Colégio Unesc

Colégio Unesc presente na legislatura 2020 do projeto Câmara Mirim

Colégio Unesc presente na legislatura 2020 do projeto Câmara Mirim
Miguel Ferreira Damazio foi o vereador mirim eleito pelo Colégio (Foto: Fagner Santos) Mais imagens

O Colégio Unesc terá representantes na próxima legislatura da Câmara Mirim. O estudante do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio, Miguel Ferreira Damazio, está entre os 17 vereadores mirins eleitos nesta sexta-feira (08), após três dias de votação em 14 dos 15 colégios participantes. O segundo candidato do Colégio Unesc, Luiz Eduardo Ferreira Damázio foi eleito suplente para a legislatura de 2020.

E os estudantes do Colégio mostraram que estão interessados em ajudar a moldar o futuro. Quase 95% dos alunos aptos a votar compareceram às urnas. Ao todo, foram 186 votos válidos, um voto nulo e um voto em branco.  

Para Miguel, o empenho dos colegas na votação é motivo de agradecimentos. “Eu sou pequeno, mas meu coração é grande pela educação e por nossa cidade”, comentou o vereador mirim eleito.

Ele acredita que o cargo vai contribuir com o bem-estar da comunidade escolar do Colégio Unesc e de todo o Município de Criciúma. “Quero poder contribuir junto dos outros vereadores para melhorar a educação, saúde e segurança”, ressaltou Miguel.

Participação política que gera conhecimento

O objetivo do projeto Câmara Mirim é trabalhar a cidadania dos estudantes participantes. “Podem se candidatar alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas interessadas”, explicou a responsável pela Câmara Mirim e Escola do Legislativo, Gizella Fabíola Peruchi.

Após a eleição, os vereadores embarcam em uma rotina de sessões da câmara, incluindo requerimentos e propostas feitas pelos próprios estudantes. “Também focamos na oratória, para que as crianças aprendam a se comunidar melhor e expressarem seus sentimentos, além de dar voz para os ambientes nos quais estão inseridos”, pontuou Gizella.

A coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, acredita que o projeto Câmara Mirim é importante para o desenvolvimento das crianças. “Faz com que nossos alunos conheçam e participem do mundo político, estudam e propõem ações que atendam necessidades que eles percebem na escola, no bairro”, disse. “Estamos felizes com o resultado e esperamos que nosso vereador eleito consiga executar suas propostas e ajude a desenvolver o Colégio e a nossa cidade”, completou Carina.

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, aproveitou para agradecer ao vereador Tita Belolli e toda a Câmara de Vereadores de Criciúma pela oportunidade. “Nossos parabéns à coordenação da Câmara Mirim por proporcionar aos estudantes esta chance de conhecerem como funciona a Câmara de Vereadores, de participarem do processo”, colocou Marlene.

Ela também parabenizou o vereador eleito do Colégio Unesc. “Parabenizamos ao Miguel pela conquista e desejamos que esta experiência lhe proporcione conhecimento. O Colégio Unesc está disposto a auxiliá-lo no que for preciso para que exerça seu mandato de maneira correta e consciente”, finalizou Marlene.

As propostas iniciais de Miguel incluem:

- Contribuir para melhorar a educação;

- Melhorar os bairros e parques para as pessoas praticarem atividades físicas, passearem com seus filhos e familiares;

- Possibilitar a prática de jogos entre as escolas do município.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 11 de novembro de 2019 às 06:30
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma

Aluna do Colégio Unesc recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma
Manuela dos Santos Uggioni conquistou 2º lugar em etapa estadual de concurso internacional (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

A última segunda-feira (04) foi de comemoração para o Colégio Unesc. A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Manuela dos Santos Uggioni, recebeu, em sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma, uma Moção de Aplauso, pelo 2º lugar na etapa estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU) 2019. A Moção de Aplauso foi uma iniciativa do vereador Tita Belloli (MDB).

Para ele, a moção é uma forma de reconhecer as habilidades da estudante. “É uma conquista para a nossa cidade, mostra que temos jovens dispostos a levar o nome da cidade para todo o estado, e a Manuela nos representou muito bem, com muita criatividade”, parabenizou o vereador.

Belloli também parabenizou o apoio que o Colégio Unesc oferece aos estudantes. “É importante valorizar o trabalho realizado pelo Colégio Unesc, por isto gostaria de parabenizar o corpo docente e a estrutura universitária que oferecem aos alunos”, ressaltou o vereador. “O momento é de gratidão por tudo o que fazem pela região e pelas nossas crianças. Esperamos que o Colégio continue oferecendo educação de qualidade, e nós seguimos apoiando pois sabemos que está dando certo, sabemos que o Colégio busca oferecer uma educação de qualidade”, emendou Belloli.

Momento de alegria

E Manuela gostou do reconhecimento. “É muito gratificante saber que meu trabalho foi reconhecido, e isso é um incentivo a continuar participando de outros concursos e escrevendo ainda mais”, comentou a estudante.

Os familiares de Manuela também agradeceram pelo reconhecimento. “É um momento de grande emoção, alegria, e só tenho a agradecer pelo reconhecimento”, colocou a mãe de Manuela, Andréia Pereira dos Santos Uggioni.

Ela acredita que o bom desempenho no concurso e é resultado da dedicação da filha em conjunto com a dedicação do Colégio. “Muito obrigado aos professores e gestores do Colégio Unesc pela dedicação em ensinar e muito obrigado aos vereadores por reconhecerem o esforço dela, que é o mais importante”, comentou. Andréia.

Suporte na sala de aula

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, “Estamos orgulhosos e queremos agradecer o vereador Tita Beloli pela indicação da Moção de Aplauso e à Câmara Municipal de Criciúma por aprovarem e reconhecerem o talento de Manuela”, agradeceu a gestora. Marlene também parabenizou o empenho dos professores do Colégio. “Obrigado a professora de Língua Portuguesa da Manuela, Thayse de Fáveri Giusti, e a todos os profissionais do Colégio Unesc que fazem a educação acontecer”, exclamou a coordenadora geral.

Quem também comemorou a Moção de Aplausos foi a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas. “Ficamos muito felizes com este reconhecimento pelo trabalho da Manuela, que escreve muito bem. Parabenizamos a aluna pela habilidade na escrita e também a professora Thayse pelo auxílio, pois o Colégio Unesc oferece a oportunidade para que os alunos desenvolvam ainda mais suas habilidades”, afirmou Carina.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 06 de novembro de 2019 às 11:40
Compartilhar Comente

Último final de semana de aulão Prepara Enem Unesc

O sábado foi de preparação para os estudantes que vão fazer o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Cerca de 200 alunos participaram do último aulão Prepara Enem Unesc, realizado no auditório Ruy Hulse, durante os turnos da manhã e tarde. O objetivo de todos é atualizar conhecimento e tirar dúvidas paras as provas que acontecem nos próximos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Em Santa Catarina a abertura dos portões será às 12h, fechamento dos portões, 13h, início das provas,13h30, término das provas, 19horas.

No último dia de aulões, realizados em parceria com o Colégio Unesc, os participantes tiveram conteúdos de Ciências Humanas e suas tecnologias, no período da manhã, e Linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação, na parte da tarde. Um dos participantes foi o morador de Araranguá, Pedro Silvino de Souza Filho. Aos 56 anos ele deixou a mulher e os cinco filhos em casa e partiu para tentar realizar o sonho de cursar a faculdade de Medicina Veterinária. Pedro concluiu o ensino médio através do curso do programa de Educação para Jovens e Adultos, pois já tinha decidido que iria voltar aos estudos e tentar uma faculdade. Mas o custo de um cursinho pré-vestibular era impraticável para o pai de família, que é funcionário de um supermercado. Através de uma sobrinha ficou sabendo que a Unesc realizava de graça o curso preparatório para o Enem. Pedro fez a inscrição e desde o dia 17 tem frequentado as aulas na Unesc, vindo de moto acompanhar os encontros. Agora a expectativa é conseguir uma boa colocação e conseguir a tão sonhada vaga para o curso superior.

Ao todo foram três aulões, dias 17, 19  e 26 de outubro.

Preparação anual

Os aulões programados para o mês de outubro fazem o fechamento de um trabalho anual, realizado pela equipe da Unesc com foco na preparação dos alunos do ensino médio para enfrentarem o Enem. A coordenadora do Prepara Enem na Unesc, Eloisa da Rosa Oliveira, explica que durante o ano a Unesc realiza a parceria com o curso pré-vestibular Navegar, que oferece aulas gratuitas a alunos de escolas públicas e baixa renda. E, além disso, também são realizados os laboratórios de revisão, sempre aos sábados, com encerramento no dia 5 de outubro, organizado pelos estudantes voluntários dos cursos de Licenciatura.

Todas as informações sobre o Enem 2019 podes ser obtidos no site do INEP https://enem.inep.gov.br/.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 11:59
Compartilhar Comente

Colégio Unesc com matrículas abertas para 2020

Colégio Unesc com matrículas abertas para 2020
Responsáveis interessados devem procurar a Secretaria do Colégio, nas dependências da Unesc (Foto: Fagner Santos) Mais imagens

O Colégio Unesc está com matrículas abertas para novos alunos que desejem cursar o ano letivo de 2020 em uma unidade de ensino diferenciada. Através do Edital de Matrícula N.01/2019, o Colégio oferece vagas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, que serão ocupadas por ordem de matrícula.

Serão 20 alunos por turma para o 1º ano do Ensino Fundamental, 25 para o 2º ano do Ensino Fundamental, 30 alunos por turma do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 35 alunos por turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As turmas da 1ª a 3ª série do Ensino Médio contarão com 35 alunos cada. Caso necessário, o Colégio Unesc poderá oferecer mais de uma turma por ano ou série.

O foco da proposta pedagógica do Colégio Unesc é o desenvolvimento integral dos alunos. “Queremos valorizar princípios éticos, respeito e amor ao próximo”, afirmou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

Ela também ressaltou a qualidade e dedicação dos profissionais que atuam no Colégio. “Nossas aulas são ministradas por professores que atuam, também, nos cursos de graduação da Unesc, ou seja, temos o privilégio de estarmos dentro de uma universidade de excelência e que compartilha essa excelência com o Colégio Unesc”, garantiu Carina. Toda a estrutura da Unesc está à disposição dos estudantes do Colégio Unesc.

Estando dentro da Unesc e contando com um time de docentes preparados, o Colégio pode ofertar ensino de forma inovadora, tecnológica e humanizada. “Temos como princípio básico o respeito a todos, e contamos com um grupo docente que utiliza o espaço da universidade para aplicar as mais diversas tecnologias e ambientes de aprendizagem ao cotidiano dos estudantes”, ressaltou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Estamos animados para o ano letivo de 2020, e ansiosos para termos você aqui conosco, vivendo a emoção de estudar em um colégio com estrutura de universidade”, finalizou a coordenadora geral. 

Os interessados devem procurar a Secretaria do Colégio Unesc, nas dependências da Unesc, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h30. As aulas terão início no dia 10 de fevereiro de 2020.

Os documentos necessários para matrícula de novos alunos são:

Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais devidamente preenchidos;

Atestado de conclusão da série anterior (ou atestado de frequência);

Fotocópia da Certidão de Nascimento;

Fotocópia do CPF;

Fotocópia da Carteira de Identidade (se houver);

Fotocópia da Caderneta de Vacinação atualizada – para alunos e alunas do Ensino Fundamental – entregar até o primeiro dia de aula;

Fotocópia da Caderneta de Vacinação atualizada ou atestado de vacinação contra a rubéola – para alunos do Ensino Médio – entregar até o primeiro dia de aula;

Histórico Escolar – entregar até o primeiro dia de aula

Atestado médico declarando estar apto, ou não, para a prática de natação – entregar no primeiro dia de aula;

Fotocópia do CPF, Carteira de Identidade e do comprovante de residência do responsável pelo estudante;

Fotocópia do CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência, número de contato e e-mail do corresponsável.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 21 de outubro de 2019 às 14:15
Compartilhar Comente

Colégio Unesc recebe premiação estadual

Colégio Unesc recebe premiação estadual
Certificado e valor em dinheiro foram entregues na última sexta-feira (18) pelos Correios (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

A última sexta-feira (18) foi de comemoração no Colégio Unesc. Isto porque a instituição recebeu a premiação referente a etapa Estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU) 2019, coordenado no Brasil pelos Correios.

A premiação foi conquistada pela Manuela dos Santos Uggioni, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Ela escreveu uma redação sobre o seu maior super-herói, o Planeta Terra, para o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”. No texto, a estudante descreve os superpoderes, aliados, ameaças e vilões que o planeta precisa enfrentar diariamente.

Durante a entrega do prêmio, Manuela falou sobre a construção do texto. “Escrevi com muito carinho, com atenção aos detalhes e ao que eu gostaria de falar com meu super-herói, o Planeta Terra”, explicou a jovem autora, tímida.

Mesmo com toda a dedicação na produção do texto, o 2º lugar ainda causou surpresa na estudante. “Acho que o concurso foi muito legal e a oportunidade de participar é muito interessante, mas realmente não esperava chegar onde cheguei. Foi muito gratificante”, afirmou Manuela.

Auxílio pedagógico

Para a professora de Língua Portuguesa de Manuela, Thayse de Fáveri Giusti, a premiação reforça as boas habilidades de leitura e escrita de Manuela. “Ela tem essa afinidade com a escrita, e ajudá-la a construir o texto foi muito interessante, principalmente por demonstrar a aproximação que o Colégio Unesc tem com o desenvolvimento desta habilidade tão importante, assim como o incentivo a leitura”, garantiu a docente.

O prêmio reflete o objetivo de educar de forma consciente e integral do Colégio Unesc. “Este tipo de concurso é necessário para o processo de ensino e aprendizagem, pois trabalha leitura, escrita e ainda proporciona reflexões importante que contribuem para a formação integral de nossos alunos”, comentou a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

Além de um certificado pela conquista, a premiação também dá direito a um valor de R$ 1,5 mil par ao Colégio Unesc e R$ 1 mil para a estudante que garantiu o 2º lugar na competição. “Alcançar o 2º lugar na etapa Estadual do concurso demonstra o quanto estamos empenhados em desenvolver as habilidades dos nossos alunos, e a participação em concursos como o dos Correios é importante para que continuemos exercitando nossos estudantes e aprimorando ainda mais nosso leque de ensino”, disse a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

O superintendente estadual de operações e o gerente regional dos Correios, Marciano da Silva Vieira e Marco Aurélio Tiscoski, respectivamente, representaram a instituição durante a entrega do prêmio. “É uma honra parabenizar esta aluna tão criati   va do Colégio Unesc. Percebemos que o texto é cheio de imaginação e ela sabia onde queria chegar quando escreveu a carta, prendendo a atenção do leitor até o último parágrafo”, parabenizou Vieira. “Características muito importantes para demonstrar a originalidade da autora no texto, algo que levamos muito em conta na escolha de vencedores”, completou Tiscoski. A secretária Municipal de Educação, Roseli de Luca, também participou da entrega da premiação. 
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 20 de outubro de 2019 às 09:30
Compartilhar Comente