Diretoria de Extensão

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento

Programa leva maneiras diferentes de compartilhar o conhecimento
Iniciativa do Sicredi conta com a parceria da Unesc (Fotos: Daniela Soares) Mais imagens

Os olhares atentos à abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, mostraram o entusiasmo com que os alunos e professores da Escola Padre Paulo Petruzzelis, do Bairro da Juventude, em Criciúma, receberam a iniciativa. Com direito a teatro, pipoca e muita animação, o programa foi lançado nesta segunda-feira (14/8) na entidade. O projeto piloto atenderá inicialmente os estudantes de três turmas da escola e conta com a parceria da Unesc na área pedagógica.

A União Faz a Vida é um programa de responsabilidade social do Sicredi que, desde 1995, já alcançou mais de 219 mil crianças e adolescentes em todo o país. Em Criciúma ele chegou em 2016, com a assinatura de um convênio entre Sicredi, Unesc e Bairro da Juventude. As atividades iniciaram no primeiro semestre de 2017, sendo a Universidade responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão.

A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Conceitos como cooperação, cidadania e empreendedorismo são trabalhados.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc Oscar Montedo, a Universidade é sensível a toda ação que tem como objetivo o bem da comunidade e sempre coloca o conhecimento produzido pelo ensino, pesquisa e extensão disponíveis para colaborar com iniciativas como A União Faz a Vida. “Como assessoria pedagógica permanente do projeto, a Unesc desempenha o seu papel social e cumpre a sua missão que é também a de colaborar com a mudança de cenários e para que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

Além do Bairro da Juventude e da Unesc, a secretaria de Educação de Criciúma colaborou com o projeto, autorizando a inserção da iniciativa na rede municipal. “Nós esperamos que o modelo implantado no Bairro sirva de exemplo para outras escolas daqui também procurarem a metodologia que o projeto propõe”, afirmou a secretária de Educação do município, Roseli de Lucca Pizzolo.

Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o programa é a concretização de um dos princípios universais do cooperativismo. “Como Instituição Financeira Cooperativa, cumprimos aqui o princípio da educação, formação e informação”, finalizou o presidente.

*Com informações da assessora de Comunicação e Marketing da Sicred-Sul, Giovana Pedroso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de agosto de 2017 às 19:28
Compartilhar Comente

Gestores reafirmam interesse em parcerias com o poder municipal

Gestores reafirmam interesse em parcerias com o poder municipal
A nova equipe da Unesc foi apresentada ao prefeito vice (Fotos: Caroline Bortot) Mais imagens

Gestores da Unesc e da prefeitura de Criciúma estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11/8), na atual sede do Paço Municipal, no Bairro Ceará. A visita, solicitada pela Universidade, teve como objetivo apresentar ao prefeito Clésio Salvaro e ao vice Ricardo Fabris a equipe de pró-reitores e diretores que compõem a nova gestão acadêmica e administrativa da Unesc, encabeçada pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

“A Unesc e o município já são parceiros em inúmeros projetos e ações, mas queremos estreitar ainda mais esse relacionamento”, afirmou a reitora.

O prefeito agradeceu a parceria e demonstrou interesse especial no desenvolvimento de ações voltadas ao campo da inovação. Uma visita dos gestores municipais à Unesc ficou agendada para o dia 24 de agosto, às 19 horas.

“Queremos que a prefeitura seja uma extensão da Unesc. Que juntos possamos investir ainda mais em ideias produtivas para Criciúma”, pontuou Salvaro.

*Texto da assessora de Comunicação e Marketing da Unesc, Caroline Bortot.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 11 de agosto de 2017 às 14:28
Compartilhar Comente

Noite de comemoração

Noite de comemoração
Alunos dos cursos de cursos de Engenharias e Tecnologias colaram grau nesta terça (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A noite desta terça-feira (8/8) marcou a conquista de um sonho por pessoas que dedicaram os últimos anos para o conhecimento e a construção profissional e cidadã. Em um Auditório Ruy Hülse cheio de pais, amigos e familiares, graduandos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) receberam o certificado de conclusão do Ensino Superior durante a Colação de Grau Especial.

Presidida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, a cerimônia contou com graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

“Este é um momento muito especial para cada um de vocês, seus familiares e para a Universidade. Ele é o resultado da formação acadêmica e cidadã e a Unesc deseja sucesso e quer ver vocês continuarem crescendo e buscando o conhecimento. A Instituição é de vocês e sempre estará de portas abertas para acolhê-los”, afirmou Montedo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 22:54
Compartilhar Comente

Reitoria nomeia comissão para propor redução de gastos

Reitoria nomeia comissão para propor redução de gastos
Entrega de portarias ocorreram na noite desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc deu mais um passo dentro da proposta de reestruturação administrativa da Universidade. Na noite desta terça-feira (8/8), a reitora Luciane Ceretta e o vice Daniel Preve empossaram os membros da comissão que vai analisar e propor a redução de gastos nos diversos segmentos da Instituição. A comissão terá um prazo de 60 dias para apresentar a proposta.

