Pedagogia

Oficinas aliam teoria biológica e prática lúdica na Unesc

Oficinas aliam teoria biológica e prática lúdica na Unesc
Evento foi organizado pelo Laboratório de Ensino de Ciências (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Aliando a teoria do curso de Ciências Biológicas da Unesc com a vontade de ensinar do curso de Pedagogia, ocorreu na tarde desta sexta-feira (26/10) três oficinas de Atividades Experimentais em Ciências. A oficina faz parte da programação da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc e reuniu acadêmicos dos dois cursos no LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) Profª. Mári Stela Campos.

O objetivo central da ação foi de desenvolver atividades práticas envolvendo o ensino das ciências da natureza e educação ambiental, através de formas lúdicas que deem suporte para que os acadêmicos possam utilizar no mercado de trabalho. “Buscamos isso através de atividades que façam a ciência se tornar interativa e que desperte o gosto das crianças pela ciência”, explica a professora Miriam da Conceição Martins, ministrante da oficina. Além de Miriam, a professora Zenaide Pais Topanotti e o bolsista Jonata Furtado Teixeira, também participaram da palestra.

As oficinas ministradas foram de Mini Ecossitema, Boneco Ecológico e a de Alimentação Saudável. A primeira abordou como funciona um ecossistema. Os participantes tiveram que montar dentro de uma garrafa pet um pequeno ecossistema, colocando pedra, areia, terra e uma planta. Apesar de a garrafa pet ser fechada, por ter todos os subsídios necessários, faz com que aquele ecossistema sobreviva.

A oficina de Boneco Ecológico se baseava na criação de um boneco feito com serragem e alpiste dentro de uma meia. Com adereços decorativas, a intenção era transformar a meia em um boneco. Após uma semana, colocando água, o alpiste germinava e cresce “cabelos” no boneco. A de Alimentação Saudável baseava-se na confecção de um avental, representando diversos cenários, que através de adereços, como personagens, pode contar histórias lúdicas.

De acordo com a acadêmica da quinta fase de Pedagogia, Gisele da Silva Milanez, a oficina trabalha a forma lúdica e didática. “Contribui no desenvolvimento e na construção de uma prática docente interativa, em que a criança atua como protagonista na construção do conhecimento que é mediado pelo professor”, afirma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2018 às 21:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário