PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva da Unesc na Quarta Linha

O sábado (6/4), véspera do Dia Mundial da Saúde, foi marcado pela realização de duas ações de impacto pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, juntamente com acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma

No bairro Quarta Linha, a Unesc e a prefeitura de Criciúma realizaram nos turnos da manhã e da tarde a Ação Saúde (ASA), no salão paroquial do bairro, onde foram realizados atendimentos de prevenção e atenção à saúde, incluindo a vacinação contra a Febre Amarela.

Ao longo do dia, mais de 200 moradores da região passaram pelo local para realização gratuita de testes rápidos como HIV, Hepatite B e C, tipagem sanguínea e atendimentos incluindo avaliação nutricional, fisioterapia e auriculoterapia, ginástica corporal, avaliação e orientação odontológica e também espaço para recreação.

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, explica que o objetivo do projeto ASA é desenvolver encontros com visitas à promoção da saúde, prevenção de agravos e ampliação do entendimento sobre a definição de saúde, incluindo ações pontuais em horários expandidos das Unidades Básicas de Saúde e em todos os territórios onde possui atuação dos residentes. “Foi uma parceria exitosa, exemplo a ser replicado em outros territórios, de modo a integrar os residentes, acadêmicos, professores, profissionais da UBS Quarta Linha e da Secretaria Municipal de Saúde e principalmente o Conselho Local de Saúde que tem uma atuação forte nessa cidade”, explica.

A enfermeira Juliane Zanon, que atua no posto de saúde do bairro Quarta Linha, salienta que a proposta é a promoção da saúde na comunidade, orientando e informando também a comunidade sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Alunos dos cursos de saúde visitam comunidade do bairro Milanez

Também no sábado, pelo período da manhã, uma outra ação da Unesc chamou a atenção pelas ruas do bairro Milanez. Mais de 150 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Medicina participaram da ação de interação comunitária. Na atividade, que faz parte de uma das disciplinas, é realizada uma análise de vida e saúde dos territórios onde estão inseridos. Neste semestre o projeto será realizado no bairro Milanez. “A proposta é fazer uma análise de vida e saúde do território, conhecer as microáreas, realizar uma pesquisa sobre como as pessoas vivem nestes territórios. Como retorno ao bairro, deixaremos uma síntese dos achados que identificamos”, destaca o professor Jacks Soratto.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2019 às 23:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário