Reitoria

Unesc oferece espaço para valorizar e encorajar o desenvolvimento de soluções inovadoras

Unesc oferece espaço para valorizar e encorajar o desenvolvimento de soluções inovadoras
Feira da Inovação ocorre nos dias 24 e 25 de outubro no hall do Bloco Administrativo Mais imagens

Acadêmicos da Unesc e de outras instituições de ensino, profissionais das mais diversas áreas e pessoas da comunidade em geral terão, nos dias 24 e 25 de outubro, um espaço para reconhecer o desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos falando da 6ª Feira da Inovação, que ocorre em paralelo à 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc e está com inscrições abertas para submissão de propostas inovadoras até 15 de outubro. O vencedor da Feira receberá apoio da Universidade para tirar a ideia do papel, além de bolsa para curso de idiomas e demais prêmios.

A coordenadora da SCT, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, afirma que a Feira da Inovação tem o objetivo de valorizar e encorajar o desenvolvimento de soluções inovadoras desenvolvidas pela comunidade acadêmica e externa. Além disso, ela destaca a oportunidade de trocas de experiências para inovação e a possibilidade de as ideias ganharem visibilidade.

As inscrições para a Feira da Inovação podem ser feitas diretamente no link. As ideias serão selecionadas por uma equipe de profissionais da área de inovação, que irá avaliar a proposta de solução e um vídeo de até 3 minutos que cada candidato irá gravar. Após a seleção, nos dias 24 e 25, estas propostas serão apresentadas a uma banca julgadora.

O grande vencedor levará uma consultoria no Programa de Mentoring do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc; certificado de destaque pela participação; 50% de desconto nos primeiros seis meses de incubação na ItecIn (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) da Unesc; uma bolsa integral durante um semestre no Instituto de Idiomas da Universidade, cujo idioma será definido pelo contemplado, conforme disponibilidade; duas diárias na Pousada Villa Serrana em Bom Jardim da Serra (SC) e um carregador portátil de 10.000 mAh. 

Palestra com Arthur Igreja

A 10ª SCT e a Feira da Inovação da Unesc ainda vão trazer ao público da região, a oportunidade de refletir sobre inovação com o empresário, palestrante em eventos como Rock in Rio Academy e TEDx no Brasil, Estados Unidos, Europa e América do Sul e referência em “inovação disruptiva”, Arthur Igreja.

Ele estará na Unesc no dia 25 de outubro, em uma palestra gratuita que conta com a parceria do Sebrae Criciúma. Nela, Igreja falará sobre “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios”. O evento ocorrerá às 19h, no Auditório Ruy Hülse.

Confira o vídeo de Arthur Igreja sobre a palestra

Arthur Igreja tem experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

A Feira da Inovação da Unesc tem a parceria da Pousada Villa Serrana, Impacto Consultoria e Soluções, Instituto de Idiomas Unesc, Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Agência de Inovação e ItecIn (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) da Universidade.

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Inscrições

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 15:54
Compartilhar Comente

Com presença da diretora de Avaliação da Capes, Unesc lança 10ª Semana de Ciência e Tecnologia nesta terça-feira

Com presença da diretora de Avaliação da Capes, Unesc lança 10ª Semana de Ciência e Tecnologia nesta terça-feira
Professora doutora Sônia Nair Báo falará sobre o futuro da pós-graduação no país (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade receberá a diretora de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sônia Nair Báo, nesta terça-feira (11/6), para o lançamento da décima edição da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). Sônia virá para Santa Catarina exclusivamente para o evento na Unesc. Nele, a professora doutora vai falar sobre “O Futuro da Pós-Graduação no Brasil”, em uma palestra aberta ao público em geral.

O lançamento da SCT ocorrerá às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Antes do evento, a diretora de Avaliação da Capes irá se reunir com representantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) e a Reitoria da Unesc, além de gestores de outras universidades comunitárias. 

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura), Sônia possui mestrado em Biologia Celular e Estrutural e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica). Realizou pós-doutorado na Universidade de Siena, na Itália. Atualmente, é professora titular da UnB (Universidade de Brasília), membro do Conselho Superior da Capes e diretora de Avaliação. Possui colaborações técnico-científicas com instituições nacionais e internacionais e já foi vice-reitora da UnB, membro do comitê da área interdisciplinar da Capes e do comitê da área de morfologia do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que a SCT é o maior evento institucional da Unesc, que reúne os trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensão e envolve todas as dimensões da Universidade. “A participação da diretora de Avaliação da Capes no lançamento da Semana é uma grande oportunidade para que todos estejam presentes e possam ouvir quais os destinos e as perspectivas da pós-graduação brasileira para os próximos anos, pela voz de quem está por dentro do sistema e de quem constrói todos os dias o sistema de avaliação no país, sempre relacionado com os indicadores internacionais. Esperamos que a comunidade interna se faça presente, questione e elucide dúvidas que por ventura tenha sobre a pós-graduação e a pesquisa no Brasil”.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Oscar Montedo, explica que a Capes, vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país, regulamentando, fiscalizando e avaliando os programas de pós-graduação em busca da excelência na formação de recursos humanos qualificados. “Por isto só, já se justifica a vinda de um representante da Capes para que nossos professores, alunos e coordenações de programas possam discutir o futuro da pós-graduação no Brasil. Um dos pontos mais importantes neste momento é a compreensão do novo modelo de avaliação dos PPGs e seu impacto no desenvolvimento da pós-graduação na nossa instituição. Estamos muito animados com a possibilidade de discutir esses e outros temas diretamente com a professora Sônia”.

O lançamento da SCT tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Santa Catarina.

Edição de 2019 aborda a Bioeconomia

O tema da SCT da Unesc está sempre alinhado ao da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2019, as atividades realizadas de 21 a 25 de outubro na Universidade irão ser norteadas pelo tema central “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

“A Semana de Ciência e Tecnologia é o principal evento científico-acadêmico da nossa instituição, já que envolve toda a comunidade acadêmica em torno de temas relacionados ao ensino, à extensão e, obviamente, à pesquisa científica e tecnológica e, também, à inovação. É uma Semana repleta de atividades acadêmicas, em que a comemoração da ciência ganha vida, por meio da integração entre todas as áreas de conhecimento da Universidade e de outras instituições de ensino superior”, afirma Montedo.

Segundo Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, coordenadora da SCT, o evento é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “Ao divulgar os resultados das pesquisas, das ações de extensão e das experiências de ensino, minimizamos a distância entre os conhecimentos produzidos e a aplicação destes para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.  Eventos como a Semana de Ciência e Tecnologia promovem a apropriação social dos conhecimentos científicos, tecnológicos e das inovações relacionadas à temática do evento”, comenta.

A décima edição da SCT contará com palestras, minicursos, oficinas, workshops e os eventos: 19º Seminário de Iniciação Científica; 11º Salão de Extensão; 9º Salão de Ensino; 5º Salão de Pós-graduação; 6ª Feira de Inovação; 6º Talento Musical; 5ª Feira de Ciências; 4º Bootcamp; 4º Workshop de Arqueologia; 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana; e Jornada Empreendedora.

A programação também compreende atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica, de extensão e de relatos de ensino ou experiência resultantes das atividades da Unesc e de outras instituições. As atividades vão ocorrer em diversos espaços do campus, como, por exemplo, nos blocos Administrativo e XXI e auditórios Ruy Hülse e Edson Rodrigues.

Os interessados em apresentar seus trabalhos de pesquisa, de extensão e de relatos de ensino ou experiência, poderão submetê-los para avaliação a partir desta terça-feira (11/6).


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de junho de 2019 às 11:07
Compartilhar Comente

Conferência Universitária debate saúde pública e fortalecimento do SUS

Conferência Universitária debate saúde pública e fortalecimento do SUS
Encontro reuniu lideranças e estudantes da área da saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc é palco de debates em torno da saúde pública, saúde como direito e o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), nesta quinta-feira (25/4). A 1ª Conferência Universitária de Saúde reúne lideranças da região, estudantes de graduação, mestrado e doutorado e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade para discutir temas relacionados à saúde coletiva e elaborar propostas que venham colaborar com os debates da Conferência Estadual de Saúde.

O evento da Unesc tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e ocorre em um ano marcado pela realização de Conferências de Saúde em todo o território nacional.

As reflexões iniciaram com a palestra do médico e professor doutor Flávio Magajewski, que em sua fala sobre “Democracia e Saúde” fez uma retrospectiva sobre o assunto e introduziu a discussão dos eixos temáticos do evento: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Aquedado e Suficiente do SUS. Segundo ele, é importante que seja reforçado o processo de construção participativa do Sistema Único de Saúde. “Ele não seria o sistema que é se não tivesse essa dimensão política e participativa que integra, incorpora e que faz com que possamos dizer que o SUS, de alguma forma, é a expressão da vontade popular”.

Magajewski ressaltou que o contexto atual é o de discutir os mesmos assuntos que já foram abordados antes da Constituição Federal Brasileira ser promulgada. “Estamos em um momento que mais do que dar um passo à frente, olhamos para trás e percebemos que basicamente estamos discutindo a mesma pauta que foi debatida há mais de 30 anos, na 8ª Conferência Nacional de Saúde. Voltamos a discutir a democracia e o financiamento do SUS e estamos retornando diante de uma situação de crise que ocorre não apenas no setor de saúde, mas nas políticas públicas e da própria economia”, comenta o palestrante. Ele ainda salienta que para o profissional de saúde, o SUS é praticamente a extensão da própria casa. “Falando do SUS nós estamos mencionando algo que vai nos abraçar pelo resto da vida, seja nas instituições na qual trabalharemos ou como sistema de saúde que garante nossa integridade física, mental e todas as possibilidade que temos”.

Após a palestra do professor doutor, houve o lançamento oficial da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva. Organizada por membros do Núcleo de Saúde Coletiva, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional, a Liga realiza encontros mensais com o propósito de gerar discussões com acadêmicos e profissionais em assuntos relacionados à Saúde Coletiva.

No período da tarde, os participantes foram separados em grupos para a realização de discussões sobre os eixos temáticos da Conferência. No final do evento, os resultados levantados serão discutidos para, posteriormente, serem direcionados à Conferência Estadual de Saúde.

O evento contou ainda com um coffee break com a participação especial do cantor e compositor Allan Piter, de São Paulo, que está em excursão pelo Sul do Estado.

Universidade como protagonista

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos participantes da Conferência Universitária de Saúde e ao palestrante. A reitora falou sobre a importância do debate desta quinta-feira, da participação dos estudantes nas discussões sobre a saúde coletiva e sobre o fortalecimento do SUS. Além disso, ela ressaltou o protagonismo necessário das Instituições de Ensino Superior em relação ao tema.  

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Antunes, a transformação dos cenários de saúde coletiva está nas mãos de todos. “A cada estudante e a cada profissional que está hoje nesta Conferência, quero pedir que lute sempre pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.   

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, explicou que em 2019 está se fazendo um resgate da 8ª Conferência Nacional, que ocorreu em 1986. “A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi marcante. Nela os usuários puderam defender o que era importante para eles e foi um momento em que, junto com os profissionais, puderam discutir a saúde como um conceito amplo. Dois anos depois, os brasileiros tiveram a sua Constituição, onde está escrito que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Precisamos compreender o que isso significa, olhar para o cenário que temos hoje e continuar lutando pelo SUS, que apesar das fragilidades que apresenta, tem um potencial gigante. O SUS é um sistema para todos e de todos. A luta é nossa e o dever de fazer mais é nosso”.

O assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, agradeceu pela união de diversas pessoas para a realização da Conferência. “A ideia era trazer os estudantes de mestrado, doutorado, especialização e cursos de graduação para debater o cenário que queremos daqui para frente. Queremos que vocês aproveitem a Conferência, exponham suas ideias, demonstrem os seus anseios e, principalmente, que lutem pelo nosso SUS. Um SUS universal, equânime, integral e gratuito”.  

