PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular
Mesa redonda reuniu professores da rede pública e alunos da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: Implicações para a Educação Básica de Santa Catarina”, foi o tema de uma mesa-redonda que marcou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2018 do Mestrado em Educação da Unesc. O debate teve a participação da professora doutoranda da USP, Letícia Vieira e recebeu professores da rede pública de ensino e alunos da Universidade. As discussões foram mediadas pelos professores do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

O evento teve o objetivo de avaliar os impactos das mudanças educacionais no Estado e propor reflexões que resultem em ideias de melhorias.

Em sua fala, Letícia chamou a atenção para diversos pontos da proposta da reforma e da base comum e dos desdobramentos dela como, por exemplo, o foco na formação técnica profissional em detrimento de uma formação humana de base. “A gente prepara o aluno para uma coisa muito específica que daqui a pouco não vai mais existir. Noventa por cento das profissões que temos agora não vão existir em 50 anos. Estaremos preparando os estudantes para o desemprego, porque eles não vão ter uma formação de base que os permita acompanhar essa transição do conhecimento”, afirma.

A debatedora falou ainda sobre a precarização da carreira docente e sobre o aumento do número de escolas em tempo integral sem um planejamento financeiro claro. “Vemos a inoperância da reforma que propõem um aumento progressivo das escolas de Ensino Médio em tempo integral sem falar em investimentos e quando aborda, é em forma de convênio com o Banco Internacional com o objetivo de instrumentalizar algumas escolas, e não a rede”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário