça-feira (8/11), o vencedor da edição de 2016 será conhecido. Às 21h30, no ginásio da Universidade, o time de Ciências Contábeis enfrenta a equipe de Medicina, Aaamon F. C.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2016 às 20:33
Compartilhar Comente

Unesc Rosa: Liga de Cirurgia Plástica esclarece população sobre câncer de mama

Unesc Rosa: Liga de Cirurgia Plástica esclarece população sobre câncer de mama
Curso de Medicina da Universidade participam da ação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos e professores do curso de Medicina da Unesc e que participam da Liga de Cirurgia Plástica realizam ações de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de mama durante este mês. Dentro da programação do Unesc Rosa, o grupo vai estar em espaços de Criciúma conversando com a comunidade sobre o assunto e também participando de cirurgias de reconstrução em mulheres que tiveram a doença.

Domingo (23/10), os acadêmicos da Liga de Cirurgia Plástica da Unesc vão levar informações sobre o câncer de mama e as possibilidades de reconstrução mamária em uma ação no Nações Shopping, a partir das 16 horas.

Já na próxima quinta-feira (27/10), a Liga organizou um ciclo de palestras aberto ao público em geral, no Auditório do Hospital São João Batista, às 19 horas, com a participarão dos médicos cirurgiões plásticos, Eduardo Favarin e Glayse June Favarin, o mastologista Gustavo Coral e o advogado Eduardo Alamini. Juntos, eles abordarão assuntos que partem da prevenção ao diagnóstico e tratamento da doença, aspectos da retirada da mama e da reconstrução e os direitos das mulheres com câncer de mama.

Segundo a professora do curso de Medicina da Unesc, Glayse June Favarin, os alunos se prepararam para a ação passando por um amplo treinamento com aulas sobre os assuntos abordados com todos os profissionais envolvidos. “Hoje o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, são detectados mais de 50 mil novos casos todo ano. Lidar com uma doença tão complexa como o câncer é uma tarefa árdua que exige equilíbrio físico e mental da mulher”, afirma.

Glayse conta ainda que além das ações de orientação, os alunos da Liga de Cirurgia Plástica da Unesc poderão acompanhar cirurgias de reconstituição feitas no Hospital São José, em Criciúma, de quarta-feira a sábado (26 a 29/10). Segundo ela, nove mulheres terão suas mamas reconstruídas com implantes de silicone doados pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), parceira dos mutirões de cirurgias plásticas gratuitas em todo o Brasil durante a campanha Outubro Rosa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de outubro de 2016 às 15:22
Compartilhar Comente