Colégio Unesc

Projeto “Minha Vida, uma história” relata trajetória de vida de alunos do Colégio Unesc

Projeto “Minha Vida, uma história” relata trajetória de vida de alunos do Colégio Unesc
Turma do 1º ano do Ensino Fundamental coletou fotos e objetos que contam histórias familiares e pessoais (Fotos: Carina de Freitas) Mais imagens

Familiares, lar, amigos e peculiaridades de cada um. Estes foram alguns dos temas abordados pelo projeto “Minha Vida, uma História”.  A iniciativa faz parte das aulas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, e busca reunir memórias pessoais de cada aluno, através de fotos selecionadas, em conjunto com familiares, e reunidas em um álbum que conta a vida de cada um dos estudantes. O projeto é parte de outro projeto contínuo do Colégio Unesc, “Família, meu bem maior”, que busca aproximar o ambiente familiar com o escolar.

A professora do 1º ano, Patrícia Stanger Cardoso, foi quem conduziu o processo de reconhecimento da história de cada estudante. Através de processos de pesquisa, os alunos reuniram fotos, brinquedos, roupas, sapatos e outros objetos relacionados a sua história de vida. “Ao final, transformamos tudo em um livro único para cada estudante, que foi entregue para os pais e que conta toda a trajetória das crianças, desde o nascimento até os dias atuais, passando também pela história familiar de cada um, onde eles buscaram suas origens”, explicou a docente.

O livro é a representação física do resgate histórico familiar e pessoal, e contou, também, com a origem dos sobrenomes da família, como os pais e avós dos alunos se conheceram, motivo e significado da escolha de nomes, entre outros aspectos que auxiliaram na descoberta de cada estudante como ser único e individual. “É uma maneira deles saberem que são seres humanos únicos dentro do ambiente familiar e escolar, que existem e que isso tem um significado e relevância”, completou Patrícia.

Planejamento pedagógico

Por oportunizar a descoberta da história de vida de cada aluno, o projeto “Minha Vida, uma história” é de grande valia para o Colégio Unesc. “É uma ação que traz um olhar e um conhecimento sobre a valorização da vida de cada aluno, sua história, ambientes em que vivem e todas as pessoas que fazem parte de cada história”, apontou a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

Com a iniciativa, a criança vivencia situações reais, além de aprender a ver o mundo ao seu redor de maneira crítica e autônoma. “O foco é que se questione mudanças e atitudes do cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos. Um evento lindo e emocionante, que auxilia o Colégio a seguir por um caminho rumo à uma formação humana, inclusiva, com princípios e valores, sobretudo cultivando a paz”, completou Carina.

Assim como todas as iniciativas do projeto “Família, meu bem maior”, o “Minha Vida, uma história” também busca fortalecer a formação integral para a vida escolar, acadêmica e pessoal dos estudantes. “Nosso objetivo é sempre trazer a família para o ambiente escolar, pois acreditamos que o desenvolvimento integral dos alunos também depende da presença dos pais, de outros membros da família”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “E é isto que o Colégio Unesc busca, a formação integral para que, no futuro, tenhamos adultos conscientes, críticos, participativos e transformadores”, arrematou.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 17 de setembro de 2019 às 20:45
Compartilhar Comente

Setembro Amarelo é tema de palestra no Colégio Unesc

Setembro Amarelo é tema de palestra no Colégio Unesc
Estudantes do Ensino Médio aprenderam a identificar pessoas depressivas e pensamentos suicidas Mais imagens

Buscando alertar para sinais que indiquem depressão ou pensamentos suicidas, o Setembro Amarelo, criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), também faz parte do cotidiano de ensino dos alunos do Colégio Unesc. Para abordar o assunto, os estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram de uma palestra sobre depressão e suicídio.

A palestra faz parte da proposta da disciplina de Atualidades do Colégio, ministrada pela professora Wânia Ramos, e contou com a parceria da professora de Produção Textual, Katiana Possamai. “É uma maneira de apresentarmos dados e informações sobre este tema tão delicado para os alunos, demonstrando que, com a ajuda certa, podemos evitar nove de cada 10 suicídios”, colocou Wânia.

