Reitoria

Unesc forma novos nutricionistas e fisioterapeutas em cerimônia especial

Unesc forma novos nutricionistas e fisioterapeutas em cerimônia especial
Universidade formou 19 novos profissionais para a área da saúde (Fotos: Leonardo Ferreira/ Matheus Reis/ Mayara Cardoso) Mais imagens

A cerimônia de Colação de Grau marca o fim do ciclo acadêmico e o início da tão sonhada jornada profissional. O dia em que o acadêmico se torna bacharel ou licenciado na profissão escolhida representa a realização de sonhos que muitas vezes vêm de casa e do coração não só do formando, mas também de todos que o rodeiam. Esperado por anos, esse dia chegou nesta segunda-feira (31/8) para 19 formandos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Unesc.

Diferentemente do esperado, a turma não esteve reunida celebrando a conquista com abraços, porém, nenhuma limitação imposta pela pandemia de Covid-19 tira o brilho e a satisfação deste momento solene e inesquecível na vida de cada um. Para celebrar a altura, a Universidade realizou nesta tarde, por meio do canal da Unesc TV no YouTube, a transmissão ao vivo da cerimônia de Colação de Grau Especial.

Desde o Ensino Médio, quando participou de um trabalho sobre a área de atuação da Fisioterapia, Kálita Silveira Nunes, uma das mais novas graduadas da Unesc, teve certeza do que queria para a vida: ajudar pessoas por meio de seu trabalho como fisioterapeuta.

Nesta segunda-feira ela foi uma das graduadas que alcançou o objetivo de colar grau no curso que escolheu com tanto amor e na Universidade que a abraçou ao longo de toda a jornada. “Ao ingressar na Universidade pesquisei e encontrei na Unesc aquilo que eu queria para a instituição de ensino em que iria me graduar. Aqui, desde a segunda fase comecei a atuar como voluntária e a partir disso me envolvi cada vez mais com as atividades acadêmicas. Uni o gosto por ajudar e o desejo de aprender ajudando”, comenta.

Kálita participou, enquanto acadêmica, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), como voluntária e posteriormente bolsista, além de ter se voluntariado em um projeto de cicatrização de feridas e ter presidido o Centro Acadêmico do Curso ao longo de três anos. Após tanta participação, tendo a Unesc em sua rotina de forma constante, nesta tarde a bacharel encerrou um ciclo, mas não sua trajetória de estudos.

Ela, que se diz uma eterna estudiosa, comemora a formatura já com os olhos voltados para o futuro que começa já. “Por mais que esse momento tenha sido diferente, sem aquela festa que esperávamos, ele traz um sentimento de alívio, de dever cumprido e de que uma fase se encerrada para que um novo e maior ciclo se inicie”, completa.

Orgulho e confiança

Ao entregar os 19 novos profissionais da área da saúde formados pela Unesc, a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, compartilhou sua satisfação no evento virtual. O momento, embora mediado por tecnologia como imposto pelo cenário da pandemia, conforme Luciane, é sublime e muito especial para acadêmicos, seus familiares e para a Universidade.

Por meio da cerimônia de colação de grau especial, de acordo com a reitora, a Unesc mais uma vez cumpre seu papel perante a sociedade e entrega profissionais preparados para fazerem a diferença. “Entregamos, aliás, não só novos profissionais, mas, seguramente, melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida, pela correta gestão dos serviços de saúde, pela pesquisa com ética e pela atuação na área clínica com sabedoria”, comentou.

Ao levar o nome da Unesc e a responsabilidade pela bagagem de conhecimento construída, de acordo com Luciane, os novos profissionais irão se destacar por algo que vai além do conteúdo aprendido. “O diferencial competitivo estará menos nas ferramentas da área e mais em vocês, pois vocês são únicos. Recomendo que trabalhem bem, com afinco e maestria, mas não esqueçam da satisfação interior, do crescimento pessoal, do convívio com a família e com os amigos. Ainda entre os meus desejos está que continuem a estudar pois serão eternos aprendizes e que sejam muito, muito felizes”, completou.

Nas palavras da paraninfa da turma, professora Flávia Karine Rigo, o grupo de estudantes também recebeu uma injeção de ânimos para o novo desafio que se inicia a partir da formatura. Conforme ela, os novos profissionais são, ainda mais, “instrumentos de transformação da realidade”.

“Promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e de amor. Creio, sinceramente, que valores como a humildade, a empatia e altruísmo sejam indispensáveis para o exercício das nobres profissões que escolheram. Vocês adquirem hoje a árdua responsabilidade social. Mantenham-se pautados na ciência, na solidariedade, ne ética e na fé. Não esqueçam do vosso juramento em nenhum dia de vossas vidas”, acrescentou em suas palavras aos afilhados.

A cerimônia especial de colação de grau contou ainda com as falas emocionadas do coordenador-adjunto do curso de Fisioterapia, Eduardo Ghisi Vistor, e da coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira.

A transmissão realizada pela Unesc TV sob comando do professor Laênio Ghisi pode ser acessada a qualquer tempo na página do YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 18:37
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc protagonizam programa Amigo Cresce Junto em política de captação de alunos e permanência estudantil

Estudantes da Unesc protagonizam programa Amigo Cresce Junto em política de captação de alunos e permanência estudantil
Ação consiste na indicação de novos alunos, que garantirão descontos para veteranos (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

O diálogo aberto entre reitoria e a comunidade acadêmica é frequente na Unesc e, mais uma vez, o protagonismo estudantil falou mais alto. Representantes da reitoria se reuniram com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e lideranças acadêmicas para discutir políticas de permanência estudantil e atração de novos estudantes. O resultado é o programa Amigo Cresce Junto, uma nova política de captação de alunos.

Conforme o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, que esteve presente nas discussões, o protagonismo estudantil é uma marca forte na nossa Unesc. “Nossos estudantes estão presentes nas tomadas de decisões mais importantes da instituição e neste momento de excepcionalidade em que estamos vivendo, o papel e a percepção dos acadêmicos é fundamental”, comenta Rodrigues.

De acordo com a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o programa Amigo Cresce Junto consiste na indicação de novos alunos por parte dos veteranos. Se o aluno indicado completar o primeiro semestre, o veterano recebe um desconto de R$300 dividido nas parcelas do semestre.

A ideia surgiu de uma ampla discussão dos acadêmicos. A convite da reitoria, os alunos foram convidados a montar uma comissão que desenhou possibilidades de política de permanência dos estudantes, além de atração de novos alunos para a universidade através de bolsas de estudo ou descontos. “Nos sentimos parte da instituição quando somos convidados a participar de importantes tomadas de decisão como esta. Nós estamos do lado das peças mais importantes neste cenário, que são os estudantes, e vamos pensar numa melhor maneira que possa ajudar a todos neste momento”, comenta o presidente do DCE, Kelvin Benedet.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 16:47
Compartilhar Comente

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec é pauta de programa de rádio no campus

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec é pauta de programa de rádio no campus
Programa João Paulo Messer foi transmitido ao vivo da Sala dos Municípios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (31/8), o programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. Durante a transmissão ao vivo (que pode ser conferida na íntegra clicando aqui), o apresentador recebeu convidados da Universidade e representantes da Amrec, para abordar o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para o Sul catarinense, a sua importância para a região e o diferencial de estar sendo elaborado com a participação popular.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, caracteriza o projeto como transformador. Segundo ela, a elaboração do plano está ocorrendo em virtude da vontade dos prefeitos e das lideranças da Amrec e tem na Unesc e no Unibave seus condutores, com a metodologia e a equipe técnica. “Estamos colocando nossos melhores esforços e um grande comprometimento na elaboração e condução de todo o processo. Precisamos identificar nossas dores enquanto região e buscar a superação das mesmas. Este plano já nasce com um potencial de superação muito grande, porque nasce no meio a uma pandemia e de um processo eleitoral. Tivemos uma participação fantástica da comunidade e acredito que as lideranças e a região terão um grande documento para balizar as próximas ações”, afirma.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, comenta que apesar de o período ser de distanciamento social em função da Covid-19, há uma proximidade com a população no desenvolvimento do plano, facilitada pelo uso da tecnologia. “Um dos grandes diferenciais é que todo o processo tem a participação da comunidade. É de extrema importância termos um plano de desenvolvimento participativo, já que assim será possível a elaboração de um documento que contemple verdadeiramente a realidade e as necessidades da região”.

O presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, salientou a importância do Plano de Desenvolvimento pensado para os próximos 10 anos como norteador das ações dos próximos prefeitos. Ressaltou ainda os bons resultados já obtidos pela parceria entre Amrec, Unesc e Unibave no projeto. O secretário executivo da Amrec, Giovane Dagostin Marchi, também avaliou a parceria como positiva e abordou as instituições de ensino como propulsoras de desenvolvimento regional, já que atuam na formação de profissionais qualificados para o mercado.

A coordenador do Setor de Planejamento Institucional, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, falou sobre a importância do trabalho coletivo para a elaboração do plano e explicou a condução dos trabalhos.

Os coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Melissa Watanabe e Thiago Fabris também participaram do programa, explicando as sete etapas para a elaboração do plano, a parte de compilação e análise dos dados e o resultado. A conclusão das etapas, incluindo a última, governança, deve ser feita no último trimestre do ano.

Você pode colaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec participando dos grupos de WhatsApp. Há um grupo para cada município:  

Balneário Rincão

Forquilhinha

Içara

Nova Veneza

Cocal do Sul

Treviso

Morro da Fumaça

Orleans 

Criciúma

Lauro Muller

Urussanga

Siderópolis

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 13:58
Compartilhar Comente

Protagonismo estudantil: Desafios e aprendizados em meio à pandemia

Protagonismo estudantil: Desafios e aprendizados em meio à pandemia
Acadêmicos da Universidade foram responsáveis pela organização de jornadas acadêmicas integradas e ações visando a permanência estudantil (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A pandemia tem colocado todos à prova e os desafios são dos mais variados. Na Unesc não tem sido diferente e entre tantos grupos que merecem aplausos pela postura e comprometimento, o formado por acadêmicos tem se destacado. Nestes meses de tantas mudanças e redesenhos, eles têm assumido o protagonismo no seu processo formativo e deixado sua marca na Instituição. Um exemplo foram as jornadas integradas, que tiveram a organização de alunos, apoiados por professores. E não para por aí. A atuação deles chegou inclusive na permanência estudantil, com o oferecimento de bolsas aos colegas.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta que a participação do estudante na vida da Universidade é essencial e em momentos atípicos como este, é ainda mais importante. Segundo ela, os enfrentamentos feitos pela Instituição neste momento de pandemia têm sido feitos graças também ao apoio dos acadêmicos. “Preciso ressaltar o orgulho que a Unesc tem de seus alunos. Neste momento tão delicado, eles têm se mantido unidos e dialogando constantemente com a gestão e os professores em busca das melhores respostas aos diferentes desafios. O protagonismo de nossos estudantes é algo que faz nossos olhos brilharem e mostram não só a nós, mas a toda a região, os profissionais qualificados e humanos que serão”.

Trabalho em equipe e descobertas

A primeira jornada que reuniu todos os cursos de uma mesma área do conhecimento em um evento totalmente virtual, ocorreu de 18 a 22 de maio. A Jornada Integrada da Saúde marcou o início de um desafio proposto pela gestão universitária e prontamente aceito pelos estudantes das diversas áreas.

A aluna do curso de Farmácia, Gabrielly Ricken, presidiu a Comissão Organizadora da Jornada Integrada de Saúde da Unesc e conta que o momento foi um “divisor de águas” em sua vida acadêmica. Ela comenta que o desafio foi na esfera profissional, como trabalhar em uma equipe diversificada e também pessoal, em ter que estar à frente de um evento tão grande. “Sinto que fui colocada à prova várias vezes, mas foi incrível. Saí de lá renovada e com a sensação de missão cumprida, porque eu tinha superado muita coisa e crescido muito. Conheci diversos profissionais que admiro e contei com a ajuda de muita gente incrível, pessoas que acreditam no bem comum e na importância do trabalho coletivo”, afirma Gabrielly.