“O grupo é competente e tenho certeza do empenho pelos resultados positivos para a Unesc. O objetivo da gestão é tornar a Universidade mais eficiente sem comprometer a excelência acadêmica, que é o principal foco”, afirmou Luciane.

Já o vice-reitor agradeceu a disponibilidade do grupo em participar desse momento importante para a Instituição. “O objetivo é que esta análise, com mais cuidado e respeito aos recursos, solicitada à comissão, torne-se um processo contínuo na Universidade”, pontuou Preve.

Passados 35 dias da nova gestão universitária, ações como revisão e suspensão de contratos de prestação de serviços, reavaliação de horas administrativas, suspensão de compras e locações, além do reposicionamento do Secom (Setor de Comunicação Integrada) já geraram uma economia de mais de 5% em relação ao orçamento anual da Instituição.

O presidente da comissão, o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris, lembrou que "diversos pontos serão analisados criteriosamente antes da tomada de decisões e que todo o trabalho desenvolvido objetiva a sustentabilidade financeira da Universidade".

Completam a comissão o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, os professores Cláudia Peluso Martins, Rogério Casagrande, Tiago Coelho, Mira Dagostim e o funcionário Hélio da Silva. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 21:50
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades

Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades
Evento terá participação de estudantes, professores e profissionais (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Você já parou para pensar no quanto a ciência é algo próximo da sua realidade? Sim, está no seu dia a dia. E mostrar o quanto ela é importante na nossa vida é um dos objetivos da 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O evento traz para o campus da Universidade atividades como palestras, workshops, Feira de Ciências, Bootcamp e Feira da Inovação – todas abertas para a participação da comunidade. Mas se você quer além de participar das atividades, apresentar trabalhos, pode encaminhar seus estudos para a avaliação até 27 de agosto. A inscrição deve ser feita no portal da Unesc.

Em 2017, o evento ocorre de 16 a 20 de outubro e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora que divulgará os selecionados a partir de 27 de setembro.

Monique Ferreira Joaquim, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, participou pela primeira vez de uma Semana de Ciência e Tecnologia em 2016. Submeteu o trabalho feito por ela e pela colega de curso, Michele Daniel, para a disciplina de Controle de Poluição do Ar e teve o artigo aprovado para ser apresentado no evento. “A participação através da submissão de trabalhos acadêmicos ou como ouvinte, oportuniza o aprendizado em distintas áreas de conhecimento, possibilita o contato com profissionais experientes e proporciona um diferencial para o currículo do acadêmico”, afirma Monique.

No trabalho apresentado em 2016, “Inventário das potenciais fontes de emissões atmosféricas no município de Nova Veneza – SC”, Monique e Michele caracterizaram o local de estudo, fizeram pesquisa bibliográfica, realizaram visita técnica à cidade e coletaram dados quantitativos de atividades industriais, além dos números relacionados à frota de veículos automotores para a elaboração do inventário que trouxe informações como: em maio de 2016, a relação de veículo por habitante em Nova Veneza era de 0,73 carros por pessoa e das 658 empresas em atividade, de pequeno, médio e grande porte e microempresas, classificou-se 152 atividades variadas como potenciais fontes de emissões atmosféricas.

Mergulhando em um mundo de possibilidades


A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc vai reunir estudantes do ensino Fundamental ao Superior, professores, profissionais e pessoas da comunidade. É um evento aberto para todos que querem ter contato com novas informações e possibilidades. E mesmo que você não tenha um trabalho para apresentar, pode participar como ouvinte nos cursos, palestras e oficinas e visitar as Feiras de Ciências e de Inovação, além de acompanhar a programação cultural. Os eventos paralelos ocorrem em todo o campus e as inscrições para eles podem ser feitas no portal Unesc.

Ela ocorre em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, é o evento institucional mais importante e o momento de socialização do conhecimento produzido. E pela maneira como é pensada, a Semana também é uma importante ferramenta para estimular acadêmicos e estudantes do ensino Fundamental e Médio, além de empresários a pensarem de forma criativa. “Durante a Semana de Ciência e Tecnologia a Unesc apresenta internamente e para a comunidade externa os resultados de pesquisas e extensão realizadas. A Instituição tem o papel de colaborar com a transformação de vidas e realidades e para isso, o conhecimento precisa ser compartilhado”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra que a Semana é importante para integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e disseminar para a comunidade interna e externa as melhores práticas acadêmicas.

Destaque em Santa Catarina

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Gisele Coelho Lopes, comenta que ela vem se consolidando como um dos maiores eventos do gênero em Santa Catarina, pois reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A Semana veio com uma proposta de crescer ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, incluir as diferentes áreas do conhecimento que é a essência da Universidade, na agenda institucional como forma dos alunos e professores socializarem o que fazem durante o ano. Estamos esperando a participação da nossa comunidade acadêmica e de outras universidades e das escolas como públicos muito importantes”. 

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de agosto de 2017 às 20:19
Compartilhar Comente