Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta
John Isbell (esq.) está de passagem pelo Brasil (Foto: Troye Fox - Phys.org) Mais imagens

Já leu sobre o Gondwana*? Conhece a paleontologia e sua importância? Pois um paleontólogo da Universidade do Wisconsin, de Milwaukee/EUA, estará na Unesc nesta quarta-feira (2/9). O pesquisador doutor John Isbell fez diversas expedições pelo mundo para buscar entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. E todo este conhecimento vai estar disponível no Auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 19h30, aberto aos interessados.

O evento é alusivo ao Dia do Biólogo (3 de setembro) e contará com mais duas palestras, com o professor doutor Roberto Iannuzzi, do Laboratório de Paleobotânica da UFRGS, e com o paleontólogo da Unesc e doutorando em Paleontologia da UFRGS Guilherme Arsego Roesler.

*Gondwana: supercontinente que contava com América do Sul, África, Índia, Antartica e Austrália - existiu há cerca de 200 milhões de anos.

Temas das palestras
- “Paleontologia, Patrimônio e Salvamento” (Guilherme Arsego Roesler)
- “A Importância da Flora do Gondwana” (Roberto Iannuzzi)
- “Gondwana Glaciation during Late Palaeozoic” - "A Glaciação do Gondwana durante o Paleozóico Tardio" (John Isbell)

Confira entrevista que John Isbell deu ao site Phys.org sobre o código do gelo (em inglês)

John Isbell é especialista em Sedimentologia e Estratigrafia de Sequências, e trabalha com depósitos Glaciais, Glaciomarinhos, Fluviais, Deltáicos, Marinho Raso e com Influência Glacial. Atualmente trabalha com exposições rochosas da Antartica, Argentina, Australia, África do Sul, Brasil e Ilhas Falklands (Malvinas), Leste da Rússia (Sibéria), Oeste dos Estados Unidos, Montanhas Apalache e Winsconsin.

Seu principal objetivo é entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. Isto inclui:
- A Glaciação do Final do Paleozóico;
- O aquecimento durante a transição Permo-Triássico;
- A transição do Cretáceo para o Terciário e o subsequente evento de extinção em massa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de setembro de 2015 às 17:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário