Diretoria de Extensão

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes
Recepção aos Calouros abordou respeito à diversidade (Fotos: Milena Nandi e Mayra Lima) Mais imagens

Na família do calouro Renan Padoin, do curso de Processos Gerenciais, existe uma tradição que passa de geração em geração: Ser Unesc. O aluno contou que cerca de 15 pessoas já passaram pela Universidade. Hoje, chegou o seu dia, junto com diversos outros estudantes ele participou da Recepção aos Calouros.

Renan conta que sempre sentiu vontade de chegar até a Unesc, já que seus familiares sempre falaram da Universidade com muito entusiasmo. “É uma cultura mesmo, que se espalhou pela minha família. Esse é mais um vínculo que temos, do qual hoje, eu também começo a fazer parte”, ressaltou.

Programação variada


Foram dois dias de música, dança, sorrisos e integração entre os novos alunos dos diversos cursos da Instituição. O evento, que teve a temática de Harry Potter, levantou questões importantes como o respeito à diversidade, seja de gênero, cultura, religião, opinião ou orientação sexual.

Durante o encontro, os calouros puderam conhecer melhor a Unesc e as oportunidades que oferece, como participação em projetos de pesquisa e extensão, além das políticas de permanência, com bolsas e estágios.

A acolhida teve a participação da Cia de Dança e do Coral Unesc, do egresso do curso de Educação Física Tiago Duarte, que colocou os calouros para dançar e deu um depoimento sobre a sua trajetória na Unesc e na profissão, de Ohara Gray, identidade doacadêmico de Artes Visuais Kauê Mateus Belettini, que fez a performance “Não Recomendado”, que aborda o preconceito por orientação sexual e identidade de gênero, além de ouvir a aluna de Psicologia Daniela Cardoso de Oliveira, que é deficiente visual e falou sobre o respeito à diversidade que ela encontrou na Instituição.

Os participantes ainda receberam prêmios como aulas no Instituto de Idiomas Unesc, na Oficina de Dança Flamenca e de Teatro, na academia, de hidroginástica e camisa do Tigre, sorteados durante o encontro. Além das atividades, os novos alunos ainda aproveitaram para se deliciar com os food trucks e registrarem o momento no estande de Harry Potter.

Universidade de todos

A reitora Luciane Ceretta desejou boas-vindas aos calouros e chamou a atenção para o fato de que na Unesc os estudantes recebem, além de ótima formação acadêmica, uma formação humana que faz com que o profissional com a marca Unesc seja diferenciado no mercado de trabalho e faça a diferença na sociedade. Ela reforçou ainda o respeito à diversidade e diálogo entre opiniões diferentes que deve haver no campus. “É preciso transformar, recriar e reinventar, com ética e excelência. Hoje, 98% dos nossos cursos de graduação têm nota 4 ou 5 – de um máximo de 5 – no MEC (Ministério da Educação). Somos a sexta melhor Universidade não estatal do país em pesquisa e ainda ganhamos destaque no empreendedorismo. E tudo o que fazemos é para proporcionar a vocês uma Instituição de excelência e oportunidades”, destacou.

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou as diferenças que uma Universidade Comunitária como a Unesc traz para a formação e para a vida das pessoas, além de abordar a importância dada pela Reitoria em realizar encontros com os acadêmicos, como na Recepção. “Aqui cada um será desafiado a fazer escolhas, que complementem a formação acadêmica. Vivam e aproveitem cada momento”.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Marcos Machado, conversou com os calouros e falou sobre o que o Diretório oferece. “Vocês chegaram aqui, então agarrem as oportunidades de crescimento e não deixe que ninguém tire elas de vocês”.

Também compartilharam o momento especial com os calouros nestes dias de Recepção a pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oscar Montedo; o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; o Procurador Jurídico João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) Mira Dagostin; o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) Marcelo Feldhaus; o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande; a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Richarles Carvalho,a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade Camila Casagrande Preve e o presidente do Centro Acadêmico de Direito Marcos Meller.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de agosto de 2017 às 20:46
Compartilhar Comente

Comissão entrega proposta de alteração do regimento da Unesc para Reitoria

Comissão entrega proposta de alteração do regimento da Unesc para Reitoria
Encontro ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do regimento da Unesc entregou, na tarde desta segunda-feira (21/8) o documento com as sugestões para a Reitoria. O encontro teve a participação da reitora Luciane Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve.

A presidente da comissão, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, apresentou a proposta e afirmou que o grupo trabalhou com afinco para levantar as sugestões levando em consideração o melhor para a Universidade.

A reitora agradeceu pelo trabalho e ponderou que o objetivo das alterações é integrar cada vez mais a Unesc. Luciane afirmou que a Reitoria vai analisar a proposta e solicitar aos coordenadores dos cursos de graduação e stricto sensu que observem o documento e possam assim tirar dúvidas. Depois disso o documento será encaminhado ao Conselho Universitário para apreciação. “A intenção é que esse processo leve duas semanas”, afirmou.

O vice-reitor também agradeceu pelo empenho da comissão e enfatizou que a ideia com as alterações no regimento é dar agilidade aos processos da Universidade, fortalecer a autonomia dos coordenadores de curso e ter um impacto positivo na redução de custos da Instituição.

Participaram da reunião com a Reitoria os membros da comissão: Oscar, Montedo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Thiago Fabris, pró-reitor de Administração e Finanças; Miguelângelo Gianezzini, diretor da UNA CSA; Mira Dagostim, diretora da UNA SAU; João Carlos Medeiros Júnior, procurador jurídico da Universidade e o professor Amauri Porto Júnior. Justificaram ausência Evânio Nicoleit, diretor da UNA CET; Marcelo Feldhaus, diretor da UNA HCE e os professores Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de agosto de 2017 às 22:31
Compartilhar Comente

Segunda edição da Expomais é lançada em Criciúma

Segunda edição da Expomais é lançada em Criciúma
Evento congrega as áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia (Foto: Ápice Comunicação) Mais imagens

A Expomais, evento que traz para Criciúma uma série de palestras, laboratórios e workshops com profissionais renomados no mercado local, estadual e brasileiro nas áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia, foi lançado na tarde desta segunda-feira (21/8) na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma). A Unesc é uma das Instituições criadoras do projeto, que surgiu em 2016 com o objetivo multiplicar conhecimentos e fomentar o desenvolvimento de toda a região Sul catarinense. A segunda edição da Expomais ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro na ACIC.

O lançamento teve a presença da equipe da Reitoria da Universidade e de professores da Instituição, incluindo o vice-reitor, Daniel Preve.

Para o presidente da Acic, Cesar Smielevski, o evento traz para a região Sul novos conceitos sobre aprendizado. “Vemos o quanto o mundo tem mudado, tem se modernizado e nossa região precisa disso, precisa seguir essas mudanças”, disse.

A segunda edição do evento é fruto de uma cocriação entre Acic, CDL, Esucri, IFSC (Criciúma), Unesc, Sebrae, Senac, Senai, SATC, Unibave, Unisul e UFSC (Araranguá).

Palestrantes de renome nacional

Serão mais de 40 horas de atividades simultâneas, como Case Mais, Diálogo Mais, Painel Mais, Lab Mais e Sala de Convergência. Além das cinco palestras âncoras: Fernando Kimura (Marketing), Eliane Cantanhêde (Administração), Lala Deheinzelin (Inovação), Renato Stefani (Sinergia) e Alexandre Barbosa (Palestra Mais). Além disso, outros espaços estarão à disposição do público para apresentação de projetos, debates, práticas inovadoras e confraternização.

A venda de ingressos também contará com opções diferenciadas para a edição 2017. “Teremos opções separadas para cada dia e também estamos montando pacotes empresariais para a participação de colaboradores por eixo temático e disponibilidade de tempo dentro de suas atividades. Mesmo assim, vamos manter a venda do passaporte completo. Assim como no ano passado, junto ao lançamento do evento, teremos a pré-venda de ingressos por meio de um crowdfunding (financiamento coletivo)”, explica Timóteo Farias, que integra a comissão organizadora.

Para saber mais, acesse: https://www.kickante.com.br/campanhas/expomais-2017

Palestras:
• Fernando Kimura (Marketing) – Profissional de marketing, blogueiro, fundador da Academia Neuromarketing, consultor de tecnologia, comunicação e negócios.
• Eliane Cantanhêde (Administração) – Jornalista, colunista de "O Estado de S. Paulo" e comentarista do telejornal "GloboNews Em Pauta" e das rádios Estadão e Metrópole.
• Lala Deheinzelin (Inovação) – Futurista e pioneira no setor da economia criativa com sustentabilidade. Também coordenou a primeira pós-graduação em Economia Criativa e Colaborativa da ESPM e foi cofundadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP.
• Renato Stefani (Sinergia) – Empreendedor, growth hacker e fundador do HackLife. Especialista em futurismo e tecnologias exponenciais pela Singularity University, na Califórnia.
 Alexandre Barbosa (Palestra Mais) – Superintendente de Riscos e economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi.

Outras atividades:
Case Mais – Apresentação dos projetos com maior êxito nas áreas abordadas pela Expomais. Inspiradoras referências para fazer sempre melhor.
Diálogo Mais – Interessantes debates entre experts e participantes, sempre tendo como tema a especialidade de cada convidado. A interação de todos será o grande diferencial.
Painel Mais – Assuntos de todas as vertentes propostas pelo evento serão aqui debatidos pelos respectivos especialistas junto ao público.
Lab Mais – É neste ambiente que tudo poderá ser colocado em prática, podendo todos interessados exercitar as metodologias ensinadas, assim como expor suas habilidades junto às ferramentas e técnicas abordadas na Expomais.
Sala de Convergência – Compartilhamento de experiências, interação ou simplesmente um bate-papo informal fazem deste ambiente o melhor lugar para descontrair sem perder o foco profissional. Perfeito para networking.

*Texto com a colaboração de Stephanie Barbosa, da Ápice Comunicação. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de agosto de 2017 às 18:23
Compartilhar Comente

Você está na Unesc!

Você está na Unesc!
Recepção contou com a temática de Harry Potter e encantou os alunos (Fotos: Milena Nandi e Leonardo Ferreira) Mais imagens

A  semana começou com o embarque dos novos alunos no Expresso Unesc. Nesta segunda-feira (21/8), os estudantes vivenciaram uma experiência única na Recepção aos Calouros do segundo semestre. Com muita música, dança, sorrisos e uma temática de Harry Potter, os novos alunos foram recebidos em um encontro especial. Eles foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse na parte da manhã e da noite e puderam saber mais sobre a Universidade e receberem as boas vindas da Reitoria. “Sejam bem-vindos a Unesc! Muitos ainda não sabem, mas começamos juntos esta caminhada. Temos responsabilidades em nossas escolhas, de ter respeito e de fazer a diferença dentro desta Universidade de referência”, afirmou a reitora Luciane Ceretta.

Ela ainda chamou a atenção para o fato de que na Universidade, além de aprimorar conhecimentos, são formados cidadãos com responsabilidade de fazer a diferença nos espaços em que estão inseridos. Ela reforçou ainda o posicionamento institucional de respeito à diversidade e diálogo entre opiniões diferentes. “É preciso transformar, recriar e reinventar, com ética e excelência. Hoje, 98% dos nossos cursos de graduação são destaques no MEC (Ministério da Educação). Somos a sexta melhor Universidade não estatal do país e ainda ganhamos destaque no empreendedorismo. É para lhes proporcionar estes diferenciais que trabalhamos todos os dias”, destacou.

Sorrisos


Em um evento especial preparado com uma estrutura voltada aos alunos, os calouros da Unesc ainda se divertiram com as danças da Cia de Dança Unesc e do egresso do curso de Educação Física Tiago Duarte; prestigiaram a performance artística “Não Recomendado” de Ohara Gray, realizada pelo acadêmico de Artes Visuais, Kauê Mateus Belettini, que buscou quebrar preconceitos, e receberam prêmios como aulas no Instituto de Idiomas Unesc, na Oficina de Dança Flamenca e de Teatro, na academia, de hidroginástica e camisa do Tigre, sorteados durante o encontro.

Além das atividades, os novos alunos ainda aproveitaram para se deliciarem com os food trucks e registrarem o momento no estande de Harry Potter. “Foram preparadas atividades especiais para o dia de hoje, mas sem deixar de lado as oportunidades na pesquisa, na extensão e no ensino de excelência que se obtém na Unesc. Aqui cada um será desafiado a fazer escolhas, que complementem a formação acadêmica, vivam e aproveitem cada momento”, ressaltou o vice-reitor, Daniel Preve.

Durante o evento, a acadêmica do curso de Psicologia, Daniela Cardoso de Oliveira, que é deficiente visual, falou sobre o respeito à diversidade que ela encontrou na Instituição. “A Unesc tem se comprometido em unir todos e todas e respeitar a diversidade. É um espaço de acolhimento e respeito”, comentou.

Também compartilharam o momento o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Marcos Machado; o presidente do Centro Acadêmico de Direito Marcos Meller; a pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oscar Montedo; o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; o Procurador Jurídico João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) Mira Dagostin; o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande; a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Richarles Carvalho e a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig.

A Recepção aos Calouros continua nesta terça-feira (22/8) com eventos às 14 horas e às 19 horas no Auditório Ruy Hülse.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Nandi e Leonardo Ferreira 21 de agosto de 2017 às 15:06
Compartilhar Comente

Professores e alunos extensionistas participam de debate sobre Paulo Freire

Professores e alunos extensionistas participam de debate sobre Paulo Freire
Encontro ocorreu por meio por meio da Propex (Fotos: Divulgação) Mais imagens

"Princípios de Paulo Freire na Extensão Universitária". Esse foi o tema que professores e alunos da Unesc debateram durante mais uma edição do Diálogos com a Extensão Universitária, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (16/7), na Unesc. O encontro, promovido pela Propex (Pró-reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão), e tem o intuito de promover o debate de temas que interessam aqueles que voltam suas práticas para a comunidade.

O encontro foi ministrado pelas professoras Maristela Giassi e Gisleine Camargo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de agosto de 2017 às 18:15
Compartilhar Comente