Medicina

Atletas do Criciúma Esporte Clube recebem atendimentos de acadêmicos e profissionais da Unesc

Atletas do Criciúma Esporte Clube recebem atendimentos de acadêmicos e profissionais da Unesc
Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, e Nutrição participaram das atividades (Foto: Décio Batista) Mais imagens

As atletas das equipes de futebol e futsal feminino do Criciúma Esporte Clube receberam atenção especial por meio de uma ação envolvendo acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, e Nutrição da Unesc e profissionais das Clínicas Integradas da Instituição. Exames, palestras e rodas de conversa estiveram na programação do evento, realizado na sexta-feira (31/4), que marca mais uma etapa na parceria entre a Universidade e o Criciúma Esporte Clube.

A ação, realizada no auditório do Estádio Heriberto Hülse, contou com uma palestra sobre Nutrição Esportiva ministrada pelo professor da Instituição Bruno Pieri, na qual foram passadas orientações nutricionais gerais para as atletas. O docente também esclareceu dúvidas provenientes das jogadoras sobre a alimentação no dia-a-dia para que se alcance um máximo rendimento esportivo.

Na mesma tarde, a enfermeira obstetra Gabriela Martins Valerim conversou com as atletas sobre autoconhecimento, sexualidade e prevenção de ISTs, e houve a realização de testes rápidos para detecção de possíveis infecções. Os acadêmicos do curso de Odontologia também estiveram presentes, utilizando o equipamento odontológico portátil para realização de exame bucal nas jogadoras.

O doutor Marcelo Beirão, diretor médico do Criciúma Esporte Clube, afirmou que a ação serve para reforçar ainda mais a parceria entre o clube e a Universidade. “As relações entre o Criciúma Esporte Clube e a Unesc vem se fortalecendo, com um número cada vez maior de parcerias entre os diversos cursos que a Unesc pode nos auxiliar”, ressaltou o profissional, destacando a importância das duas instituições para a cidade. “Uma parceria assim só tem a fortalecer essas duas estruturas gigantes e importantes para a cidade de Criciúma”, completa.

Nas próximas semanas, mais atendimentos serão realizados com as atletas do Criciúma Esporte Clube. Atendimentos com acadêmicos do curso de Psicologia, procedimentos odontológicos nas Clínicas Integradas e  consultas ginecológicas com a médica professora da Universidade são algumas das várias ações planejadas na parceria entre o clube e a Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2023 às 13:07
Compartilhar Comente

Aula demonstração oficializa início das atividades no Centro de Realidade Mista da Unesc

Aula demonstração oficializa início das atividades no Centro de Realidade Mista da Unesc
Laboratório que é referência nacional coloca os acadêmicos em contato direto com a tecnologia da realidade mista (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Acadêmicos, professores e convidados especiais participaram na manhã desta segunda-feira (03/04) de uma aula demonstração da mais nova tecnologia aplicada ao ensino-aprendizagem da Graduação Multi Unesc: a meta-anatomia. Intitulada Unesc Experience, a aula oficializou o início das atividades do pioneiro Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff, da Universidade, inaugurado em 2022.

“O Centro de Realidade Mista é mais uma evidência do quanto a Nossa Unesc está na vanguarda do conhecimento e, por meio da Graduação Multi, oferece aos acadêmicos experiências inovadoras, disruptivas e transformadoras. Este laboratório é pioneiro no Brasil e está entre os centros tecnológicos mais modernos do mundo. Por sermos uma Universidade Comunitária, que não visa lucro, podemos reinvestir nossos resultados para fomentar projetos como este, que promovem a formação de excelência e vão beneficiar a comunidade por meio de parcerias com hospitais e clínicas da região”, ressalta a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta.

A viabilização do projeto, que teve início em 2020, contou com recursos de emenda da deputada federal Geovânia de Sá e com o apoio da Prefeitura de Criciúma e Câmara Municipal. A parlamentar esteve entre os convidados da aula de demonstração e falou da importância deste espaço inovador.

