Colégio Unesc

Câmara Mirim: Colégio Unesc participa de eleição

Câmara Mirim: Colégio Unesc participa de eleição
A instituição conta com dois candidatos ao cargo, e votação é realizada nesta quarta-feira (09/11). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A quarta-feira (09/11) está sendo movimentada no Colégio Unesc. Tudo porque a instituição recebeu a equipe do Legislativo de Criciúma para a eleição ao cargo de Vereador Mirim. O projeto, idealizado pela Câmara de Vereadores, chega a sua 7ª edição e tem como objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes e é voltado para os educandos do 5º ao 9º ano e que até a data designada para a eleição não tenham completado 16 anos. 

No Colégio Unesc são dois estudantes candidatos, a aluna Giovanna Izidoro Mendes do 8º ano, e Davi do Nascimento Severino do 7º ano, sendo que um será eleito para representar a escola. Caso seja diplomado em Sessão Específica na Câmara de Vereadores, o Vereador Mirim poderá apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações, o que é motivo de orgulho para a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

“O projeto é extremamente significativo pois proporciona aos alunos o conhecimento da política de uma forma diferente, pois os coloca em uma posição de idealizadores do processo político. Isso mexe com a estrutura do próprio colégio porque gera uma grande movimentação com ganhos pedagógicos e sociais que não seriam alcançados se não fosse a mobilização que o projeto possibiliza”, comentou Mainara. 

Segundo a diretora, trazer essa proposta para dentro da escola vai ao encontro com a prática pedagógica da instituição, já que os alunos são sempre convidados a serem seres pensantes e atuantes.  

Antes da votação, os candidatos passaram, em cada sala falando das suas propostas e o motivo de participarem do projeto, que para eles, é enriquecedor. “Eu gostei da ideia de participar, por poder representar o jovem e analisar o ponto de vista de cada um. Espero poder contribuir, caso seja eleita”, comentou a candidata Giovanna. Ela trouxe propostas como aulas de cidadania, de autodefesa, instalações de internet de qualidade em parques, entre outras.

Entre as propostas do candidato Davi estavam ações voltadas à área da saúde, esporte e lazer e educação. “Sou uma pessoa tímida e a parte mais difícil foi passar nas salas de aula, mas gostei muito de participar e quero poder contribuir com os meus colegas e a comunidade, caso seja eleito”, disse.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Wânia Inácio da Silva Ramos salientou que os alunos e os professores estavam muito empolgados com a participação da escola em mais essa edição. “Participamos desde a primeira edição do projeto. Trabalhamos em sala de aula a cidadania, a importância da divulgação das ideias, a importância do voto, o que significa voto nulo, branco, a justificativa de voto, entre outras ações”, explicou. 

Ela enfatizou ainda que, com isso, os alunos se sentiram eleitores puderam compreender, a importância do voto e o quanto é importante ser cidadão e cumprir com seus deveres e direitos. “A participação eleitoral é sinal de democracia e precisa ser exercida por todos”, finalizou Wânia.

A contagem dos votos ocorre nesta sexta-feira (11/11), a partir das 18 horas, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma. Serão eleitos 17 mirins.

Projeto

Nesta edição, o Câmara Mirim contou com 25 escolas públicas e particulares de Criciúma, 57 candidatos, e a participação de 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano, que realizam a votação em suas instituições com datas e horários estipulados pelo Legislativo.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Roseli De Lucca Pizzolo, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no Poder Legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, e desperta o interesse delas desde cedo.

O coordenador do projeto, vereador Juarez de Jesus, acrescentou que o mandato, que nas outras edições era exercido em apenas um ano, foi estendido por dois anos. E as novidades não param por aí. De acordo com ele, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília. Cursos, palestras e participação de atividades no Legislativo estão dentro da programação dos eleitos ao cargo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de novembro de 2022 às 13:49
Compartilhar Comente

Avós de alunos do Colégio Unesc participam de evento junto aos netos

Avós de alunos do Colégio Unesc participam de evento junto aos netos
Chá dos Avós vêm com o intuito de resgatar e colecionar memórias, além de ser um tempo de confraternização (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

Alunos dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc receberam, na tarde da última segunda-feira (31/10), uma visita especial em suas salas de aula. Como parte do projeto “Colecionando Memórias”, as crianças tiveram a oportunidade de participar do Chá dos Avós, evento que reuniu avôs e avós com seus netos no ambiente escolar.

O evento teve início com um café da tarde, que contou com bolos, sucos, café e outros quitutes, muitos deles feitos pelos próprios avós. Foi um momento de confraternização, conta Fátima Oliveira, que acompanhou o neto Emanuel Vieira Sgarioni durante toda a tarde.

“Foi um evento lindo, maravilhoso e todos saíram daqui gratificados”, afirma a avó, destacando que até o tempo ajudou para um evento satisfatório. “Esse friozinho contribuiu muito para deixar esse café da tarde melhor ainda”, completa.

Após o chá, as crianças e os avós se dirigiram ao Auditório Ruy Hülse, onde assistiram a uma peça de teatro sobre memórias e a relação entre avós e netos. A apresentação, interpretada pelos atores Dary Mantovani, Denis Vieira Moraes e Clara Fernandes, emocionou o público presente e os convidou a refletir sobre a passagem do tempo. 

Depois do espetáculo todos retornaram às salas de aula, onde foram entregues aos avós, panos de prato customizados confeccionados pelos alunos. Um momento de emoção para todos, como evidenciado pelos sorrisos nos rostos dos presentes.

A professora Patrícia Stanger Cardoso, coordenadora da ação, explica a importância do evento para as crianças e suas famílias. “O Chá dos Avós vêm com a ideia do resgate de memórias, de trazer toda a vivência dos avós para a sala de aula, e mostrar um pouquinho de como eles viviam em uma época em que o mundo era completamente diferente”, afirma a docente, satisfeita com o sucesso da ação. “Essa realização de um café da tarde, esses momentos compartilhados com os avós em sala de aula, representam um pouquinho do trabalho de coleta de memórias que vêm sendo realizado com os alunos. É um momento de resgatar e colecionar memórias”, completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2022 às 14:25
Compartilhar Comente