A palestra foi ministrada pela enfermeira do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips) da Unesc, Gabriela Valerim. “Também contamos com a parceria da professora Daiana Gobbo, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Colégio Unesc, que foi quem sugeriu a palestra”, completou a docente.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 16 de setembro de 2019 às 12:00
Compartilhar Comente

Família e escola unidas na Festa da Família do Colégio Unesc

Família e escola unidas na Festa da Família do Colégio Unesc
Evento contou com atividades, brincadeiras e piquenique para pais e alunos (Fotos: Fagner Santos, Carina de Freitas) Mais imagens

A fim de aprimorar as relações entre família e escola, a Festa da Família do Colégio Unesc trouxe brincadeiras, jogos, atividades físicas, parceria e diversão. O evento ofereceu diversas atividades, tais como passeio ciclístico pelo campus da Unesc, vôlei, dança, xadrez e piquenique ao ar livre.

Quem aproveitou o dia de diversão e integração foi o Marco Antônio Martins. Ele aproveitou para andar de bicicleta com o filho, Vinicius Fernandes Martins. “É um tempo que temos fora da correria do cotidiano para passarmos juntos”, comenta.

Martins também elogiou a iniciativa da Unesc de implantar uma ciclovia e disponibilizar bicicletas gratuitas. Iniciativa fantástica, pois envolve as pessoas em uma prática saudável, ajudando contra o sedentarismo, além de ser um meio de locomoção que não polui o meio ambiente, altamente sustentável”, disse.

O filho, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, também gostou da atividade. “Muito divertido, quero andar mais vezes de bicicleta com meu pai”, afirmou Vinícius.  

Foco na diversão

O passeio de bicicleta pela ciclovia da Unesc foi apenas uma das diversas atividades que a Festa da Família ofereceu. A Bruna Dal-Bó, por exemplo, aproveitou o dia para jogar vôlei com outros pais de alunos. “Uma chance para conhecermos os pais dos colegas do meu filho e os professores do Colégio”, ressaltou.

Mas o foco foram as brincadeiras com o filho Theo, aluno do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. “Uma excelente iniciativa, integradora e que oferece a chance de passarmos um tempo de qualidade com nossos filhos, que foi o meu caso”, disse a mãe. “Jogamos peteca e várias brincadeiras legais com minha mãe e meu pai”, completou o filho.

Ambiente amigável para a participação familiar

A assessora pedagógica administrativa da Diretoria de Ensino da Unesc, professora Andréa Rabelo Marcelino, aprovou a Festa da Família. “A Festa está muito legal, trouxe muitos pais e alunos e oferece diversas atividades que aproximam a família da escola. É nítida a felicidade das crianças de estarem aqui com os pais, brincando e se divertindo”, elogiou a docente, que também apontou a importância da integração entre família e escola. “A escola tem que abrir o espaço para que a família entre e se firme no ambiente escolar, pois é assim que a escola se fortifica e concretiza o ensino humanizado”, argumentou Andréa.

E o ambiente foi planejado para oferecer o máximo em diversão para as famílias presentes na Festa. “Temos brincadeiras para todos os gostos, que vão desde esportes como o vôlei, futsal e basquete, até jogos cooperativos, criação de brinquedos, plantação de mudas e o passeio de bicicleta pelo campus”, elencou o professor Marcio Evaldt, responsável por organizar as atividades da Festa da Família.

O professor do curso de Educação Física da Unesc, Gildo Volpato, também auxiliou nas atividades. “Temos acadêmicos do curso pondo em prática o que aprenderam na disciplina de ‘Brinquedos e brincadeiras’, além dos estagiários do Colégio”, completou Evaldt.

Viés pedagógico no planejamento da festa

Todas as atividades procuraram oferecer um viés pedagógico, tanto para pais, quanto para os alunos. “É um momento importante de integração, já que a presença dos pais nas brincadeiras proporciona às crianças o entendimento de respeito ao próximo, valorização da família e conhecerem a importância da brincadeira, tanto os pais quanto as crianças”, explicou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

A festa da Família também buscou incentivar a interação frequente entre pais e filhos. “Esse contato ajuda no desenvolvimento cognitivo e na memória afetiva das crianças, pois são momentos como este que marcam no desenvolvimento infantil”, emendou Carina.

Ao final do dia, o contato entre pais e filhos ajudou a fortalecer laços familiares em busca de um objetivo em comum: o conhecimento integral. “Foi tudo maravilhoso, pois vimos o envolvimento dos pais com as crianças, buscando interagir e se conhecerem melhor”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Alguns até não brincavam há tempos com os filhos, mas as diversas atividades oferecidas divertiram as famílias e abriram as portas para que pais e filhos conheçam, juntos, o ambiente escolar e aprendam a desenvolver o conhecimento integral em conjunto” finalizou Marlene. A Festa da Família é parte do projeto “Família, Meu Bem Maior”, realizado durante o ano todo pelo Colégio.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 15 de setembro de 2019 às 13:00
Compartilhar Comente

No Colégio Unesc, “Chá dos Avós” encanta

No Colégio Unesc, “Chá dos Avós” encanta
Encontro é parte do projeto “Família, meu bem maior”, que busca integrar ambiente familiar com o escolar (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Não é de hoje que os alunos do Colégio Unesc participam de eventos transformadores e enriquecedores. Desta vez, o “Chá dos Avós”, parte do projeto “Família, meu bem maior”, proporcionou integração entre familiares e estudantes, bem como o compartilhamento do conhecimento de vida dos avós dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio.

Quem esteve no evento para compartilhar conhecimento foi a Maria Marques Fernandes, de 81 anos. “É encantador estar aqui com minha neta, conhecer o cotidiano e os amigos dela, a professora e ser recebida por este café maravilhoso”, disse.

Empolgada para compartilhar conhecimento com a neta, Isabela Fernandes, ela tratou logo de narrar o dia a dia na escola em seu tempo, há mais de 70 anos atrás. “A gente ia pra escola descalço, não tínhamos mochila para carregar materiais e não tinha outro jeito de ir para a aula que não fosse andando”, relatou Maria.

A história chamou a atenção da Isabela. “É muito legal saber como era a vida das pessoas naquela época, ver como era diferente e conhecer a rotina da minha avó quando ela tinha a minha idade e ia para a escola”, comentou a menina. A turma de Isabela também apresentou duas canções para os avós presentes.

Décadas de história

O evento é o resultado de um processo de aprendizado constante dos estudantes do terceiro ano. Na busca pelo saber histórico e social de tempos passados, a professora Elaine Ugioni Urbano incentivou os pequenos a conversarem com os avós, soldando histórias da infância e juventude, bem como objetos presentes no dia a dia dos familiares. “Cada vô e vó aqui tem a sua história para contar, o seu olhar sobre a vida e sobre a escola”, contou a docente.

Primeiro, os alunos conheceram o dia a dia de idosos criciumenses ao visitarem um lar de repouso para idosos da região. “Foi uma visita que serviu para que eles pudessem saber como é o cotidiano dos idosos”, esclareceu a professora.

A turma ainda participou da Roda de Conversa com Avós, onde uma dinâmica de interação entre avós e netos tomou conta da tarde dos pequenos. “Aqui, os alunos entrevistaram os avós, abordando temas como vestimentas da época, alimentação, brincadeiras e cotidiano”, colocou Elaine.

O “Chá dos Avós” foi o evento que reuniu todos os alunos do terceiro ano e avós no Colégio. “Assim, buscamos reunir todas estas histórias e aproximar ainda mais os netos dos avós, trazendo estes para o ambiente escolar atual deles”, completou a professora.

Durante o evento, uma exposição com os objetos coletados por cada estudante e que guardava uma ou mais histórias das famílias dos alunos esteve disponível para apreciação dos visitantes. Os presentes também receberam um livro de receitas, elaborado com a receita favorita dos pequenos, feita pelas avós.

Eventos com base pedagógica

O projeto “Família, meu bem maior” é apenas um dos projetos desenvolvidos pelo Colégio Unesc que buscam uma abordagem pedagógica para educar os estudantes. “Este é um dos nossos maiores projetos, e conta com diversas ações para aproximar as famílias da escola”, explicou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas. “A Roda de Conversas, por exemplo, serviu para trabalhar a memória afetiva das crianças, que conheceram, em detalhes, como era o cotidiano dos avós quando tinham a mesma idade dos alunos”, apontou.

E a abordagem familiar não acaba por aí. “Teremos ainda o projeto “Minha Vida é uma História”, executado em conjunto com os pais dos alunos, e que traz um álbum de fotos do momento do nascimento dos estudantes até os dias de hoje, contando a história da vida deles e desenvolvendo o senso crítico, de humanidade, empatia e valorização dos nossos idosos”, pontuou Carina.

Todos estes projetos com abordagem familiar estão interligados pela Festa da Família do Colégio Unesc. “Vamos reunir toda a família do Colégio Unesc, pais, avós, tios, primos e irmãos dos nossos alunos, para que venham se divertir em conjunto”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Colégio, Marlene Pires.

A festa está prevista para ocorrer no próximo sábado (14), a partir das 9h, no Colégio Unesc. “Teremos brincadeiras folclóricas, confecção de jogos como pipa, pé de lata, além de bocha, futebol, vôlei e diversos outros jogos”, elencou a coordenadora geral.

Um passeio ciclístico pela Unesc também está marcado para o evento. “Convidamos os pais para conhecerem a nova ciclovia do campus, além de encerrar a festa com um espaço para um grande piquenique tradicional, proporcionando a integração entre familiares, alunos, professores e colaboradores do Colégio”, finalizou Marlene.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 11 de setembro de 2019 às 22:35
Compartilhar Comente

Arriamento da bandeira encerra Semana da Pátria no Colégio Unesc

Arriamento da bandeira encerra Semana da Pátria no Colégio Unesc
Atividades teóricas, práticas e debates sobre civismo fizeram parte do cronograma dos estudantes Mais imagens

Comemorada neste sábado (7), a Independência do Brasil foi tema de estudos durante a última semana no Colégio Unesc. Em meio a debates em sala e atividades de campo, os alunos do Colégio aprenderam mais sobre cidadania durante a Semana da Pátria, encerrada nesta sexta-feira (06), com o arriamento da bandeira nacional.

Durante o evento, as turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental apresentaram o resultado dos projetos realizados em sala de aula ao longo da semana. O segundo ano, por exemplo, abordou as responsabilidades de cada cidadão para com o meio ambiente. “Atualmente, temos muitas preocupações com o meio ambiente. Nosso país é privilegiado, mas precisa de ações efetivas de responsabilidade socioambiental”, explicou Ana Karen Rosado, professora da turma.

Eles apresentaram nove conceitos relacionados a consciência ambiental e reflexão sobre as próprias atitudes para auxiliar a preservação da natureza brasileira. São os nove ‘erres’. “Aprendemos em sala que devemos refletir, respeitar, reutilizar, recusar, repensar, reciclar, reduzir, repassar e responsabilizar-se diante de nossa interação com o meio ambiente, recursos naturais e itens de consumo”, elencou a docente.

Também teve saída de campo

Mas nem só de conteúdo visto em sala foi a Semana da Pátria no Colégio Unesc. Os estudantes de todas as turmas do Colégio refletiram, também, sobre o papel de cada um dentro do ambiente escolar e universitário, dentro da Unesc, onde se encontra o Colégio Unesc.

As novas bicicletas compartilhadas da Unesc auxiliaram na atividade, uma vez que os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio puderam acelerar o passeio pelo campus, conhecendo mais ambientes e refletindo em meio ao passeio. "Essa foi uma semana intensa. Refletimos e provocamos ao desafio das 'pedaladas'. Após a reflexão feita em cada turma, realizamos em cada dia da semana um passeio ciclístico pela ciclovia da Unesc, utilizando as bikes, chamando também a atenção dos nossos alunos para a importância  de serem multiplicadores do que aprendem e também a importância dessas bikes, porquê nos permitem mobilidade, a criatividade, a conscientização, a sustentabilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e espacial e o trabalho em equipe", enfatizou a professora de História do Colégio, Wânia Ramos. Os estudantes refletiram sobre o tema  "De quem é a bola? Ela é nossa!! A Responsabilidade é de cada um de nós".

O foco é proporcionar aos alunos a oportunidade para que cresçam com o compromisso de serem cidadãos conscientes e multiplicadores do que aprendem.“Foi uma semana de muito aprendizado, voltada ao conhecimento sobre o nosso país, nossa pátria, independência, enfim, toda a história por trás destes assuntos”, comentou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Ela também enfatizou a importância de se discutir os direitos e deveres cívicos de cada cidadão. “Abordamos não só o teórico, o histórico, mas sim buscamos uma reflexão que incentive o pensamento crítico sobre os assuntos que a Semana da Pátria e o 7 de setembro levantam”, finalizou Marlene.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 07 de setembro de 2019 às 22:15
Compartilhar Comente