“Nos orgulha muito poder contribuir com a nossa Universidade Comunitária, que faz um trabalho relevante na região, sendo referência em inovação e tecnologia no estado e no país. A implantação do Centro de Realidade Mista é prova disso e vai possibilitar que os estudantes recebam o que há de mais moderno, no mundo, em termos de ensino. Esse conhecimento retornará em breve à sociedade e contribuirá para o desenvolvimento regional”, enaltece a deputada que é egressa da Unesc. 

Além do poder público, o projeto também encontrou apoio na iniciativa privada, por meio do Laboratório de Inovação Hololab, que prestou consultoria ao Centro de Realidade Mista da Unesc. 

“Nós entramos com a tecnologia e a Universidade, por meio de seus professores, trouxe o conhecimento acadêmico, principalmente, do ponto de vista anatômico. Participaram diversos especialistas em corpo humano e os colaboradores da empresa fizeram todos os ajustes. Um projeto como este não se faz sozinho, então foram unidas forças de conhecimento para montá-lo”, comenta Alexandre Vasquez, CEO da empresa. 

Vasquez acrescenta que profissionais do Instituto Sírio-Libanês e do Hospital Israelita Albert Einstein, duas referências em saúde no país, ficaram impressionados quando conheceram o trabalho realizado na Unesc. “Vocês devem se orgulhar deste Centro, pois se trata de um espaço realmente inovador. Não há nada semelhante no Brasil”.

Realidade Virtual

É por meio da aula de meta-anatomia que o virtual e o real se conectam. Com o uso do dispositivo de realidade virtual é possível ter uma experiência tridimensional imersiva. Isso quer dizer que tanto professores quanto acadêmicos conseguem “entrar” dentro do corpo humano e explorar 11 sistemas, como o cardiovascular, neurológico, esquelético, entre outros. 

“Os acadêmicos vêm ao Centro e podem colocar em prática o que aprenderam na teoria, de forma lúdica. Aqui é possível trabalhar erro e repetição para consolidar o aprendizado sem colocar pacientes em risco ou ainda fazer o uso de cadáveres”, explica a professora Isabela Casagrande Jeremias, responsável pela disciplina de anatomia nos cursos da Saúde da Unesc.

O que dizem as autoridades sobre o Centro de Realidade Mista da Unesc:

“Esse é um dia muito importante não só para a Unesc, mas para todo o ensino superior nacional. O que vimos na Universidade é o que há de mais moderno para a formação de acadêmicos e para toda a área da Saúde. Sabemos que a inteligência artificial veio para ficar e ser nossa aliada na busca de resultados mais precisos, possibilitando o acesso mais completo à informações para a tomada de decisões. Tudo isso qualifica os alunos da Unesc de forma superior ao que já vinha acontecendo, o que tem a muito ver com a Graduação Multi, baseada em experiências presenciais e também virtuais” - Pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni.

“A inovação melhora a qualidade do ensino e, consequentemente, a qualidade da formação daqueles que estarão no dia a dia na linha de frente. Praticar e visualizar um corpo humano de forma tecnológica, vendo todos os detalhes, contribui com todo o aprendizado. É uma inovação que só a Unesc poderia promover. A Universidade e a comunidade estão de parabéns, afinal a sociedade terá acesso ao atendimento em breve. O futuro que dá certo está na Unesc, está em Criciúma” - Secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

“Esse projeto é o resultado de uma fase de idealização com participação e suporte da reitoria e do poder público, conseguindo agora compartilhar a primeira fase de uma entrega que, sem dúvida, faz parte de uma jornada. Hoje, conseguimos fazer com que os estudantes tenham essa experiência formativa, esse novo modelo de aprendizado, fazendo com que a Unesc, além de ser pioneira na infraestrutura, também seja em tecnologia e propriedade intelectual” - Agente de inovação da Unesc, Paulo Priante.

“Como estudante avalio ser muito importante participar de um momento como esse. O laboratório é fundamental para os estudantes de Medicina, em um primeiro momento. Com a Graduação Multi, que desfrutamos na Universidade, os demais cursos também poderão utilizar o espaço futuramente” - Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Andrey Manoel dos Santos.

Confira mais fotos aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2023 às 08:55
Compartilhar Comente

Acadêmicos e colaboradores da Unesc ganham novo espaço de convivência

Acadêmicos e colaboradores da Unesc ganham novo espaço de convivência
Mais imagens

Os 15,5 mil acadêmicos e os mais de 1,5 mil colaboradores da Unesc ganharam uma nova estrutura pensada no bem-estar. O Espaço Conviver, localizado ao lado do Bloco S, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (17/03), com a presença de estudantes e colaboradores.

Na estrutura a comunidade acadêmica pode interagir, fazer as refeições e repousar entre os intervalos das aulas ou do trabalho. O espaço, que recebeu investimento de R$ 420 mil, faz parte das muitas obras previstas e realizadas durante o último período de férias.

“No decorrer de seus 55 anos, a Unesc ampliou o seu tamanho de modo significativo, multiplicando os espaços espalhados pelo campus. No Bloco S, onde inauguramos este espaço, se reúnem os cursos da área da saúde, de Engenharia Civil e Administração, com uma grande concentração de estudantes e também de colaboradores. Ao mesmo tempo que construímos espaços para o trabalho e para os estudos, também precisamos de locais para a convivência. Este espaço tem esta finalidade: nele, os estudantes e colaboradores podem aquecer a sua refeição, ouvir uma boa música, repousar, dialogar, conviver uns com os outros. Ficou um local bonito, leve, contemporâneo e do tamanho da importância que as pessoas têm na nossa Universidade”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, destaca a filosofia da Unesc focada na humanização dos espaços e que esta é a primeira etapa, pois há a possibilidade de ampliação. “A nossa reitora sempre sentiu a necessidade de espaços de acolhimento aos acadêmicos. Esta estrutura foi idealizada por ela antes mesmo da pandemia. É uma primeira etapa e já pensamos em projetar a continuidade até com restaurantes”, cita.

Especialmente projetado

Entre outras coisas, a estrutura conta com mobiliário, microondas, tudo pensado e projetado com todo o cuidado. “Pensamos em um local próximo a circulação principal, do bloco S. Como arquitetas, projetamos com carinho e com o compromisso de que seja apropriada à proposta. É uma obra de 100 metros quadrados, feita com estrutura metálica, bem moderna e humanizada com mobiliário colorido e alegre”, explica a arquiteta do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc (DPI), Suelen Santos.

Em nome dos colaboradores, que também têm acesso ao Espaço Conviver, a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel,Marileia, aponta para os sentimentos de alegria em presenciar a inauguração. “É um lugar de acolhimento, de bem-estar, pensando em qualidade de vida para acadêmicos e colaboradores. É uma conquista fantástica. Há alguns anos sonhávamos com esta estrutura e hoje vimos ela ser concluída. O sentimento é de gratidão à gestão da Universidade”, fala.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, também prestigiou a inauguração oficial e reforçou a importância do espaço. “É um local muito importante para que os acadêmicos possam interagir e também fazer as suas refeições. O Espaço vem para agregar ao movimento que a nossa Unesc faz de sempre acolher o acadêmico da melhor maneira possível”, diz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de março de 2023 às 13:40
Compartilhar Comente

Curso de Medicina da Unesc integra campanha de conscientização e prevenção contra o Câncer no Cólon do Intestino

Curso de Medicina da Unesc integra campanha de conscientização e prevenção contra o Câncer no Cólon do Intestino
Acadêmicos da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologiada (LAGH) da Unesc aderem a campanha do “Março Azul-marinho” para alertar sobre a terceira doença que mais mata no Brasil (Fotos: Arquivo Mais imagens

Confira a matéria aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 16:24
Compartilhar Comente

Médicos e professores da Unesc participa de missão humanitária com refugiados sírios

Médicos e professores da Unesc participa de missão humanitária com refugiados sírios
Mais imagens

O médico e professor do curso de Medicina da Unesc, Luiz Carlos Custódio Fontana, está na Jordânia em uma missão humanitária. Composto por profissionais de diferentes áreas, o grupo de voluntários do qual Fontana faz parte, embarcou na última semana ao Oriente Médio e, levou, na bagagem, muito amor ao próximo com foco no auxílio a refugiados da Síria.

O trabalho faz parte do projeto “Brasil pela Síria”, fundado em 2016, em Criciúma, e tem como objetivo aliviar a dor, levar apoio e ajuda para pessoas em estado de vulnerabilidade social. O grupo atua na cidade de Al Mafraq, na fronteira entre a Jordânia e a Síria. Com cerca de 58 mil habitantes, essa é uma das principais rotas de saída dos refugiados sírios. 

Experiente, jovem e cheio de entusiasmo, o profissional conta como está sendo a atuação no Oriente Médio. “Ajudamos nas necessidades mais básicas possíveis. Como eles são refugiados, não podem trabalhar e não têm renda. Ajudamos de todas as maneiras que podemos, como atendimento médico, odontológico, social, de educação, esportes”, conta o médico, informando que o intuito é dar atendimento aos refugiados que perderam pais na guerra, famílias que estão aos redores da Síria, entre outras situações. 

O grupo chegou na última sexta-feira no país com a realização de várias atividades e atendimentos. “Além das consultas, tem dentistas e oferta de cursos para os refugiados”, completa o profissional da Unesc.

Doações de remédios e cestas básicas, além de cursos gratuitos, como de capacitações conduzidas por empresários criciumenses, de inglês, música, informática e jiu-jitsu, estão entre as operações realizadas na Jordânia.

“Aqui a cultura é muito diferente. Em um dos dias, ficamos em um centro de refugiados com famílias vivendo em tendas com até 10 pessoas no mesmo espaço. Mesmo diante das dificuldades, eles conseguem sobreviver com o mínimo possível e, mesmo assim, têm um sorriso no rosto”, diz Fontana.

Em abril, o professor da Unesc vai para o Líbano, também para atendimentos de refugiados da Síria e, em julho, segue para o Quênia.

Egresso do curso de Medicina também na Comitiva

Também faz parte da comitiva, o egresso do curso de medicina da Unesc, o neurologista Luiz Antônio De Lucca, que a partir de segunda-feira (27/02) passa a integrar o corpo docente da Universidade.

"Estamos em dois médicos, dois dentistas, e uma equipe de apoio espiritual. Atendemos os refugiados prestando todo auxílio necessário", descreveu De Lucca, que também faz parte do grupo Neurosul-Neuroespecialistas e já participou de missões no interior do Brasil e em Chaco paraguaio.

"Prestamos atendimento médico, odontológico, psicológico e apoio espiritual com uma equipe de pastores. Oferecemos cursos profissionalizantes, como corte de cabelo e construção, arrecadamos recursos pra compra de mais de 100 cestas básicas, e uma verdadeira farmácia completa com diversos medicamentos", explica.

Segundo ele, uma experiência transformadora e inspiradora. "Ao buscar o bem do próximo, ecnontramos o nosso próprio bem", disse.

Ele também já esteve em viagem humanitária à região dos Chacos Paraguaios e, planeja, com o mesmo grupo, retornar em Julho com o mesmo propósito médico-humanitário, mas desta vez a Moçambique.

O projeto “Brasil pela Síria”, é idealizado pelo pastor Alessandro Campos, segue até domingo (26/02).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2023 às 16:09
Compartilhar Comente