Para a aluna de Artes Visuais (Licenciatura), Francine Nazário, o aprendizado também foi além do acadêmico. Ela, que presidiu a Comissão Organizadora da Semana Integrada de Educação da Unesc, de 16 a 18 de junho, conta que a experiência foi além de ampliar o conhecimento nos temas abordados ao longo do evento e impactou positivamente a todos os participantes. “Quando falamos em educação, falamos do coletivo. Assumi o desafio de estar à frente de um evento que reuniu todos os cursos de Humanidades, Ciência e Educação e pude, ao trabalhar com esta equipe, aprender muito, entender como funciona a gestão da própria universidade e a importância de dar voz a todos e a construir juntos. Foi uma experiência incrível! Conhecer pessoas, estar em contato com elas e falar no coletivo nos permite construir coisas grandes e inovadoras”, afirma.

Já o estudante do curso de Engenharia Civil e presidente da Comissão Organizadora da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, Douglas Leffa, salienta a importância da união na busca por novos conhecimentos. “Esta jornada mostrou à comunidade o quanto os acadêmicos da Unesc buscam o conhecimento além, e notamos isso na audiência e interação durante toda a Jornada”. O evento ocorreu de 20 a 24 de julho e também de maneira 100% virtual. “Em um primeiro momento pareceu desafiador, pois era um trabalho precursor na área das engenharias e tecnologias, mas através desta Jornada, abrimos o caminho para vários outros eventos, pois a equipe se mostrou muito organizada e unida, transmitindo um grande aprendizado de trabalho em conjunto e convivência com ideias diferentes”, complementa Leffa.

Trabalho em equipe, networking e desenvolvimento da capacidade de delegar funções são os três pontos destacados pela estudante do curso de Administração e presidente da Comissão Organizadora da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, Gabrielle Cardoso. O evento, que ocorreu de 27 a 31 de julho foi, segundo Gabrielle, importante para o aprendizado coletivo. “É importante para qualquer profissional saber lidar com os diferentes perfis de pessoas, com o ambiente de trabalho e com as diferentes funções. A Jornada foi muito importante para fortalecer laços, conhecer pessoas que têm conhecimentos diferentes e que possam ser agregados ao coletivo. Com certeza esta experiência vai colaborar muito no meu processo de formação”.  

 Auxílio estudantil

Neste período de pandemia, o protagonismo dos estudantes da Unesc foi além da união em torno da realização de uma jornada acadêmica integrada com qualidade. Resultou inclusive em iniciativas para oportunizar o auxílio financeiro para colegas em situação de vulnerabilidade. Com o objetivo de incentivar a permanência estudantil, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) se mobilizou para reformular as finanças, o que resultou em uma doação de R$ 20 mil em forma de bolsas de estudos para alunos do ensino presencial e EaD (Ensino a Distância) da Unesc.

Segundo o presidente do DCE, Kelvin Benedet, a iniciativa deve ser creditada a cada acadêmico. “No ato da matrícula o estudante destina o valor de R$ 10. Do montante total, 60% é destinado para os Centros Acadêmicos e 40% para o DCE. Realizamos, então, uma readequação das finanças e, de R$ 25 mil, R$ 5 mil foram usados à manutenção do espaço. O restante, estes R$ 20 mil, farão o bem para alunos que necessitam”, conta Benedet. A iniciativa irá beneficiar 40 estudantes com um auxílio de R$ 500 cada, em parcela única.

Outra iniciativa que demonstra claramente o protagonismo estudantil na Unesc foi da Comissão Organizadora da Jornada Integrada da Saúde. O grupo irá beneficiar, por meio de processo seletivo, 48 estudantes dos oito cursos da área da saúde da Unesc, com um auxílio financeiro de R$ 500, em parcela única. Os recursos são provenientes dos valores arrecadados com as inscrições da Jornada.

O valor da inscrição para o evento foi de R$ 10 e a Comissão Organizadora arrecadou R$ 24 mil.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de agosto de 2020 às 08:51
Compartilhar Comente

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta reafirma uma Universidade ainda mais sólida no pós-pandemia

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta reafirma uma Universidade ainda mais sólida no pós-pandemia
Cenário da Instituição foi apresentado no “Colóquio APEC (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense) (Fotos: LeonardoFerreira) Mais imagens

Marcado pelo protagonismo feminino, o “Colóquio APEC (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense)” colocou em destaque às universidade comunitárias, e a realidade diante da pandemia de Covid-19. Evento virtual, teve o tema “Educação superior na atual crise: desafios e ações em entidades comunitárias catarinenses” debatido pelas reitoras Luciane Bisognin Ceretta, da Unesc; Marcia Cristina Sardá Espíndola, da Furb (Universidade Regional de Blumenau), e Solange Sprandel da Silva, da UnC (Universidade do Contestado).

Conforme a presidente da APEC, Tatiane Viega, o momento foi pensado para ouvir as universidades, com o objetivo de zelar por estas instituições. “As universidades comunitárias têm evidente importância para o desenvolvimento de suas regiões. A solidez destas organizações é uma preocupação de todos”, destacou. 

Unesc se consolida mesmo com a crise

Em seu momento de fala, Luciane apresentou a Unesc: uma universidade que tem a qualidade no ambiente de vida como sua principal missão, cumprida por meio do ensino, pesquisa e extensão. Em 2020, são mais de 12 mil estudantes, inseridos em um dos 42 cursos de graduação presencial, 34 na modalidade EaD (Ensino a Distância), 21 cursos técnicos, 40 pós-graduações, cinco mestrados e sete doutorados. Fica completa com os 690 professores e 540 funcionários. 

A reitora relatou que o ano era esperado com grande expectativa. Com a chegada da pandemia tudo mudou. Ainda assim, a Unesc não deixou de zelar por si e por sua região. “Todo este cenário impôs uma queda de receitas. Apesar disso, realizamos investimentos em tecnologia, assessoria pedagógica, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e em outros itens que não estavam planejados”, explicou. “Somos uma Instituição comunitária, constituída pelo poder público, mas de direito privado. 97% das receitas vêm dos estudantes, portanto a peça orçamentária é sempre muito bem estipulada e sem margens”, afirmou. 

Com o embasamento em estratégias dos comitês de Gestão de Crise e de Pós-pandemia, a Unesc adotou premissas institucionais para o enfrentamento da crise: 

- Cuidado com a vida

- Excelência acadêmica com formação pedagógica para responder às novas demandas

-Investimento em tecnologia

- Sustentabilidade econômica com a preservação do trabalho e do salário

- Comunicação e informação estratégica

- Saúde e segurança

- Segurança jurídica

- Posicionamento estratégico institucional

Como resultado deste trabalho, foi possível oferecer subsídios para que os acadêmicos seguissem estudando, e tivessem na Instituição seu lugar seguro. Foram garantidos fomento a bolsas de estudos, financiamentos, apoio tecnológico, manutenção e reconstrução das políticas internas, cursos gratuitos, concessão de EPIs, e muitas outras ações. 

Conforme a reitora, existe a expectativa de que a Universidade chegue ao fim do ano sem prejuízos, tendo também sido fortalecida vários aspectos. “Tem sido um período desafiador, mas de grandes aprendizados e de uma experiência que não vai retroceder. Em meio a tudo isso, o diálogo se mostrou a principal ferramenta de trabalho. Foram mais de 12 reuniões com DCE (Diretório Central dos Estudantes), 48 encontros com todos os alunos da Instituição, 16 diálogos com os docentes e mais de 15 com os gestores”, evidenciou. 

Para os próximos meses, a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina seguirá atuando por meio de premissas institucionais: 

- Cuidado com a vida

- Excelência no ensino híbrido

- Investimento em salas de aulas tecnológicas

- Formação de professores

- Trabalhos para a permanência estudantil

- Estratégias para a pós-pandemia.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2020 às 18:21
Compartilhar Comente