Ciências Biológicas - Bacharelado

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas
Evento ocorre até quinta-feira (6/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O papel do biólogo no desenvolvimento sustentável e na educação ambiental foram pauta no primeiro encontro da Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas). O minicurso, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano, abriu a programação do evento nesta segunda-feira (3/9). A Semana se encerra na quinta-feira (6/9).

Durante a conversa, Camila explorou assuntos como exemplos sustentáveis, educação ambiental e reaproveitamento de materiais já utilizados. “Quando analisamos o lixo que produzimos constatamos que apenas 10% deste material é, de fato, rejeito não reutilizável.  São exemplos como este que nos fazem pensar em como podemos minimizar nosso impacto na natureza”, afirma Camila.

A bióloga também explica que apesar das tentativas existe uma grande dificuldade para reverter a situação do planeta. “Me questiono se conseguiremos nos recuperar e como faremos isto. O que sei é que esta iniciativa não deve ser apenas o papel do biólogo, mas também do advogado, do médico, do enfermeiro e de todos que aqui vivem”, frisa a ministrante.

Cuidar do planeta

Apesar das dificuldades levantadas no encontro, a estudante do segundo semestre de Ciências Biológicas Maria Eduarda de Azevedo já sabe por onde começar. “O primeiro passo é mudar dentro de casa. Temos que reavaliar como fazemos, cuidar do meio ambiente e ser consciente em nossas decisões”, pede Maria.

Ela também destaca que outro fator importante é cuidar de seus próprios atos. “Faça sua parte. Comece a mudança sendo exemplo, assim vamos conseguir evoluir”, frisa a estudante.

Programação

Durante os quatro dias de Semana Acadêmica os estudantes podem participar de pelo menos 13 oportunidades de trocas de conhecimentos. O evento contará ainda com o debate de temáticas como toxicologia ambiental, fauna, biologia molecular, ecologia e conservação. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2018 às 16:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário