Colégio Unesc

12h sem tecnologias: alunos do Colégio Unesc vivenciam dia de brincadeiras antigas

12h sem tecnologias: alunos do Colégio Unesc vivenciam dia de brincadeiras antigas
Projeto "12 horas sem tecnologia" proporcionou brincadeiras e trilhas ambientais para estudantes Mais imagens

O que um bambolê, bolas de gude, amarelinha e o jogo das Três Marias têm em comum? Todos eles se referem a brincadeiras que não exigem nenhum tipo de conectividade digital para funcionarem. E quem experimentou estas e outras brincadeiras foram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc.

Por meio do projeto “12 horas sem tecnologia”, os estudantes pesquisaram e produziram brinquedos utilizados em tempos antigos, onde a conexão com a internet era limitada ou inexistente. “É uma forma de mostrar como a tecnologia está muito presente no cotidiano das crianças e como elas acabam se afastando dos brinquedos e brincadeiras tradicionais”, explicou a professora de espanhol e responsável pelo projeto, Marianela Marana Vieyto.

Com a pesquisa, os alunos acabam conhecendo a história dos brinquedos e brincadeiras, além de saber como se brinca, auxiliando no processo de conhecimento do mundo e tradições ao seu redor. “Eles levantaram questionamentos sobre os jogos de antigamente, mostraram curiosidade e interesse em conhecer os antepassados de alguns passatempos atuais, que podem ser encontrados na tela de um celular”, colocou a docente. Ao todo, 37 jogos foram produzidos, bem como um livro reunindo a história e como utilizar cada um deles.

Após o processo de pesquisa e produção, todo realizado em espanhol, os alunos puderam experimentar os brinquedos em uma viagem à Reserva Biológica Estadual do Aguaí, em Nova Veneza. Durante o passeio, todos os aparelhos eletrônicos foram deixados de lado, e a diversão ficou por conta dos brinquedos e das trilhas ambientais do local. “Assim, o contato real com as brincadeiras e jogos de antigamente produzidos por eles é autêntico”, comentou Marianela. “Sem tecnologia, o foco realmente foi das atividades em grupo, conhecimento das tradições infantis de outros tempos e da diversão em conjunto da natureza”, completou.

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, parabenizou a professora Marianela pelo projeto. “É uma bela iniciativa pedagógica que proporcionar esta vivência com a natureza e o brincar entre e com eles, os alunos”. Após o retorno da viagem, um kit com o livro e um jogo das Três Marias foi entregue aos pais dos estudantes em uma reunião de encerramento do projeto. 

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagne Santos 11 de junho de 2019 às 15:00
Compartilhar Comente

Atletas do Colégio Unesc conquistam vagas para etapa Estadual dos Jesc

Atletas do Colégio Unesc conquistam vagas para etapa Estadual dos Jesc
Atletas garantiram vagas para a etapa estadual dos JESC Mais imagens

O Colégio Unesc está na fase Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Com seis medalhas de ouro e duas de prata conquistadas na etapa regional da competição, as atletas Isabely Casagrande, Ana Carolina dos Santos, Karolina e Caylane Galvão e Sibele de Souza garantiram, na última quinta-feira (6/6), a convocação para a fase Estadual, em São Miguel do Oeste.

As atletas seguem trabalhando intensamente para a competição. E o esforço na preparação não passa despercebido. Com o foco dos treinamentos na fase Estadual dos Jesc, o Colégio Unesc segue auxiliando as atletas em seus treinamentos.

“Nossas alunas são dedicadas e se esforçam muito para alcançar bons resultados”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio, professora Carina de Freitas. “A rotina delas é intensa, elas se desdobram entre os estudos, os treinos e as competições, por isso temos muito orgulho delas” pontua a docente.  

Confira a colocação das atletas do Colégio Unesc na etapa regional dos Jesc:

Isabely Casagrande :1º lugar pentatlo; 1º lugar 400 metros rasos;

Sibele de Souza: 1º lugar salto com altura; 1º lugar 100 metros com barreiras;

Ana Carolina dos Santos: 1º lugar salto triplo; 1º lugar 100 metros rasos;

Karolina Galvão: 1º lugar 3 mil metros rasos;

Caylane Galvão: 2º lugar 800 metros rasos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de junho de 2019 às 07:30
Compartilhar Comente

Pai e filha: acadêmico da Unesc e aluna do Colégio Unesc expõem criações artísticas no IFSC

Pai e filha: acadêmico da Unesc e aluna do Colégio Unesc expõem criações artísticas no IFSC
Juntos, Pietra e Lip já criaram mais de 20 pequenos mundos (Fotos: Renata Wadocha) Mais imagens

 Após a conclusão de uma tatuagem, sobras de tinta das mais variadas cores vão para o lixo. Só que esse não é o procedimento nas criações do tatuador e acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Felipe Machado, conhecido pelo nome artístico Lip Wadocha. Das sobras, o artista acaba criando diferentes globos coloridos, parecidos com planetas. E é ai que a filha Pietra, de sete anos, entra em ação.

Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc
, a artista mirim dá vida aos pequenos planetas resultantes das criações do pai. “Eu crio a história dos planetas”, diz Pietra. “Pergunto para uma pessoa sobre a vida dela, depois crio a história do planeta e coloco o nome da pessoa no mundo”, explica a estudante.

Vivências que somam ao repertório


Pietra já criou mais de 20 planetas. Entre eles, o planeta “Triste”. “Eu conheci um moço usuário de drogas e vi que o mundo dele é triste, sem amigos e sem esperança, por isso pedi para o meu pai fazer um mundo escuro, sem cores, e chamei de mundo Triste”, conta a artista mirim.

E é assim que as criações ganham vida. Pietra transforma suas vivências cotidianas em histórias, de modo que cada pessoa ganha seu próprio mundo, com base no que a pequena percebe durante o convívio com família, amigos, colegas e conhecidos. E boa parte da vivência da estudante se dá no Colégio Unesc e no Ateliê de artes da Unesc. “A Pietra tem muito contato com o mundo da arte e isso desperta muito a imaginação dela. Ela desenvolve diariamente a imaginação e a criação e está sempre visitando o ateliê de artes da Unesc com o pai”, coloca a professora de artes de da estudante, Juliana Pereira Guimarães.

O contato proporciona maior repertório artístico para as criações. “Isso favorece a educação sensível, que é muito importante para que ela exponha o seu repertório imaginativo, adquirido com o contato frequente com as produções artísticas do pai, que ela vê no ateliê e, também, o que conhece na sala de aula”, acrescenta a docente.

Juliana também ganhou um mundo com seu nome. “No meu planeta, ela conta como vê a nossa relação entre aluna e professora. É tudo criado com base na vivência cotidiana dela. No meu mundo, existe muita arte e cor, que é a visão sobre a professora de artes dela”, conta a professora.

Pequenos mundos


Com a junção dos visuais dos planetas, criados pelo pai, e as histórias de cada um dos corpos celestes, desenvolvidas pela filha, surgiu a exposição “Pequenos Mundos”, vencedora do edital de seleção para a 4ª Mostra Curto Circuito de Arte e Cultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Criciúma. A exposição pôde ser conferida na última terça-feira (4/6), no IFSC.

Resultado de pesquisas do acadêmico, o projeto Pequenos Mundos surgiu para que identidade e relacionamento entre pai e filha pudessem ser expandidos. “Minha linha de pesquisa é a identidade e o relacionamento, dessa forma, as produções que desenvolvo acabam conversando entre si, mesmo que estejam em suportes ou linguagens diferentes”, explica Wadocha.

Para complementar a criação dos mundos resultantes das sobras de tinta, o artista convidou a filha para dar identidade às criações. “Ela finaliza, dá história e batiza cada um dos mundos. É uma construção de identidade dela e, como pai e filha, os mundos são muito importantes para nos conectarmos e explorarmos nossos afetos”, finaliza. Após o registro dos mundos, as sobras são devidamente descartadas.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 06 de junho de 2019 às 15:15
Compartilhar Comente

Atletas do Colégio Unesc preparados para fase Regional do Jesc

Atletas do Colégio Unesc preparados para fase Regional do Jesc
Atletas receberam troféu pelo bom desempenho na etapa municipal dos JESC (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

É findado o tempo de preparação para a etapa Regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). As atletas Isabely Casagrande, Ana Carolina dos Santos, Karolina e Caylane Galvão e Sibele de Souza, do atletismo do Colégio Unesc, aguardam ansiosas pela competição. A etapa Regional dos Jesc se estendem em até duas semanas após o início dos jogos, nesta quarta-feira (5/6). As provas enfrentadas pelas estudantes ocorrerão na quinta-feira (6/6), na Pista de Atletismo da Unesc.

Na espera dos bons resultados nas modalidades de Salto em Altura, Salto Triplo, 110 Metros com Barreiras e 100, 400 e 800 Metros Rasos, as atletas enfrentaram uma rotina de treinos diários. “Foi uma batalha constante, com treinos e mais treinos”, afirmou Ana Carolina. “De segunda a sábado”, acrescenta Isabely.

Mesmo após a competição, os treinos seguem firmes. Para isso, as estudantes utilizam a pista de atletismo da Unesc. “Temos aqui toda a estrutura de que precisamos para treinar, com a pista, a academia e todo o espaço que a Unesc nos proporciona, além do apoio nos estudos e cronogramas que o Colégio oferece”, diz Isabely, que é aluna do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc.

Mas, mesmo que a rotina de treinos e a preparação estejam em dia, é impossível evitar certo nervosismo e expectativa para a fase Regional dos JEesc. “É uma mistura de emoções, felicidade e ansiedade, para conseguirmos vagas na etapa Estadual da competição”, expõe Isabely.