A mestranda em Saúde Coletiva e membro da Comissão Organizadora da Conferência, Giovana Mondardo, também deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro. “Este é um grande evento protagonizado pela nossa Universidade, que tem um papel de incentivar o pensamento crítico, o debate e a transformação da sociedade. Que a gente reflita e tire desta Conferência propostas cabíveis para a nossa região, nosso Estado e nosso país”.   

O evento contou ainda com a participação da coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc, Liziane Tuon.

A 1ª Conferência Universitária de Saúde é uma realização da Reitoria da Unesc e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com o Núcleo de Saúde Coletiva, o Programa de Residência Multiprofissional e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de abril de 2019 às 14:39
Compartilhar Comente

Curso de Comércio Exterior comemora 20 anos em evento de integração

Curso de Comércio Exterior comemora 20 anos em evento de integração
Egressos, professores e estudantes estiveram reunidos nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O curso de Administração - habilitação em Comércio Exterior da Unesc comemorou seus 20 anos de vida reunindo, na noite desta terça-feira (16/4), aqueles que já passaram pela Instituição, quem ainda está trilhando em sala de aula e em projetos de pesquisa e extensão o caminho da formação profissional e os facilitadores dessa busca pelo conhecimento. O evento realizou o painel “O profissional de Comércio Exterior – Desafios, perspectivas e formação acadêmica” com a participação de egressos, que compartilharam suas experiências com os alunos do curso. Após os debates, houve o corte do bolo comemorativo aos 20 anos de Comércio Exterior na Unesc.

O evento contou com a participação dos egressos Marcelo Tiscoski, diretor da City Comercial - Importação & Exportação; Bruna Cechinel Bonetti, representante comercial da Tile Export; Barbara Degásperi, analista de Comércio Exterior da Decor Export; Maykon Elias, gerente de comércio exterior na Olivo S.A; e Gabriela de Souza de Mattia, representante da Trade Line Assessoria em Comércio Exterior.

Cada profissional falou sobre suas experiências durante a graduação na Unesc, as oportunidades que o curso proporcionou com o mercado e a importância de aproveitar o período de formação, e o contato direto com os professores. Os convidados também analisaram o mercado internacional e nacional e as oportunidades para fazer a diferença. A conversa foi mediada pelo professor Abel de Souza.

Em 20 anos de atividades, o curso de Comércio Exterior da Unesc formou mais de 800 profissionais e contribui para que a região Sul seja referência na dinâmica de comercialização global. Ao longo de sua trajetória, o curso tem incentivado o empreendedorismo, sendo que muitas empresas de representação comercial, assessoria e consultoria em comércio exterior foram criadas por egressos do curso.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, é uma honra para a Unesc presenciar a comemoração dos 20 anos do curso e para ela, enquanto professora, é uma emoção singular, pois começou a carreira na Instituição pelos cursos de Administração e de Comércio Exterior. “Parabéns a todos os professores, coordenadores que já passaram ou estão à frente do curso, aos estudantes e aos egressos por essa belíssima construção. Vejo muitas oportunidades para o comércio exterior. Quando há grandes mudanças no cenário político e econômico, temos que visualizar o que sinaliza este cenário e para quais áreas do conhecimento. Neste contexto, o comércio exterior se torna absolutamente importante. Temos uma internacionalização premente e não se fala mais em economia local, mas em responder a todas as tendências internacionais. Então, todos vocês que estão neste curso, terão um futuro promissor. Aproveitem tudo que essa Universidade tem a oferecer. Muito obrigada por estarem na Unesc”.  

A chefe de gabinete da Reitoria e professora da Universidade, Gisele Coelho Lopes, é egressa da primeira turma do curso de Comércio Exterior e falou sobre os desafios e aprendizados ao longo da graduação. “Esta noite é muito importante para a Unesc e para o curso de Comércio Exterior. Eu olho para traz e vejo que valeu a pena. Não me arrependi de ter tomado a minha decisão de investir na carreira de administradora. Se você tem um projeto de vida e ele está calcado em esforço e dedicação, vai dar certo. Cada dia dedicado em prol da sua formação, vale a pena. Cada dia dedicado à profissão, vale a pena. Acredito na transformação das organizações e do trabalho do administrador em prol das pessoas, dos processos e das melhorias contínuas para fazer a diferença”, comenta.

A coordenadora do curso de Administração e Administração – habilitação em Comércio Exterior, egressa da segunda turma de Comércio Exterior, Izabel de Souza, saudou e agradeceu aos estudantes, professores e egressos, apresentou os professores e salientou a união de todos como base para o desenvolvimento de um curso forte. “Há 20 anos, a Unesc, pioneira na região, olhou para o mercado que se abria e para a necessidade do Sul do Estado, abriu um curso para colaborar com o desenvolvimento da região e com a formação de profissionais capacitados para darem a sua contribuição com o desenvolvimento regional”.

Para o acadêmico da quinta fase de Comércio Exterior Gabriel Dimer, de Sombrio, é um orgulho fazer parte desta história. “Sempre gostei de conhecer culturas e um dia vi uma pessoa negociando em mandarim com uma profissional chinesa. Isso despertou em mim a vontade de trabalhar com comércio exterior e conviver nesse ambiente globalizado. Fui pesquisar e encontrei o curso da Unesc com boas referências e oportunidades. É muito bom estar fazendo parte desta história”, afirma.

O evento comemorativo aos 20 anos de Comércio Exterior da Unesc teve ainda a presença do coordenador adjunto do curso, Jean Peterson Rezende, e do representante do Centro Acadêmico do curso, Henrique Richard Cortez Cunha.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2019 às 10:13
Compartilhar Comente

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

A partir da imagem de um prato tradicional da mesa brasileira, com arroz, feijão, salada e carne, a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Regina Maria Ferreira Lang, provoca uma reflexão: é saudável? Uma resposta automática seria sim, mas Regina passa a apresentar os agrotóxicos presentes naquela "inocente" refeição. O debate sobre a qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira e o papel da ciência neste contexto, foi o centro da palestra proferida pela professora na abertura da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/10) no Auditório Ruy Hülse. O evento com o tema "A Ciência alimentando o Brasil" segue até sexta-feira (21/10) com uma série de palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e workshops.

Para a professora Regina Maria Ferreira Lang, é preciso resgatar os sistemas produtivos sustentáveis para proporcionar uma alimentação mais saudável à população. "A agricultura que usa agrotóxico é chamada de convencional, mas temos milhões de anos de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos. Temos que recuperar isto", afirmou. Regina defendeu que a ciência deve reconhecer também os saberes, não apenas a tecnologia. Ela citou o impacto do uso de pesticidas na qualidade da alimentação. "Em média, cada pessoa consome por ano cinco quilos de agrotóxicos presentes nos alimentos", revelou. 

Regina afirmou que há estudos mostrando a presença destas substâncias no leite materno de agricultoras. Além do resgate da forma tradicional de plantio, Regina sustentou a necessidade de políticas públicas que garantam a produção neste modelo.

Semana de Ciência e Tecnologia

O tema "Ciência alimentando o Brasil" é apresentado de diversas formas na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, afirmou estar convencida de que educação, ciência e tecnologia contribuem para a redução da desigualdade social do país. "Cabe à Universidade promover uma ciência em favor da vida", comentou.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, a Semana de Ciência e Tecnologia coloca o conhecimento no mais alto patamar e transforma-se em um espaço de socialização dos saberes. Colocando o evento como resultado de todo investimento realizado pela Unesc em pesquisa e extensão, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, acredita que a ciência "transforma a Universidade, transforma a comunidade e transforma o país".

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, Gisele Coelho, apontou o crescimento do evento como um indicativo da resposta da comunidade. Neste ano, foram 30% a mais de inscritos do que na edição do ano passado. "A partir do momento em que a comunidade passa a participar começa a aflorar todo o trabalho científico da Universidade. 

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), professora Ângela Back, lembrou também que o debate sobre conhecimento e ciência se reveste de urgência diante de tantas medidas provisórias e portarias e "não se esgota no ambiente acadêmico, deve ser estendido a toda comunidade". O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, também participaram da abertura do evento, entre outros membros e representantes da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2016 às 23:44
Compartilhar Comente