Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Professores e alunos do PPGCA realizam aerolevantamento utilizando Drone em um sítio arqueológico

O trabalho de campo realizado na terça feira (08/06) pelo professor Juliano Bitencourt Campos e pelo egresso do curso de geografia e mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais José Gustavo Santos teve por objetivo realizar um aerolevantamento utilizando drone em um sitio arqueológico (sambaqui da praia do Bio) localizado no município de Bal. Arroio do Silva.
Este aerolevantamento será utilizado na disciplina de Geoprocessamento e analise da Paisagem ministrada no programa de pós graduação em Ciências Ambientais pelos professores Nilzo Ivo Ladwig, Jairo José Zocche e Juliano Bitencourt Campos.
O aerolevantamento visa auxiliar no planejamento territorial e arqueológico dos sítios litorâneos de Santa Catarina. O estudo destes sítios é uma forma integradora e multidisciplinar entre as ciências geográficas, arqueológicas e biológicas.

10 de junho de 2021 às 15:27
Compartilhar Comente

Projeto de arqueologia é contemplado pelo Edital Elisabete Anderle

Projeto de arqueologia é contemplado pelo Edital Elisabete Anderle
Área do Rio Urussanga está dentro da abrangência da pesquisa (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve um de seus projetos contemplados pelo Edital Elisabe Anderle de Apoio às Artes e à Cultura do Estado de Santa Catarina de 2017. O “Arqueologia entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba - Registros Arqueológicos no Extremo Sul Catarinense”, foi aprovado no segmento Patrimônio Material Imóvel e receberá aporte financeiro para o desenvolvimento de suas atividades.

O coordenador do projeto, Juliano Bitencourt Campos, pesquisador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e professor doutor do PPGCA ( Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), afirma que a pesquisa busca entender a forma pela qual os grupos humanos interagiam nos territórios ocupados – tanto no período pré-colonial quanto no período colonial –, o que resultou na gama de vestígios arqueológicos presentes nos variados ambientes que compõem o Extremo Sul catarinense.

“O projeto procura, alicerçado em bases científicas, subsidiar as discussões relativas à Gestão Integrada do Território. Assim, buscando o refinamento do cenário do conhecimento arqueológico que já vem sendo construído para o Extremo Sul catarinense ao longo dos últimos anos de pesquisa, têm-se como direcionamento mapear os diferentes estratos ambientais da área compreendida pelo projeto, a fim de registrar a diversidade dos sítios arqueológicos (pré-históricos e históricos) presentes”, explica.

A proposta é identificar e realizar o levantamento e mapeamento dos sítios arqueológicos localizados na região Litorânea dos municípios de Balneário Rincão, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. O resultado da pesquisa será disponibilizado para as fundações culturais e ambientais da região, com o objetivo de colaborar com os planejamentos municipais.

Em 2017, o edital chegou a sua quarta edição, e distribuirá R$ 5,6 milhões para até 176 projetos catarinenses nas modalidades: Culturas Populares; Arte e Cultura Negra e Indígena; Artes Visuais; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Museus; de Teatro e Circo; Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Bolsa de Trabalho, Intercâmbio e Residência.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2017 às 17:28
Compartilhar Comente

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta
John Isbell (esq.) está de passagem pelo Brasil (Foto: Troye Fox - Phys.org) Mais imagens

Já leu sobre o Gondwana*? Conhece a paleontologia e sua importância? Pois um paleontólogo da Universidade do Wisconsin, de Milwaukee/EUA, estará na Unesc nesta quarta-feira (2/9). O pesquisador doutor John Isbell fez diversas expedições pelo mundo para buscar entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. E todo este conhecimento vai estar disponível no Auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 19h30, aberto aos interessados.

O evento é alusivo ao Dia do Biólogo (3 de setembro) e contará com mais duas palestras, com o professor doutor Roberto Iannuzzi, do Laboratório de Paleobotânica da UFRGS, e com o paleontólogo da Unesc e doutorando em Paleontologia da UFRGS Guilherme Arsego Roesler.

*Gondwana: supercontinente que contava com América do Sul, África, Índia, Antartica e Austrália - existiu há cerca de 200 milhões de anos.

Temas das palestras
- “Paleontologia, Patrimônio e Salvamento” (Guilherme Arsego Roesler)
- “A Importância da Flora do Gondwana” (Roberto Iannuzzi)
- “Gondwana Glaciation during Late Palaeozoic” - "A Glaciação do Gondwana durante o Paleozóico Tardio" (John Isbell)

Confira entrevista que John Isbell deu ao site Phys.org sobre o código do gelo (em inglês)

John Isbell é especialista em Sedimentologia e Estratigrafia de Sequências, e trabalha com depósitos Glaciais, Glaciomarinhos, Fluviais, Deltáicos, Marinho Raso e com Influência Glacial. Atualmente trabalha com exposições rochosas da Antartica, Argentina, Australia, África do Sul, Brasil e Ilhas Falklands (Malvinas), Leste da Rússia (Sibéria), Oeste dos Estados Unidos, Montanhas Apalache e Winsconsin.

Seu principal objetivo é entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. Isto inclui:
- A Glaciação do Final do Paleozóico;
- O aquecimento durante a transição Permo-Triássico;
- A transição do Cretáceo para o Terciário e o subsequente evento de extinção em massa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 01 de setembro de 2015 às 17:48
Compartilhar Comente

Arqueólogo e professor da Unesc defende tese sobre arqueologia e a gestão integrada do território

O coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc Juliano Bitencourt Campos defende na próxima segunda-feira (30/3) a sua tese de doutorado. Juliano apresenta seu estudo, sobre “Arqueologia Entre Rios e a Gestão Integrada do Território no Extremo Sul de Santa Catarina – Brasil”, no Auditório de Geociências no Campus da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Portugal.

Sua tese foi desenvolvida dentro Doutorado em Quaternário, Materiais e Culturas. O arqueólogo da Unesc teve como orientadores os professores doutores Luiz Oosterbeek (IPT-Portugal) e Jairo José Zocche (Unesc). Em sua banca estarão os professores doutores André Luís Ramos Soares (UFSM), José Martinho Lourenço (UTAD), Paulo DeBlasis (USP) e Pierluigi Rosina (IPT), além de seus orientadores.

Pesquisa

A tese busca contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o panorama arqueológico do Extremo Sul de Santa Catarina. Com foco sobre o território, ela se baseia de que a mudança de paradigmas em relação ao uso e cobertura da terra no entorno imediato dos sítios arqueológicos, representa ameaça iminente à integridade do patrimônio arqueológico.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 26 de março de 2015 às 18:26
Compartilhar Comente (1)

Líder da tribo Xokleng visita Setor de Arqueologia

Líder da tribo Xokleng visita Setor de Arqueologia
Copacam conheceu o trabalho realizado pela Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O líder indígena Copacam Tschucambang, da tribo Xokleng de Santa Catarina, visitou na manhã de hoje (5/6) o Setor de Arqueologia da Unesc, localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), buscando informações para complementar a sua pesquisa acadêmica, em finalização na UFSC, com o tema “Os remanescentes indígenas Xokleng no Estado e sua cultura material associada”.

Os arqueólogos Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos aproveitaram para apresentar ao líder indígena os principais dados do projeto de pesquisa intitulado “Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Arqueologia e a Gestão Integrada do Território”.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 05 de junho de 2014 às 19:04
Compartilhar Comente