PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental

Aula inaugural do PPGCA debate sobre Restauração Ambiental
Encontro contou com o doutor em Biologoa Vegetal Ademir Reis (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Para saber sobre as novas tecnologias de combate a áreas degradadas, estudantes, profissionais e estudiosos da área ambiental estiveram na Unesc na noite desta quinta-feira (17/3). Eles participaram da aula inaugural do PPGCA(Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que trouxe o doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, Ademir Reis, para ministrar a palestra “Avanços Tecnológicos na Restauração Ambiental de Áreas Mineradas”. 

Reis comentou que atualmente a formação de recursos humanos, principalmente de novas gerações, representa a única oportunidade de tornamos nossa sociedade mais solidária. “É necessário fortalecer a busca pela sustentabilidade dos recursos finitos do planeta terra. Lutar pelo meio ambiente é antes de tudo uma visão de solidariedade entre todas as classes. Todos necessitam de um ambiente mais equilibrado”, afirmou.

O consultor garante ainda que a ciência do meio ambiente evoluiu no sentido de ver a natureza de forma sistêmica, e que profissionais de todas as áreas que resolverem atuar no processo de restauração ambiental terão espaço, “Desde que estejam preparados profissionalmente para atuarem em grupos multidisciplinares e solidários”, ressaltou.

Sobre o palestrante

Ademir Reis é graduado em Ciências Biológicas, pela FURB, e em Filosofia pela UPF. Possui mestrado em Botânica pela UFPR e doutorado em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é professor titular aposentado da UFSC, bem como curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues, sediado em Itajaí, SC. É consultor da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e sócio proprietário da empresa Restauração Ambiental Sistêmica, atuando na recuperação de áreas mineradas de Bauxita no Pará e ferro no Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada (17/03/16)

18 de março de 2016 às 14:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário