PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:25
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no 2º Seminário de Pesquisas no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul

A Unesc está desempenhando um papel fundamental no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O evento, que ocorre até este sábado (7/10) na cidade de Mampituba, reúne professores mestres, doutores, pesquisadores e acadêmicos que compartilham seus conhecimentos e avanços científicos relacionados a essa região. 

O Congresso é realizado e organizado pelo Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, e os professores doutores da Universidade, Izabel Regina de Souza; Michele Gonçalves Cardoso; Juliano Bitencourt Campos e Paulo Sérgio Osório. Os educadores são integrantes do Comitê Educativo E Científico (CEC) e os professores Gustavo Simão e Mikael Miziescki da equipe técnica.

Participam do evento pesquisadores e acadêmicos do curso de História; Artes; Geografia; Ciências Biológicas; Administração; do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); do Centro de Memória e Documentação (CEDOC); e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS).

Uma parte significativa do sucesso do evento é refletida no número impressionante de 78 artigos científicos submetidos e aceitos para apresentação. Esses artigos abordam uma ampla variedade de tópicos relacionados à geologia, ecologia, história, cultura e outras áreas de pesquisa associadas ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

“Durante os dois dias do seminário, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas, insights e pesquisas em painéis e apresentações, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e promovendo o avanço do conhecimento sobre essa região tão especial”, comenta Izabel.

“Esse comitê desempenha um papel fundamental na promoção da educação e pesquisa dentro do Geoparque Mundial da Unesco, garantindo que as ações acadêmicas e científicas se alinhem com os objetivos de preservação e divulgação desse patrimônio natural e cultural”, disse.

Os pesquisadores da Unesc acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos resultados das pesquisas de Projetos de Extensão, PIBICs, Mestrados e Doutorados.

Confira:

Pesquisas apresentadas no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul:

1 – História dos povos indígenas na região do território Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: arqueologia pública e gestão do território no Extremo Sul Catarinense autoria de Paulo Henrique Dal Pont Michels e Juliano Bitencourt Campos.

2 – Timbé do Sul – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Carlos Eduardo Pereira Gomes, Liziane Acordi Rocha, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório.

3 – Jacinto Machado – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Laís Guidi Candido, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi Rocha.

4 – Capacidade de carga turística em paleotocas associada à segurança dos visitantes no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Luciano Miranda e Juliano Bitencourt Campos

5 – Morro Grande – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Maria Eduarda Manenti de Jesus, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi

6 – Os Ecos do Geoparque: o banco de história oral do Cedoc/Unesc. Autoria de Michele Gonçalves Cardoso.

7 – Projeto Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: cartografando o patrimônio arqueológico e a história e cultura dos povos indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. Autoria de Estéfani de Oliveira Serafim; Bruno Moreira Carola; Juliano Bitencourt Campos; Mikael Mizieski; Lucy Cristina Ostetto Jairo José Zocche.

8 – Geodiversidade ex situ associada ao patrimônio material e cultural: potencialidades para rotas geoturísticas urbanas no município de Torres/RS. Autoria de Mônica P Kravczik Guglielmi e Juliano Bitencourt Campos

9 – Entre a serra e o mar: desenvolvimento regional e a gestão integrada do território no geoparque mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul a partir da visão dos atores locais. Autoria de José Gustavo S. da Silva, Álvaro José Back e Ricardo Fonseca.

10 – A paisagem cultural artializada do município de morro grande: entre meandros, apropriações e lugares de passagem do rio Manoel Alves. Autoria de Mikael Miziescki

11 – Arte e patrimônio cultural morrograndense: Neusa Milanez, Renato Rocha e Gabrieli Salvalaio. Autoria de Mikael Miziescki.

12 – Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao  geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Izabel Regina de Souza, Silvio Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Melissa Watanabe.

13 – Relevância da singularidade socioambiental do Geoparque Cânions do Sul, bacia hidrográfica do rio Mampituba e unidades de conservação no litoral norte do RS e Sul de SC. Autoria de Gustavo Simão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2023 às 16:36
Compartilhar Comente

Unesc recebe o 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul

Unesc recebe o 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul
Mais imagens

O debate sobre as questões humanas será foco do 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul, que ocorre na Unesc na próxima semana. O evento, primeiro fora da Europa, está inserido na 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, que inicia na próxima segunda-feira (23/10) e segue até sexta-feira (27/10).

“Sócrates, o filósofo, dizia que ‘uma vida que não é refletida nem deveria ser vivida’. Nesse sentido, em momentos de crises humanitárias, pós-pandemia, guerras, conflitos, guerras, enfim, entre avanços e retrocessos da humanidade na busca da compreensão e do aperfeiçoamento das relações sociais, políticas, culturais, econômicas, tecnológicas, territoriais, a Unesc, mais uma vez, coloca-se inserida e à disposição do debate global e local sobre questões humanas”, cita o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Juliano Bitencourt Campos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta destaca a satisfação em receber o evento na Universidade e a importância em tratar temas relevantes da atualidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Universidade e receber estas pessoas especialistas nestes temas é fundamental para compreender as transformações pelas quais o mundo passa atualmente”, fala.

O Seminário Internacional Apheleia está direcionado às atividades científicas que tratam do modo pelo qual as sociedades percebem os territórios, enxergando neles diferentes, e por vezes conflitantes, formas de se relacionar com as paisagens.

“Reconhecendo que as estratégias orientadas para a sustentabilidade têm falhado recorrentemente, por não considerarem a diversidade cultural que se traduz nessas percepções, Apheleia subscreve a declaração de princípios sobre ciência da sustentabilidade aprovada pela Unesco em 2017 e identifica quatro vetores fundamentais para uma gestão convergente e sustentável das paisagens: educação permanente; reorganização da matriz sociocultural e das relações intergeracionais; envolvimento dos diferentes atores territoriais; e estratégia crítica de comunicação”, fala Campos.

Entre os palestrantes, a programação contará com a presença do professor e coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal, Luis Oosterbeek, na noite de quarta-feira (25/10), além da secretária de Direitos Ambientais e Territórios Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Eunice Kerexu, na manhã de quinta-feira (26/10). As duas palestras ocorrem no Auditório Ruy Hülse. As demais palestras ocorrem no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade.

A edição Apheleia América do Sul, na Unesc, em Criciúma reunirá professores universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, em caráter inter e multidisciplinar, nas temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul.

As informações sobre o evento podem ser obtidas pelos links: https://www.even3.com.br/apheleia-americadosul/ e https://www.unesc.net/sct2023. A realização do Seminário Aphleia conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além da Unesc, as instituições realizadoras do evento são: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Instituto Politécnico de Tomar, IPT/Portugal; Instituto Terra e Memória, ITM/Portugal; Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, CGEO/Portugal e Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul.

Abaixo, artigo que trata do tema, escrito pelos professores Juliano Bitencourt Campos, da Unesc; Luiz Oosterbeek, do IPT/ITM, de Portugal; André Luis Ramos Soares, da UFSM e Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, da UFMS:

O Mundo se transforma e a Unesc discute: Apheleia: América do Sul, 2023

Sócrates, o filósofo, dizia que “uma vida que não é refletida nem deveria ser vivida”. Nesse sentido, em momentos de crises humanitárias, pós-pandemia, guerras, conflitos, guerras, guerras, guerras…, enfim, entre avanços e retrocessos da humanidade na busca da compreensão e do aperfeiçoamento das relações sociais, políticas, culturais, econômicas, tecnológicas, territoriais, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mais uma vez, coloca-se inserida e a disposição do debate global e local sobre questões humanas.

Será nesta perspectiva que acontecerá, durante a XIV Semana de Ciência e Tecnologia na UNESC, ao final do mês do corrente ano, mais precisamente nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro o I Seminário Internacional Apheleia: América do Sul. Este está direcionado às atividades científicas que tratam do modo pelo qual, as sociedades humanas percebem os territórios, neles enxergando diferentes, e por vezes conflitantes, formas de se relacionar com as paisagens. Reconhecendo que as estratégias orientadas para a sustentabilidade têm falhado, recorrentemente, por não considerarem a diversidade cultural que se traduz nessas percepções, Apheleia subscreve a declaração de princípios sobre ciência da sustentabilidade aprovada pela UNESCO em 2017 e identifica quatro vetores fundamentais para uma gestão convergente e sustentável das paisagens: educação permanente; reorganização da matriz sociocultural e das relações intergeracionais; envolvimento dos diferentes atores territoriais; e estratégia crítica de comunicação.

Logo, as questões humanas exigem mais da sociedade, dos líderes políticos, das associações vivas, das organizações não governamentais e dos cientistas. Nessa direção, é mister que se diga que a Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia e que rapidamente se disseminou em todos os continentes. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da UNESC e da UFSM. Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, a rede Apheleia contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da UNESCO, BRIDGES, sobre Humanidades e sustentabilidade.

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a Rede realizará o seu 1º seminário fora da Europa, no Brasil. Este acontecimento, em Criciúma, na UNESC, será sua primeira edição além do Atlântico e a primeira na América do Sul. A edição Apheleia-América do Sul-Criciúma-UNESC reunirá professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, em caráter inter e multidisciplinar, nas temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por renomados pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul.

Portanto, este texto é um convite, mas não é um convite qualquer. É um convite dentro do contexto mundial que pede atitude, comprometimento, seriedade. Seriedade de criança quando brinca. Pois, “Maturidade do homem significa o reencontro com a seriedade que se tinha nas brincadeiras de infância’ (Nietzsche). Apheleia, na UNESC, nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, vai nos mostrar que um outro mundo é possível e já está sendo construído, que novas relações podem e devem ser discutidas, que uma nova sociedade é um desejo mundial, mas, também, um caminho já em curso para um futuro sustentável, digno, democrático, plural, diverso, humano e inclusivo.

Dr. Juliano Bitencourt Campos/UNESC
Dr. Luiz Oosterbeek/IPT/ITM (Portugal)
Dr. André Luis Ramos Soares/UFSM
Dra. Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques/UFMS

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2023 às 13:54
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente