Colégio Unesc

Dia do Professor: A magia de ensinar e aprender

Dia do Professor: A magia de ensinar e aprender
Todos os dias 689 professores da Unesc ajudam a construir caminhos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Se tem uma carreira na qual vocação e doação rimam com toda graça e beleza, com certeza, é a de professor. Aliás, ela traz consigo algo mágico e que faz com que as adversidades encontradas durante o trabalho sejam deixadas de lado em nome de algo maior: de ensinar e aprender. No sábado (15/10) é comemorado o Dia do Professor e quantos de nós ainda guarda na lembrança aquele professor que marcou – e até mudou a sua vida? Pessoas que inspiraram e, às vezes, sem nem imaginar, foram decisivos para a construção de histórias. Por isso, conversamos com alguns dos 689 profissionais da Unesc que todos os dias ajudam a construir novos caminhos, para tentar entender de onde vem esse amor todo. Vamos lá?

“É alimentar sonhos”

Há 35 anos atuando como professor (fez Licenciatura em Educação Física), o reitor e doutor em Educação Gildo Volpato acredita que “Ser professor é dar direção, é alimentar sonhos e esperança às futuras gerações. Ser professor é inspirar, é ser confiança e autoridade na condução do processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes”.

“A profissão que me escolheu”

Seja no Colégio Unesc (é bacharel em Ciências Biológicas) ou na graduação, a professora e mestre em Ciências Ambientais Mainara Figueiredo Cascaes afirma que o ofício é mágico. “A cada dia é uma surpresa e um deslumbre com a profissão que me escolheu. Sou grata, por ter uma profissão dinâmica e a inovadora, que a cada dia permite que eu compartilhe experiências, divida conhecimentos e aprenda com as pessoas. Ser professora me faz feliz!”.

“É um aprendizado diário”

“Acredito que ser professor em uma universidade comunitária que nos oferece trilhar um caminho entre o ensino, a pesquisa e a extensão é um aprendizado diário, é crescer e compartilhar com a comunidade acadêmica baseada nos princípios didático, sociais e políticos além dos muros da Universidade. Tenho satisfação em dizer: Eu Sou Professora!”, afirma Ariete Inês Minetto, formada em Fisioterapia e doutora em Ciências da Saúde.

“Mostrar o melhor caminho”

Há três anos na Unesc, o designer e especialista em Gestão Pedagógica Haron Fabre acredita que ser professor é encontrar soluções. “Ser pai e mãe não somente para elogiar, mas para chamar a atenção. É ser amigo nas horas difíceis e mostrar o melhor caminho que o estudante não consegue ver, mas que pode chegar. Ser professor é um “chamado” e não uma profissão”.

“Busca constante por aprender”


A administradora e mestre em Educação Elenice Padoin Juliani defende que ser professor é estar a serviço do conhecimento. “É estar em busca constante por aprender seja com outros professores, por meio de formação, das próprias experiências ou com os alunos, alternativas de como fazer melhor a atividade docente. É gostar de pessoas e preocupar-se sinceramente com a aprendizagem dos seus alunos, buscando a partir da reflexão permanente sobre o que faz encontrar caminhos que possam promover com excelência o processo de ensinar e aprender”.

“É interagir”

Graduada em Geologia e mestre em Geografia Yasmine de Moura da Cunha completou 30 anos na carreira docente no dia 1º de setembro de 2016, sempre na Unesc. Ela se considera geóloga de profissão e professora de coração. “Ser docente não era uma função que pretendia, mas que me conquistou completamente. Ser professor é interagir com outra pessoa, permitindo-se aprender ao mesmo tempo em que se orienta esta pessoa, na busca pelo que de melhor há nela, na inteireza do ser, auxiliando na construção de um cidadão crítico e atuante na sociedade”.

A Unesc possui centenas de Gildos, Mainaras, Arietes, Harons, Elenices e Yasmines, que diariamente honram aquilo que transcende o profissional e é, sobretudo, uma escolha de vida: o ser professor. A todos vocês, a nossa profunda gratidão. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de outubro de 2016 às 13:44
Compartilhar Comente

Colégio Unesc fica acima da média nacional no ENEM 2015

Colégio Unesc fica acima da média nacional no ENEM 2015
Escola está entre as cinco melhores de Criciúma (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Colégio Unesc obteve no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015, uma nota acima da média das escolas particulares e da média nacional (privadas e públicas). Nas provas objetivas, a escola alcançou a marca de 573,55, enquanto a média brasileira ficou em 515,8. Os dados divulgados nesta terça-feira (4/10) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) revelam ainda que a média das escolas privadas foi de 556,6 e que 17% das escolas particulares tiveram um desempenho abaixo da média nacional.

Ainda de acordo com o relatório divulgado pelo Inep, levando em consideração a média das provas objetivas e da redação, o Colégio Unesc está entre as cinco escolas de Criciúma que obtiveram o melhor desempenho no ENEM 2015, de um total de 13 participantes.

Para a coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, o resultado é motivo de comemoração e reflexo de um trabalho desenvolvido em conjunto por professores e estudantes. “Temos professores qualificados e dinâmicos, envolvidos no projeto ENEM da Universidade. E os nossos alunos são os únicos da rede particular que podem participar dos Aulões e atividades preparatórias para o exame que a Unesc oferece. Além disso, recebem um material de extrema qualidade produzido aqui mesmo, utilizando a expertise dos nossos professores, que também atuam na Universidade”, afirma Daiana.

Ela lembra também que os estudantes têm à disposição a estrutura da Unesc, desde laboratórios até a Biblioteca Professor Eurico Back e demais espaços de aprendizagem. “Também oferecemos aos estudantes do Ensino Médio atividades extraclasse, como a Oficina de Leitura e Produção Textual, que colabora para o desempenho no ENEM e desenvolve melhor essa parte, tão importante em qualquer carreira”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2016 às 17:07
Compartilhar Comente

Colégio Unesc reativa seu Grêmio Estudantil

Colégio Unesc reativa seu Grêmio Estudantil
Evento proporcionou uma troca de experiências e diálogos sobre a atuação do grêmio Mais imagens

Para representar os interesses dos alunos, o Colégio Unesc reativou na manhã desta segunda-feira (3/9) o seu Grêmio estudantil. A cerimônia de lançamento ocorreu no Auditório Ruy Hülse e contou com uma conversa entre a direção e coordenação pedagógica, alunos do Colégio, representantes dos grêmios estudantis do Colégio Heriberto Hülse e da Escola Salete Scotti e também dos CAs (Centros Acadêmicos) de História e Pedagogia da Unesc. Também participaram representantes da APP (Associação de Pais e Professores) do Colégio Unesc.

A cerimônia proporcionou uma troca de experiências e diálogos sobre como é a atuação do grêmio. “O grêmio vai dar possibilidades de os alunos garantirem seus direitos e saber qual são seus deveres, criando uma harmonia e tornando a vida escolar uma experiência agradável de ganho de conhecimento”, afirmou o presidente do CA de História, Clemilson da Rosa.

Durante o evento, os alunos do Colégio ouviram ainda sobre os objetivos da associação, como. “O grêmio esta sendo instituído para agregar a vida escolar e representar os alunos. Além de estimular projetos de inovação e busca de conhecimento fora da sala de aula, tornando os alunos protagonistas em suas unidades de ensino”, comentou a presidente da APP, Sonia da Luz.

A partir da reativação, encontros serão realizados para organizar o Grêmio do Colégio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de outubro de 2016 às 13:22
Compartilhar Comente