Diretoria de Extensão

Nova gestão da Unesc completa 100 dias de trabalho

Nova gestão da Unesc completa 100 dias de trabalho
Informações foram repassadas em uma coletiva nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Desde que assumiu a gestão da Unesc, a nova Reitoria vem implementando ações para tornar a Instituição ainda mais eficiente, com o objetivo de buscar a sustentabilidade financeira, sem perder o foco na excelência acadêmica. E desde que iniciou os trabalhos na Universidade, em 3 de julho, a nova gestão deu andamento em projetos importantes, como a da reestruturação administrativa. Em 5 de outubro, o CSA (Conselho Superior de Administração), composto por professores, estudantes e funcionários da Instituição e por representantes de entidades e municípios da região, aprovou por unanimidade a proposta de alteração do estatuto e regimento geral da Unesc, dando assim o aval para as mudanças.

A reitora, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, montaram uma equipe de trabalho para planejar e organizar as mudanças analisadas como necessárias para que a Instituição atravesse pelo cenário atual de maneira sustentável. O objetivo é ter uma estrutura mais ágil e leve, menos burocrática, que fortaleça cada vez mais a parte acadêmica. Para isso, ações como revisão e suspensão de contratos de prestação de serviços, reavaliação de horas administrativas e suspensão de compras e locações já foram feitas.

Outros eixos estratégicos que estão em fase de implantação após estes 100 primeiros dias de gestão: fortalecimento do setor de captação de recursos; foco em inovação, com parcerias com o setor produtivo; ampliação de parcerias internacionais (internacionalização); a participação comunitária, por meio de conselho consultivo; a valorização das pessoas; atenção ao estudante, com reconfiguração do setor de atendimento; investimento em tecnologia da informação; além de atenção especial ao EAD (Ensino à Distância).

Atendimento e parcerias

Nos 100 dias de gestão, a Reitoria da Unesc também reforçou os laços com a comunidade interna, com encontros para ouvir sugestões e apresentar propostas, diálogo com representantes estudantis – incluindo parcerias para a realização de ações institucionais que visem a cultura de paz e o respeito à diversidade.

A nova gestão também vem estreitando laços com a comunidade externa. Luciane, Preve e equipe realizaram visitas a entidades de classe, prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, para apresentar a Unesc e colocar a Universidade à disposição de parcerias que objetivem o desenvolvimento regional, e também abriram as portas para receber representantes de instituições, entidades e municípios na Universidadade.

Universidade Comunitária regional

A busca pelo reforço da identidade regional e da marca Unesc também fazem parte do projeto da nova gestão universitária. Luciane afirma que a Unesc é Nossa Universidade porque mesmo sendo criada em Criciúma, tem raízes fortes em todo o Sul catarinense.

E como Universidade Comunitária, a Unesc tem características como: ser uma Instituição com gestão pública não-estatal sem fins lucrativos; buscar uma gestão participativa e democrática; ter compromisso socioambiental e com o desenvolvimento de toda a região; ter como premissa a formação humana, profissional e cidadã dos seus estudantes e a valorização das pessoas e o respeito às diversidades.

As informações sobre os 100 dias de gestão da nova Reitoria da Unesc foram repassadas durante uma coletiva com a imprensa regional, que ocorreu na tarde desta terça-feira (31/10) na Universidade.

Saiba mais


Principais alterações da reestruturação administrativa
Redução de cargos administrativos e gratificados;
Inclusão de um representante da UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) no Consu (Conselho Universitário);
Supressão de uma das três Pró-Reitorias:
As atuais Pró-Reitorias de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão vai dar lugar à Pró-Reitoria Acadêmica;
Já a Pró-Reitoria de Administração e Finanças dará lugar à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional;
Extinção das quatro UNAs (Unidades Acadêmicas) e implantação de três diretorias: de Ensino de Graduação; de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias;

Dados da Unesc, uma Universidade Comunitária
Possui 12.509 alunos entre graduação, especialização, Colégio Unesc, mestrados e doutorados;
47% dos alunos de graduação são beneficiados com bolsas ou financiamentos;
Tem 129 estudantes estrangeiros de 11 países e 49 acordos internacionais com 19 países;
Possui 730 professores, sendo que 61,5% deles são mestres e doutores;
Tem um quadro com 696 funcionários;
Mais de 97% dos cursos de graduação avaliados com conceitos 4 ou 5 – sendo o conceito máximo 5 – pelo MEC (Ministério da Educação);
Melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017;
18ª melhor instituição não estatal do Brasil segundo o RUF 2017;
Nos quesitos Pesquisa e Internacionalização, é líder do RUF entre as instituições não públicas do Estado;
A Unesc está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica);
Na extensão, a Unesc realiza 122 projetos de extensão comunitária, com 306 bolsas de estudo para estudantes de graduação;
A Universidade figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes;
Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2017 às 18:50
Compartilhar Comente

Núcleo do Projeto Tigrinhos chega aos municípios da Amesc

Núcleo do Projeto Tigrinhos chega aos municípios da Amesc
Convênio foi assinado entre Unesc, Criciúme e prefeitura de Praia Grande (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Projeto Tigrinhos está expandindo sua atuação para outros municípios. Na tarde desta segunda-feira (30/10), ele chegou oficialmente a Amesc, com a assinatura do convênio entre Unesc, Criciúma Esporte Clube e prefeitura de Praia Grande. No município, o núcleo vai atender 75 pessoas dos 10 aos 14 anos, com atividades esportivas voltadas ao futebol e cidadania.

Atualmente, o projeto conta com núcleos em nove municípios da Amrec e a intenção é implantar em mais cidades da Amesc além de Praia Grande.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, o Tigrinhos é um projeto importante para os municípios e colabora também para que a Unesc desempenhe o seu papel de Universidade Comunitária, estando cada vez mais próxima dos municípios da região.

O prefeito de Praia Grande, Henrique Matos Maciel, agradeceu à Unesc e ao Tigre pela parceria e afirmou que o Projeto Tigrinhos já está movimentando o município. “Só temos a agradecer à Universidade e ao Criciúma por esta parceria tão valiosa para nossas crianças. A comunidade toda está apoiando o projeto e o município levará no peito duas marcas fortes como a Unesc e o Criciúma Esporte Clube com muito orgulho”. Já o diretor de Esportes de Praia Grande, Marcos Juliano Langelr, que é egresso do curso de Educação Física da Unesc, salientou a oportunidade que o Tigrinhos vai dar para as crianças do município se desenvolverem no esporte e na vida.

O supervisor das categorias de base do Criciúma, Odinar de Souza, comentou que para o clube é importante poder participar do sonho dessas crianças e orientá-las no bom caminho a seguirem.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) da Unesc Marcelo Feldhaus, lembrou que o projeto atua na transformação interna das crianças, estimulando sonhos e seu potencial. O coordenador do Projeto Tigrinhos na Unesc, Bruno Colombo, finalizou afirmando que é gratificante ver o engajamento dos municípios com o projeto e, especialmente, como ele age na vida dos participantes.   

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2017 às 19:19
Compartilhar Comente

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Exposições contam com trabalhos acadêmicos e da comunidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc fica evidente a função da Universidade de fomentar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento social. A Feira da Inovação, que ocorre nessa quinta e sexta-feira (19 e 20/10), conta com diversos trabalhos relacionados ao tema “A Matemática está em tudo”.

Os inscritos foram divididos em três categorias: uma voltada aos acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; outra para alunos e professores das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos Técnicos; além da categoria focada na comunidade em geral.

De acordo com uma das organizadoras da Feira da Inovação, Cristiane Dias, os 32 trabalhos inscritos se destacam pela qualidade e criatividade. “Neste ano percebemos que houve um amadurecimento no que diz respeito à inovação. São trabalhos realmente inovadores. Além disso, chamou a atenção o comprometimento dos estudantes com a Feira”, ressalta Cristiane.

Os colegas Paulo Antônio da Costa Filho, Everson Teixeira de Oliveira, Raul Bratti de Souza e Ednar Kalfed, do curso de Engenharia de Produção da Unesc, apresentaram nessa quinta-feira uma mochila térmica diferenciada. “Além de servir como mochila normal para materiais, ela também conta com compartimentos forrados com manta térmica. Isso oferece muita praticidade, já que, na mesma mochila, é possível carregar livros e alimentos, por exemplo”, explica Costa.

Já o grupo formado por alunos e professores da Instituição, Bruno Firme Crema, Viviane Alves da Silva, Juliana Medeiros Borghezan, Carina Girelli, Mainara Figueiredo Cascaes, Evânio Ramos Nicoleit e Gustavo Bisognin, expôs o aplicativo chamado SOS Biodiversidade. “Através desta ferramenta, o próprio cidadão pode colaborar com o monitoramento do meio ambiente. Por exemplo, se ele conseguir fotografar uma espécie de animal desconhecida, pode enviar a foto diretamente para especialistas cadastrados que irão analisar”, comenta Crema.

Programação conta com atividades diversas


A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira de Ciências,  Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

Texto: Tadeu Spilere – Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 20:33
Compartilhar Comente

Universidade firma parceria com Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio

Universidade firma parceria com Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio
Acordo foi fechado para a realização do “Unesc na Praça” (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade firmou parceria nesta quarta-feira (18/10) com a AEUS (Associação dos Estudantes Universitários de Sombrio), para a realização do evento “Unesc na Praça”, com a participação de projetos de extensão, ações de saúde coletiva, feira da profissões, assessoria jurídica popular e apresentações artísticas. O evento ocorre em 11 de novembro na Praça da Igreja Matriz de Sombrio.

A parceria foi firmada a convite da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Sombrio pela reitora Luciane Ceretta e pela presidente da AEUS, Renilda Espíndola de Oliveira, com a presença da assessora de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sheila Martignago Saleh, da vice-presidente da AEUS, Jociele Cunha, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, do vice-reitor Daniel Preve e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de outubro de 2017 às 21:39
Compartilhar Comente

Oficinas são oportunidade de aprendizado na Semana de Ciência e Tecnologia

Oficinas são oportunidade de aprendizado na Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre até sexta-feira na Universidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc também oferece uma diversidade de oficinas, contemplando variados segmentos. E esta oitava edição traz temas relevantes em debate, além de proporcionar aprendizados técnicos aos participantes. Nessa quarta-feira (18/10), a programação contou com oficinas sobre arte na educação infantil e produção de cerveja artesanal.

No atelier de pintura, a professora Gislene dos Santos Sala proporcionou aos participantes pensarem sobre o espaço da Arte na Educação Infantil de modo a garantir experiências estéticas e artísticas que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças, colocando-as como protagonistas do processo de aprendizagem. “É importante quebrar com os esteriótipos presentes na Educação Infantil, oportunizando que as crianças sejam ouvidas e expressem suas individualidades. Um trabalho significativo em Arte possibilita as crianças o desenvolvimento da sensibilidade, do processo criativo e autonomia”, comentou.

Já no curso sobre cerveja artesanal, todo o processo de produção da bebida foi explorado, colocando cada detalhe que influencia no resultado. Também esteve em pauta a cultura da cerveja, assim como novas tendências direcionadas a este segmento.

Texto: Tadeu Spilere / Ápice 360º 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de outubro de 2017 às 21:06
Compartilhar Comente