Diretoria de Extensão

Extensionistas de Arquitetura apresentam projetos do Território Paulo Freire

Extensionistas de Arquitetura apresentam projetos do Território Paulo Freire
Encontro contou com a participação de professores e alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Projetos diversos foram desenvolvidos pelos estudantes do curso de Arquitetura da Unesc no Território Paulo Freire. A disciplina de “Estudos Arquitetônicos” tem o Território como laboratório, onde os alunos desenvolvem ações como forma de aprendizado e de desenvolvimento da cidadania. As experiências foram compartilhadas nesta segunda-feira (24/4).

O encontro, desenvolvido pelo programa “Diálogos com a Extensão Universitária”, trouxe como tema “Relato de Curricularização da Extensão: Projeto Estudos Urbanos”. O próximo módulo ocorre no dia 10 de maio, com o tema “Submissão de projetos de extensão ao comita de ética em pesquisa”. Ele será ministrado pelos professores Renan Ceretta e Fernanda Sonego.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de abril de 2017 às 16:01
Compartilhar Comente

Saúde da mulher: cuidado com respeito e igualdade em pauta na Unesc

Saúde da mulher: cuidado com respeito e igualdade em pauta na Unesc
Conferência reuniu especialistas para buscar melhorias na saúde no SUS Mais imagens

Autoridades da região se reuniram na Unesc para pensar sobre a saúde da mulher no SUS (Sistema Único de Saúde). A 1ª Conferência Regional da Saúde das Mulheres da Amrec promove, durante toda esta terça-feira (25/4), diálogos sobre o respeito, igualdade e cuidados durante o atendimento feminino. O encontro se estende durante o dia no Auditório Ruy Hulse.

O evento, com o tema “Saúde da Mulher: desafios para a integralidade com equidade”, tem como objetivo principal levantar questões para buscar melhorias e dar qualidade a saúde feminina na região, propondo temáticas para elaboração de políticas públicas.

“Após 30 anos nos reunimos novamente para buscar propostas de políticas da saúde. O tema debatido aqui hoje é um dos mais desafiadores do SUS. As mulheres estão ganhando espaço e precisam ter sua saúde valorizada também. Vamos repensar para levar melhorias e qualidade de vida as mulheres”, contou a secretaria de Saúde de Criciúma, Francielle Lazzarin de Freitas Gava. 

A Conferência Regional também vai ser uma preparação para o evento estadual, com apresentação e aprovação dos regimentos, dos dados sobre a saúde da região e a eleição de delegadas. O evento proporciona ainda uma conversa com especialistas e eixos para fomentar a reflexão sobre os assuntos. Para o gerente regional de saúde de Criciúma, Fernando de Fáveri, a saúde da mulher precisa ser colocada em primeiro lugar. “Elas trabalham fora, cuidam da família e se preocupam com tudo. Muitas vezes deixam si mesmo de lado. Precisamos lembrar que a mulher é importante e nos preocuparmos em colocar o cuidado com elas em primeiro lugar”, afirmou.

Estiveram presentes na mesa de autoridades, além da Secretaria de Saúde de Criciúma e do gerente regional de saúde de Criciúma, a representante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Criciúma, Maria Estela Costa da Silva; uma das organizadoras do evento, Priscila Cardoso, e a representante do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Rosangela Figueiredo.

As conversas são promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, com apoio da Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de abril de 2017 às 11:36
Compartilhar Comente

Professores debatem o papel da Universidade no desenvolvimento local

Professores debatem o papel da Universidade no desenvolvimento local
Diálogo com as Ciências ocorreu na tarde desta segunda-feira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

“Diante de uma crise global como a que estamos vivendo é necessária a criação de alternativas, de caminhos. Dentro desse contexto, qual o papel da Universidade?” A fala do professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes abriu mais uma edição do “Diálogos com as Ciências".

Juntamente com a professora doutora Viviane Kraieski Assunção, Carlyle debateu com os professores participantes do encontro. Segundo ele, momentos como esse necessitam de atenção. “São preocupações socioambientais, educacionais, e tantas outras. Existe a necessidade de construir projetos que combatam esses problemas”, comentou.

O encontro é desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc, e traz em suas edições assuntos de cunho social a serem debatidos entre os professores e pesquisadores da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2017 às 22:00
Compartilhar Comente

Saúde da mulher: Unesc recebe Conferência Regional

Saúde da mulher: Unesc recebe Conferência Regional
Evento va reunir autoridades da região para discutir políticas públicas Mais imagens

A saúde da mulher no SUS (Sistema Único de Saúde) vai entrar em pauta na Unesc nesta terça-feira (25/4). A 1ª Conferência Regional da Saúde das Mulheres da Amrec vai reunir autoridades no assunto para promover conversas sobre o respeito e igualdade no atendimento. O encontro ocorre, das 8 às 17 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O evento vai discutir questões para buscar melhorias e dar qualidade a saúde feminina na região, propondo temáticas para elaboração de políticas públicas. A Conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, com apoio da Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos).

Durante o encontro, as conversas serão ministradas pela especialista em Direito Público e diretora do departamento jurídico da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma) e da Fecedef (Federação Catarinense de Entidades de Deficientes Físicos), Patrícia dos Santos Bonfante, e pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Criciúma, Jucelia Vargas de Jesus.

Diversidade e igualdade

A psicóloga Cléo Martins também vai trazer sua experiência ao evento. Ela foi a segunda mulher trans conselheira tutelar do Brasil, atuando no conselho tutelar de Siderópolis. Além de atuar como 1ª tesoureira da ACCT (Associação dos Conselheiros Tutelares da Região Amrec) e militante do movimento LGBT sul.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de abril de 2017 às 11:44
Compartilhar Comente (1)

Mostra Audiovisual vai contar história dos povos indígenas

Mostra Audiovisual vai contar história dos povos indígenas
Encontros vão ocorrer em alusão ao Dia do Índio Mais imagens

Momentos para apresentar e refletir sobre a vida e cultura dos povos indígenas da região. A 2ª Mostra Audiovisual dos Povos Indígenas: Abril Indígena da Unesc, realizada em alusão ao Dia do Índio (comemorado em 19 de abril), vai proporcionar conhecimento e valorizar a luta do índio em Santa Catarina e no Brasil. Os encontros ocorrem de terça-feira a quinta-feira (18 a 20/4).

Programação (clique aqui)

Terça-feira (18/4)
10 horas - “Terra dos Índios”, no LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) - Iparque
19 horas - “Indígenas, a luta dos povos esquecidos”, na sala 26 do Bloco S

Quarta-feira (19/4)
13h30 - “Santa Catarina em 1982 – colônias alemãs – índios Xokleng” e “Ditadura criou cadeias para índios com trabalhos forçados e torturas”
17 horas - “Brasil no olhar dos viajantes”, na sala 1 do Bloco M

Quinta-feira (20/4)
9 horas - “MATRIZ Tupi – O povo brasileiro”, na sala 15 do Bloco XXI B, a partir das 9 horas
17h15 -  “La Belle Verte, uma Utopia onde passamos e o futuro convergem”, na sala 3 do Bloco G

O evento é organizado pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz). Ele tem o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidade Ciências e Educação), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Setor de Arqueologia, Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígenas e Minorias), Cedoc (Centro de Memórias e Documentação), Labsdma (Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente) e dos cursos de História, Direito, Geografia, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de abril de 2017 às 11:38
Compartilhar Comente