Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Professora participa de lançamento de doutorado no Chile

Professora participa de lançamento de doutorado no Chile
Teresinha Maria Gonçalves representou o Brasil no evento (Foto: divulgação) Mais imagens


A professora doutora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc Teresinha Maria Gonçalves, representou o Brasil no lançamento do Doutorado Interdisciplinar em Território, Sociedade e Natureza da Universidade do Chile. Além de Terezinha, a instituição convidou um pesquisador da Colômbia, um do Chile e um a França para participar da solenidade no dia 16 de novembro.

A professora da Unesc foi convida devido a sua experiência em trabalhos interdisciplinares sobre o tema do doutorado e ser docente do PPGCA. A conferência de abertura do evento foi feita pelo pesquisador da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Arturo Escobar.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de novembro de 2017 às 17:34
Compartilhar Comente

Ciclo de Conferências em Arqueologia traz debate sobre povos pré-históricos

Mais um encontro do Ciclo de Conferências em Arqueologia da Unesc vai reunir professores e alunos nesta segunda-feira (28/8). O zooarqueólogo Diego Dias Pavei vai ministrar uma palestra sobre “Manejo ambiental de povos pré-históricos e comunidades tradicionais: subsistência e cosmologia”. Pavel é aluno pós-graduando da Universidade Federal de Pelotas e é pesquisador colaborador do LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), da Unesc.

O encontro ocorre às 19h15, na sala 26 do Bloco S. O 3º Ciclo de Conferências em Arqueologia da Unesc tem apoio dos cursos de Ciências Biológicas, História, Geografia, do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais)  e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 25 de agosto de 2017 às 18:43
Compartilhar Comente

Programas de Pós-Graduação socializam boas ideias

Programas de Pós-Graduação socializam boas ideias
Encontro buscou aproximar os PPGs e apresentar boas práticas Mais imagens

Os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc compartilharam seus resultados e suas boas ideias. A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) promoveu o Seminário de Socialização de Boas Práticas na manhã desta terça-feira (9/5) e contou com a presença dos coordenadores dos Programas, que trouxeram experiências de projetos realizados durante os últimos anos.

Para o assessor da Propex, André Cechinel, o evento busca alinhar os Programas e trazer um novo ponto de vista. “É importante apresentar as práticas significativas e formar diálogos. Vamos fazer com que os PPGs se aproximem cada vez mais, partilhem conhecimentos e trabalhem de forma mais orgânica”, comentou.

Os participantes do Seminário também conversaram sobre integração com a graduação e com a sociedade, produção intelectual, internacionalização e projetos de pesquisas para revelar modos de trabalhos de interesse aos outros programas.

Mestrados e Doutorados 

A Universidade conta com sete programas de pós-graduação. Os mestrados em Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento Socioecônomico, Direito, Educação e Saúde Coletiva fazem parte do leque de opções que a Unesc oferece. Ciências Ambientais, Ciências da Saúde também são oferecidos como doutorados.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de maio de 2017 às 10:45
Compartilhar Comente

Mostra Audiovisual vai contar história dos povos indígenas

Mostra Audiovisual vai contar história dos povos indígenas
Encontros vão ocorrer em alusão ao Dia do Índio Mais imagens

Momentos para apresentar e refletir sobre a vida e cultura dos povos indígenas da região. A 2ª Mostra Audiovisual dos Povos Indígenas: Abril Indígena da Unesc, realizada em alusão ao Dia do Índio (comemorado em 19 de abril), vai proporcionar conhecimento e valorizar a luta do índio em Santa Catarina e no Brasil. Os encontros ocorrem de terça-feira a quinta-feira (18 a 20/4).

Programação (clique aqui)

Terça-feira (18/4)
10 horas - “Terra dos Índios”, no LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) - Iparque
19 horas - “Indígenas, a luta dos povos esquecidos”, na sala 26 do Bloco S

Quarta-feira (19/4)
13h30 - “Santa Catarina em 1982 – colônias alemãs – índios Xokleng” e “Ditadura criou cadeias para índios com trabalhos forçados e torturas”
17 horas - “Brasil no olhar dos viajantes”, na sala 1 do Bloco M

Quinta-feira (20/4)
9 horas - “MATRIZ Tupi – O povo brasileiro”, na sala 15 do Bloco XXI B, a partir das 9 horas
17h15 -  “La Belle Verte, uma Utopia onde passamos e o futuro convergem”, na sala 3 do Bloco G

O evento é organizado pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz). Ele tem o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidade Ciências e Educação), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Setor de Arqueologia, Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígenas e Minorias), Cedoc (Centro de Memórias e Documentação), Labsdma (Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente) e dos cursos de História, Direito, Geografia, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de abril de 2017 às 11:38
Compartilhar Comente

Unesc recebe pesquisador internacional Enrique Aliste Almuna

Unesc recebe pesquisador internacional Enrique Aliste Almuna
Ele vai contribuir com a Universidade para melhorias em Criciúma (Foto: Ruy Machado) Mais imagens

Um geógrafo cultural, reconhecido internacionalmente, que discute temas como meio ambiente e território, conflitos socioambientais, cidade, discursos e imaginário e estudos sobre o processo de desenvolvimento. Esse é Enrique Aliste Almuna, professor pesquisador da Universidade do Chile. Ele estará na Unesc, nesta semana, para contribuir de forma científica com o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc.

“Sendo Criciúma uma cidade, que, apesar de seu inegável crescimento econômico, ainda apresenta, no momento atual, questões ambientais importantes como 29 áreas de riscos   socioambientais, a chegada do professor Enrique é de grande importância para contribuir com a Universidade. Ele domina várias metodologias de estudos sobre as cidades e sobre como trabalhar os conflitos socioambientais que eclodem nos territórios urbanos”, comentou a professora do PPGCA Terezinha Gonçalves.

Aula Inaugural


Nesta quinta-feira (23/3), ocorre a aula inaugural do PPGCA. O tema “Imaginários, discursos, representações: A Cidade desde seu Espaço Vivido”, será ministrado por Enrique. Sua pesquisa e ensino envolvem estudos sócio-territoriais culturais, geo historical, urbano, socioambientais, conflitos e sustentabilidade, com abordagens interdisciplinares ligadas a geografia social, cultural e histórica.

“O professor é um geógrafo diferenciado, que vai além do espaço físico. Para ele a história da cidade e os modos de vida das pessoas é que devem merecer a atenção dos pesquisadores e planejadores urbanos. Ele vem até a Unesc nos mostrar como se faz isso”, ressaltou Terezinha.

Enrique também irá participar da banca julgadora da tese da doutoranda da Unesc Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira, que traz o tema “Sustentabilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 21 de março de 2017 às 15:41
Compartilhar Comente