Reitoria

Unesc homenageia seu criador com o título de Doutor Honoris Causa

Unesc homenageia seu criador com o título de Doutor Honoris Causa
Engenheiro Ruy Hülse recebeu a honraria máxima da Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Emoção é a palavra que melhor define este 14 de março de 2016 na Universidade. Na noite desta segunda-feira, a Unesc entregou o título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse, criador da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma – em 22 de junho de 1968) que deu origem, em 17 de junho de 1997, à Unesc. Lideranças de diversas áreas da região, familiares e amigos do homenageado e pessoas da comunidade acompanharam a solenidade da concessão desta que é a honraria máxima que uma Instituição de Ensino Superior do Brasil pode conceder.

Honoris Causa é uma expressão latina que significa “por causa de honra” e utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

Segundo o reitor da Unesc, Gildo Volpato, a homenagem a Hülse é um agradecimento e reverência à trajetória dele, além de suas virtudes, méritos e atitudes de civismo e dignidade ao longo de sua vida. “Estamos homenageando uma personalidade que está em nossa origem. Ele foi o visionário que, percebendo além de seu tempo e sentindo os clamores da sociedade que ansiava pelo Ensino Superior em nossa região, teve a coragem de mobilizar e liderar as forças sociais para aquele intento tão ousado para a época”, comentou o reitor da Unesc.

Volpato lembrou ainda que Ruy Hülse sempre esteve envolvido com a Instituição e à disposição dela em diversas situações. “Com uma trajetória que honra nossa região, Ruy Hülse poderia olhar para trás e apenas contemplar a grandeza dos seus frutos. Mas, o mais impressionante, é que ele, com seus 90 anos, continua olhando para frente, semeando e apoiando às causas maiores e nobres de nossa região”, afirmou.

O homenageado

Ruy Hülse, engenheiro de Minas e Eletrotécnica é diretor executivo da Satc e presidente de honra do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina). Em seu discurso, o homenageado agradeceu e se disse honrado em ter sido escolhido para receber o título e figurar em um seleto rol de pessoas que recebeu o Honoris Causa da Unesc. “Receber essa honrosa homenagem me faz lembrar de fatos marcantes da minha história. Estar aqui hoje me deixa profundamente grato e envaidecido. Estive no passado olhando para o futuro, e hoje, no presente, estou vendo uma Universidade que está formando as gerações futuras e sendo responsável pelo desenvolvimento socioeconômico da região Sul do Estado”, afirmou Hülse.

A entrega do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ruy Hülse teve a presença das pró-reitoras da Unesc: de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; do presidente do Conselho Curador da Fucri, Itamar da Silva; do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Daniel Freitas; do presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã e dos membros da Comissão de Honra, os professores doutores da Unesc, Miguelângelo Gianezzini, Maria Inês da Rosa, Ademir Damázio e Oscar Montedo, e do ex-diretor da instituição Rodeval José Alves, que foi secretário de implantação da Fucri. O Coral Unesc foi responsável pela apresentação artística da solenidade.

Universidade concede título pela quarta vez


Na história da Unesc, foram outorgados três títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa. Em 1998, a Dom Paulo Evaristo Arns, líder político na luta em defesa dos direitos humanos na época da ditadura militar, na década de 1970, e por sua participação no processo de redemocratização do Brasil, na década de 1980.

Em 2002, à médica sanitarista Zilda Arns Neumann, por sua contribuição e trabalho junto a Pastoral da Criança da Igreja Católica, em ações que visavam à redução da mortalidade infantil em diversos países. O terceiro e último título foi concedido ao então Ministro da Educação, Fernando Haddad, em 2011, pelos relevantes trabalhos prestados em prol do desenvolvimento da educação do Brasil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de março de 2016 às 23:17
Compartilhar Comente

Animação e integração na primeira noite da Recepção aos Calouros

Animação e integração na primeira noite da Recepção aos Calouros
Milena Spilere Nandi Mais imagens

Alegria não faltou no primeiro dia da recepção aos novos estudantes da Unesc. Na noite de hoje (11/3), no Auditório Ruy Hülse, os calouros dos cursos de Administração, Administração – Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Secretariado Executivo cantaram, dançaram, interagiram e conheceram mais da Universidade.

A Companhia de Dança Unesc abriu o evento, que seguiu com a animação do ex-aluno do curso de Educação Física da Unesc, Tiago Duarte, que colocou os estudantes para dançar. No final da recepção, os novos estudantes também ganharam lanche, kits e puderam levar para casa livros da Editora Unesc. Os estudantes estrangeiros – a Unesc possui cerca de 120 alunos vindos de outros países – foram chamados e receberam os aplausos dos colegas.

Durante a recepção, o reitor Gildo Volpato chamou voluntários para falar sobre a sua escolha profissional. “Aqui nós queremos crescer pessoal e profissionalmente. Como a Unesc é uma Universidade Comunitária, nós temos que vestir a camisa. Vamos fazer a diferença, certo?”, desafiou Natanael Pacheco, calouro de Ciências Contábeis, arrancando aplausos dos estudantes. Já Bruna Gonçalves Amaro, da primeira fase de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, afirmou que ingressou na Unesc em busca de uma boa formação e que a boa estrutura da Universidade faz diferença.

Em sua fala, o reitor destacou a importância do ingresso na Universidade e a responsabilidade de se fazer escolhas. “O tempo passa muito rápido e ao longo da vida acadêmica vocês terão que fazer muitas escolhas. Hoje vocês são calouros, mas em alguns anos serão profissionais. Ninguém poderá aprender por vocês. Por isso tenham um foco e decidam que profissionais vocês serão”, afirmou Volpato. “Vocês são privilegiados e fazem parte dos 17% de jovens dos 17 a 24 anos que estão cursando ensino superior. Aproveitem a oportunidade e tudo o que temos para vocês. Sejam muito bem-vindos”, completou.

O vice-reitor Márcio Fiori, salientou que os estudantes devem “agarrar” todas as oportunidades de crescimento pessoal e profissional e que na Universidade, além de estudar, eles conhecerão pessoas que farão parte das suas vidas, talvez, para sempre. “Contem conosco e com todos os nossos profissionais. Sejam muito bem-vindos à Universidade que é de vocês”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, também acolheu os novos estudantes. “Desejamos que vocês tenham excelentes anos dentro da Universidade e que aproveitem todas as oportunidades para serem bons profissionais e cidadãos”. A diretora da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Kátia Dalla Líbera Soratto, parabenizou os calouros pelo ingresso no curso superior e lembrou que a formação deles se dará não apenas em sala de aula, mas também em projetos de pesquisa e de extensão que a Unesc oferece.

A Recepção aos Calouros continuará até quarta-feira (13/3). Amanhã (12/3), o evento ocorrerá às 10h30, 13h30 e 19h30 e no último dia, às 19h30, sempre no Auditório Ruy Hülse.

 

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 11 de março de 2013 às 22:44
Compartilhar Comente