Os atletas que alcançarem bons resultados na etapa Regional do Jesc poderão participar da fase Estadual, em São Miguel do Oeste, na segunda quinzena de junho. “Acreditamos que vamos vencer, pois treinamos e seguimos treinando muito e estamos focadas na competição”, comenta a atleta.

Bons resultados na fase municipal


A expectativa e o nervosismo para a competição de amanhã só são superados por um sentimento: o de vitória. Juntas, as meninas receberam, na última semana, um troféu da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma como premiação pelos bons resultados na fase municipal dos Jesc.  

Com o troféu, as estudantes se sentem reconhecidas pelo esforço. “É como se o nosso treino incessante fosse reconhecido, pois alcançamos o pódio daquilo que praticamos”, afirmou Isabely. Além da conquista pessoal, as atletas também se mostram orgulhosas por carregar o nome do Colégio nos jogos. “É muito bom poder marcar o nome do Colégio Unesc com bons resultados em competições esportivas como o Jesc”, diz a estudante.

E o sentimento de orgulho parte dos dois lados. “Sabemos que a rotina de estudo e treinos é difícil, por isso temos muito orgulho das nossas atletas”, garante a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

Para maior suporte, a instituição busca conciliar o calendário estudantil com os treinos das atletas. “É uma forma de auxiliar na preparação para competições, além de garantir que elas tenham o tempo necessário para os estudos”, completa Carina.

A coordenadora Geral, professora Marlene Pires, também compartilha do orgulho. “Me sinto muito feliz e quero parabenizar o desempenho das alunas atletas e por representarem tão bem o Colégio na competição”, finaliza. 

Confira a colocação das atletas do Colégio Unesc na fase municipal dos  Jesc - Categoria Feminina 15 a 17 anos:


Ana Carolina dos Santos - 1º lugar geral 100 Metros Rasos; 1º lugar geral Salto Triplo;

Caylane Galvão - 3º lugar geral 800 Metros Rasos;

Sibele de Souza - 1º lugar geral 110 Metros com Barreiras; 1º lugar geral Salto em Altura;

Isabely Casagrande -1º lugar geral 400 Metros Rasos; 1º lugar geral 800 Metros Rasos;

Karolina Galvão - 1º lugar corrida 3KM.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 05 de junho de 2019 às 18:40
Compartilhar Comente

“Brinquedos e Brincadeiras” no Museu da Infância da Unesc

“Brinquedos e Brincadeiras” no Museu da Infância da Unesc
Estudantes participaram de oficinas de perna de pau e pé de lata (Fotos: Carina de Freitas e Maxwell Flor) Mais imagens

Em meio a pernas de pau, pés de lata e outros brinquedos espalhados pela Praça dos Estudantes, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc participaram, na última semana, do evento “Brinquedos e Brincadeiras”, parte da visita ao Museu da Infância, do Setor de Arte e Cultura da Unesc.

Acompanhados da professora Helena Machado Luciano e da coordenadora pedagógica do Colégio, Carina Andrade de Freitas, os alunos foram recebidos com oficinas e brincadeiras voltadas à ampliação do repertório cultural das crianças, através de ações educativas.

Brincadeira que ensina


Durante a visita, os estudantes puderam conhecer mais da origem das brincadeiras, além de produzirem suas próprias pernas de pau e pés de lata. “Existem diferentes tipos de pernas de pau. Aquelas em que o apoio está nas mãos, que de forma livre permitem deixar o material quando praticamente desejar, ou aqueles em que o apoio está somente nas pernas”, elencou o produtor cultural do Setor de Arte e Cultura, Maxwell Sander Flor.

Para a visita, o segundo tipo foi o escolhido. “Trabalhamos com o segundo tipo, em que, ao final da atividade, a maioria dos estudantes conseguiram andar e se divertir com a oficina”, comentou Flor. Com a escolha, a interação de todos os estudantes com o brinquedo é maximizada, aumentando a diversão e fixando ainda mais o aprendizado.

Brinquedos, memórias e imaginação


O contato com os brinquedos é o que torna a atividade tão importante para o desenvolvimento e a ampliação do conhecimento dos pequenos visitantes. "Talvez nossas melhores memórias sejam as da infância, em especial as memórias que se referem aos brinquedos e brincadeiras que utilizamos e que alimentaram nossa imaginação e possibilitaram estar com os amigos e irmãos”, colocou a coordenadora do Museu da Infância, Amalhene Baesso Redig.

Brincar é um direito de toda criança e, para que a imaginação possa fluir e o conhecimento florescer, o Museu da Infância oferece uma visita guiada para escolas interessadas em explorar o “acervo de peças para uso das crianças”. Nele, é possível brincar com pernas de pau, cavalinhos, pelúcias, bambolês, bolinhas de gude, entre diversos outros brinquedos. Visitas podem ser agendadas pelo e-mail museudainfancia@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4517. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 04 de junho de 2019 às 20:15
Compartilhar Comente