Ciências Biológicas - Bacharelado

Há quase 50 anos, um mundo de conhecimentos no curso de Ciências Biológicas da Unesc

Há quase 50 anos, um mundo de conhecimentos no curso de Ciências Biológicas da Unesc
Curso trabalha em quatro áreas de conhecimento da biologia: o meio ambiente e biodiversidade, a biotecnologia, a saúde e a educação Mais imagens

Quando criança, quem nunca pensou em ser um cientista quando crescesse? Quem nunca ficou curioso com os animais as plantas ou então pensou em descobrir como funciona o corpo humano? A maioria destas crianças que se interessavam por esses enigmas, atualmente estão ou podem ainda estar cursando Ciências Biológicas na Unesc.

Com turmas de Licenciatura e Bacharelado, o curso existe na Universidade desde 1970 e, de lá para cá, muitos dos alunos formados, seguiram a carreira acadêmica e outros atuam em diversos setores da iniciativa privada e também no serviço público. Com aulas teóricas e práticas, o corpo docente formado por Mestres e Doutores realiza atividades práticas em campo e em laboratórios oferecidos pela Instituição.

De acordo com o coordenador, Jairo José Zocche, o que mais se destaca como diferencial do curso, é a ligação teoria e prática. “Desde a primeira fase os alunos já têm contato com atividades em campo”, explica. Conforme Jairo, o curso habilita o acadêmico formado a atuar em quatro áreas de conhecimento da biologia: o meio ambiente e biodiversidade, a biotecnologia, a saúde e a educação. “Os principais são o meio ambiente e a educação, porém alguns acadêmicos se interessam por realizar atividades ligadas a outros cursos, como por exemplo os da saúde, e conseguem investir sua formação para essas áreas”, acrescenta.

Infraestrutura de qualidade

Além das aulas em salas de aulas e em práticas em campo, os laboratórios são amplamente utilizados pelos acadêmicos do curso. “As práticas em campo e as aulas práticas de laboratório são o que mais contribuem para formação efetiva dos estudantes”, explica o coordenador.

Entre os espaços utilizados estão os laboratórios de microscopia, microbiologia, botânica, zoologia e laboratórios de química. Além destes, os acadêmicos também utilizam os setores da Universidade como campo para realização de estágios e voluntariados como o Herbário, Museu de Zoologia, Horto Florestal, Biotério e o Iparque (Parque Tecnológico e Científico), através dos setores de projetos ambientais e do laboratório de arqueologia.

Oportunidades de estágio

Ultrapassando os muros da Universidade, além dos estágios nos próprios laboratórios da Instituição, os acadêmicos de Ciências Biológicas têm ainda a possibilidade de aplicarem os seus conhecimentos durante o curso em diversos órgãos da região. “A maior parcela é prestação de serviço ou convênios, que fazemos em parceria com o Iparque, órgãos públicos e privados que precisam dos serviços ligados a biologia”, comenta.

Coordenador e egresso

O acadêmico que iniciou sua jornada no mundo das Ciências Biológicas em 1981 não imaginava que hoje estaria ocupando o cargo de coordenador do curso. Jairo, formou-se no curso da Unesc em 1984. Após anos trabalhando na área e até mesmo frequentando o “doutorado sanduíche” no exterior, vê muitas diferenças no curso. “Claro que o número de alunos aumentou, o foco na pesquisa se intensificou, mas a principal diferença é na matriz curricular e na infraestrutura. Hoje temos laboratórios e uma matriz curricular que que exercem um papel essencial no nosso curso”, esclarece.

Além dele, o coordenador adjunto, Rafael Martins, também é egresso na Unesc e outros professores também foram alunos da Universidade. O corpo de profissionais do curso é formado de mestre e doutores.

Incentivo o ensino e a pesquisa

De acordo com o coordenador, atualmente o principal foco do curso é o ensino (Licenciatura) e a pesquisa (Bacharelado). “Sempre incentivamos o acadêmico participar das pesquisas, porque ele está em constante mudança e aprendizado. Mesmo depois de um pós-doutorado, ele vai continuar aprendendo coisas novas”, comenta.

O curso mantém fortes ligações com o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, espaço de oportunidade para que acadêmicos, após a graduação, ingressem em um Mestrado. “Nós sempre apresentamos ao acadêmico as potencialidades que ele pode encontrar no curso, mostrando o que ele pode fazer e atuar, mas claro, sempre com ênfase para que continue os seus estudos”, finaliza Zocche.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2019 às 15:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário